[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
RH Estratégico
Tendências de RH

RH 5.0: o que é, e como funciona essa tendência do setor?

RH 5.0: o que é, e como funciona essa tendência do setor?

Se o mundo muda, o mercado de trabalho também muda. Para acompanhar essas transformações sociais, o setor de recursos humanos também deve se adaptar, e assim surge um novo conceito e desafio: o RH 5.0.

Antes de tudo, é importante ter em mente que o conceito de RH 5.0 está relacionado às revoluções industriais. Ou seja, em um momento os funcionários eram considerados apenas recursos, e agora, o bem-estar dos colaboradores passa a estar em primeiro plano.

E é isso que vamos apresentar nesse artigo. Mas antes, vamos ver o que significa RH 5.0. Aproveite a leitura!

O que significa RH 5.0?

Basicamente, o conceito de RH 5.0 indica que agora o setor passa a ter como principal foco priorizar ambientes de trabalho agradáveis. 

Para isso, é importante valorizar o bem-estar do capital humano dentro das empresas, com o desenvolvimento de modelos de colaboração entre os funcionários.

Como você viu até aqui, o setor de recursos humanos passa por diversas mudanças para acompanhar os novos comportamentos sociais. E neste momento, as pessoas valorizam cada vez mais o bem-estar, a cooperação e a saúde física e mental.

saúde mental no trabalho

No modelo de RH 5.0 as lideranças são desenvolvidas para apostar nos bons exemplos e no trabalho em equipe, e não no autoritarismo e punição por erros. Assim, os colaboradores são encorajados e tendem a sentir-se mais satisfeitos.

Com isso, o RH 5.0 agrega uma nova atividade como pilar essencial: a gestão de pessoas, que junto com o recrutamento inteligente, a digitalização de atividades e análise de dados, tornam o departamento mais estratégico.

Como chegamos ao RH 5.0?

Para entender o processo até aqui é importante olhar para as outras revoluções no setor de recursos humanos. A mais importante até os dias de hoje foi a consolidação do RH 4.0 que colocou em foco a digitalização para otimizar processos.

Dessa forma, para que o RH possa promover contratações assertivas, cuidar da marca empregadora e principalmente na jornada do colaborador foi preciso que a área torna-se estratégica com apoio da tecnologia.

Assim, com processos otimizados, ágeis e assertivos, os profissionais de RH passam a ter tempo para dedicar-se ao clima organizacional e a gestão de pessoas. E assim surge o RH 5.0.

Vantagens de adotar o RH 5.0

Agora que você já sabe o que significa RH 5.0 vamos falar dos benefícios de ter o bem-estar dos colaboradores como um pilar organizacional.

Aumento da produtividade

Nesse ponto a lógica é simples: quando o RH 5.0 passa a investir na satisfação dos funcionários os mesmos tendem a engajar mais e ter entregas melhores. O que resulta em um aumento de produtividade.

É por isso que a empresa precisa estar atenta às necessidades dos colaboradores, seja através de suporte, equipamentos modernos, acordos de trabalho flexível ou qualquer outra questão.

Ao entender o que o funcionário precisa, é possível promover um ambiente mais saudável e motivador.

Comunicação transparente

Quando o funcionário está seguro e confortável com a cultura da empresa dificilmente ele será um detrator da marca.

Em uma gestão de RH 5.0, é estimulada uma comunicação honesta. Na qual o colaborador pode fazer sugestões de melhorias e reportar problemas sabendo que será os seus apontamentos serão acolhidos e não julgados.

Além disso, o RH 5.0 também passa a promover mais pesquisas de clima e feedbacks horizontais que facilitam essa análise dos pontos de atenção.

Melhor relacionamento com os clientes

Essa é uma das principais vantagens competitivas do RH 5.0. Como citado anteriormente, um colaborador feliz dificilmente será um detrator da marca, muito pelo contrário, ele irá promover a marca empregadora.

Isso significa também que além de uma boa reputação, a sua organização tende a ter uma relação melhor com os clientes.

Os funcionários passam a promover e defender a marca de forma mais assertiva, melhorando inclusive o atendimento e forma de abordar os stakeholders.

employer branding

Retenção de colaboradores

A retenção de talentos é uma outra vantagem existente quando falamos do RH 5.0. Afinal, essa inovação vai além da gestão de pessoas, sendo um reflexo de boas práticas de liderança, clima e desenvolvimento organizacional.

Funcionários reconhecidos, satisfeitos profissionalmente e financeiramente, não deixam sua empresa facilmente, pois eles se sentem valorizados, e essa é a chave do RH 5.0.

Normalmente, esses profissionais vão se dedicar e “vestir a camisa”. O que promove resultados cada vez melhores, sem a necessidade de olhar para as oportunidades no mercado de trabalho.

Principais características da gestão de RH 5.0

Como você viu até aqui, o RH 5.0 conta com o uso de recursos digitais para aprimorar os processos e tem como foco a satisfação dos colaboradores. Mas que tal aprofundar as características dessa gestão para você aplicar na sua empresa?

Experiência do colaborador

O RH 5.0 sabe que em uma empresa o capital humano é o principal ativo. E por isso a experiência do colaborador deve ser tão especial quanto a dos clientes.

Para isso, é importante pensar e mapear a jornada desde o processo seletivo, com a experiência do candidato até a entrevista de desligamento, para que o profissional não deixe a empresa com uma percepção ruim.

Lembre-se que todo o contato entre colaborador e empregador deve ser:

  • Amigável;
  • Transparente,
  • Empático;
  • Dinâmico.

Assim a qualidade dessa relação tende a ser mais positiva.

Clima organizacional

Dificilmente a sua empresa irá construir uma boa cultura organizacional e promover o bem-estar dos colaboradores se o clima no dia a dia de trabalho for ruim.

Assim, é fundamental avaliar o clima organizacional, ou seja, todos os fatos que compõem o nível de satisfação dos colaboradores, como:

  • Gestão e liderança;
  • Relação entre colegas e equipes;
  • Recursos para executar o trabalho;
  • Estrutura do ambiente de trabalho;
  • Oportunidades de crescimento;
  • E outros.

Uma das principais formas de medir o clima organizacional é aplicar uma pesquisa de clima, assim é possível ter informações assertivas de acordo com a percepção dos colaboradores.

Flexibilidade no trabalho

Com a pandemia de COVID-19 a flexibilidade tornou-se um dos principais aprendizados que o RH deve levar adiante quando falamos de gestão de pessoas. Por isso, faz parte das principais características do RH 5.0.

Isso porque o modelo de trabalho com horário flexível está diretamente ligado à qualidade de vida dos profissionais, uma vez que é possível conciliar assuntos e atividades pessoas com a jornada de trabalho.

Isso não quer dizer que a empresa não pode estabelecer regras e um horário fixo de trabalho, mas sim que consensos podem ser feitos sem prejudicar ambas as partes.

Oportunidades de desenvolvimento

Para impulsionar a motivação e satisfação entre os colaboradores é fundamental que o RH 5.0 tenha uma estratégia de desenvolvimento profissional. Seja por meio de palestras e cursos, mas também com um plano de carreira.

Um funcionário que sabe que a empresa investe no seu crescimento e deseja apoiar a sua jornada dentro da organização passa a ser mais engajado e proativo.

Digitalização dos processos

Até aqui falamos sobre as características voltadas para gestão de pessoas, mas para que o RH 5.0 tenha tempo para focar nessas atividades é importante que outros processos sejam otimizados e automatizados.

Uma das principais formas de agregar tecnologia ao RH é com o uso de um software de recrutamento e seleção, como o Pandapé ATS, que digitaliza todas as etapas do processo seletivo desde a divulgação da vaga até a admissão do profissional.