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Cultura organizacional: o que é, a sua importância e como aplicá-la?

Cultura organizacional: o que é, a sua importância e como aplicá-la?

Com tantas mudanças no mercado de trabalho ao longo dos anos, alguns fatores importantes podem acabar sendo deixados de lado, como a cultura organizacional. 

A cultura organizacional da empresa é formada por uma série de aspectos como:  valores, missões e objetivos que conduzem o dia a dia e os processos da organização. Esse conjunto de ideais é o reflexo do DNA da organização, sua identidade e o clima organizacional.

De tempos em tempos, a empresa deve repensar a cultura, visando identificar valores que podem ser mantidos e que estejam alinhados com as características atuais da organização, e aqueles que podem ser implementados.

A cultura organizacional tem ainda como princípio a valorização dos colaboradores e a finalidade de se adaptar à nova realidade que se apresenta a cada fase da instituição e da sociedade.

Mas você sabe de fato qual a importância da cultura organizacional e como aplicá-la? Neste artigo te explicaremos mais sobre o assunto!

fit cultural

Por que a cultura organizacional é importante?

A cultura organizacional está diretamente ligada ao Fit Cultural e moral da empresa, e são esses pontos que determinam os caminhos que a instituição espera seguir.

No Infojobs (o desenvolvedor do Pandapé), por exemplo, a cultura organizacional ressalta valores como ética, positivismo, integridade, transparência, engajamento, valorização e inovação. Todos eles influenciam diretamente no desenvolvimento do capital humano.

Por se tratar de um alinhamento moral, a cultura da empresa deve fazer parte das características naturais dos colaboradores, mas também deve ser estimulada por ações internas e processos. Afinal, a partir dessa identificação entre as partes é possível criar ambientes saudáveis.

Ao mesmo tempo que a cultura organizacional trata de ambientes saudáveis, ela também impacta em outras questões, como:

Atração e retenção de talentos

Uma cultura consistente ajuda a promover a marca empregadora e, consequentemente, atrair talentos e fazer com que eles permaneçam na organização e se desenvolvam.

Automotivação

Quando há uma cultura organizacional positiva o ambiente naturalmente se torna mais saudável e as equipes tendem a se automotivar, engajar e entregar resultados melhores.

Clientes satisfeitos

Colaboradores satisfeitos com a cultura organizacional refletem diretamente no atendimento e entregas aos clientes e, consequentemente, na satisfação dos mesmos e nos resultados da empresa.

Cultura organizacional x Clima organizacional: qual a diferença?

Enquanto a cultura organizacional se trata do propósito e valores da empresa, o clima organizacional é a maneira que os colaboradores enxergam a empresa.

De forma geral, os fatores que influenciam a percepção dos funcionários sobre a empresa são muitos e vão desde os benefícios, a remuneração, a estrutura física do local, os relacionamentos até a própria cultura.

Portanto, quando as ações promovidas pela empresa são pautadas na cultura organizacional, a tendência é que o clima seja o melhor possível. Afinal, dessa maneira o colaborador sabe o que esperar da instituição, reduzindo as chances de insatisfação.

Tipos de cultura organizacional

A cultura de uma empresa varia de acordo com as suas características e interesses próprios. Por isso, podemos dizer que não há uma definição de certo ou errado.

Entretanto, há 4 tipos principais de cultura organizacional criados pelo autor e filósofo Charles Handy os quais sua empresa pode se basear:

1. Cultura de poder

Empresas que possuem essa cultura são aquelas que concentram a liderança em pessoas capazes de estimular toda a empresa. Muitas vezes, essa figura pode ser o próprio dono, por exemplo.

Essa cultura também é voltada para resultados e, apesar de ser bastante comum, pode gerar conflitos internos, uma vez que todo o poder e as decisões estão centralizados em uma só pessoa.

2. Cultura de papéis

É focada nas funções que cada pessoa desenvolve dentro da empresa, de acordo com seus cargos, ou seja, é uma cultura baseada em hierarquias. Embora seja bastante aplicada, costuma ser inflexível quanto à realização de tarefas e tornar os profissionais mais acomodados.

3. Cultura de tarefas

A cultura de tarefas é focada em projetos e o poder fica nas mãos de quem tem capacidade de resolver problemas. Dessa forma, pode ser tanto de um colaborador, quanto de uma equipe.

Essa cultura está voltada para assumir responsabilidades, ter criatividade para resolver questões e ter liberdade e autonomia para propor ideias.

4. Cultura de pessoas

Nessa cultura os colaboradores estão no foco e são o mais importante ativo da empresa. Essa iniciativa gera consciência de que a empresa se preocupa, incentiva e valoriza os seus funcionários.

Nesse modelo, as opiniões e percepções dos colaboradores são sempre ouvidas, o que leva a um crescimento em conjunto.

Como transformar a cultura organizacional?

Visto que que você já conhece a importância e as diferenças entre os tipos de cultura da organização, é hora de analisar se a sua necessita de uma readequação. Se esse for o caso, as dicas a seguir podem ajudar no passo a passo:

  • Definição: avalie o modelo de cultura que a empresa está buscando implantar, incluindo tudo o que é preciso para iniciar a reestruturação. Para isso, conheça a cultura de empresas que inspiram em boas práticas e são reconhecidas pela marca empregadora;
  • Diagnóstico: análise e de observe potenciais problemas na cultura organizacional, como práticas antigas ou limitantes. Por meio de pesquisas, que podem contar com a opinião dos colaboradores, é possível conhecer os pontos fortes e fracos, a fim de estabelecer os objetivos dessa mudança;
  • Planejamento: faça um planejamento voltado para a realidade da empresa, com os objetivos, tarefas, atividades, prazos e resultados da implementação das mudanças. É necessário ainda construir os caminhos a serem seguidos a partir do planejamento operacional e do guia de implementação;
  • Execução: é a hora de praticar tudo que foi pensado para a nova cultura organizacional. Trata-se da execução de cada uma das atividades decorrentes do planejamento;
  • Gestão: essa etapa se trata do monitoramento necessário para a revisão da execução dos planos de cultura da organização. Com isso é possível acompanhar de perto o que está funcionando e quais são os ajustes necessários;
  • Monitoramento: já na fase de monitorar, a equipe deve contar com indicadores para realizar esse acompanhamento. Afinal, os dados são úteis para garantir medir valores, satisfação e crescimento dos colaboradores e da companhia;
  • Resultados: é preciso relacionar os indicadores com a satisfação dos colaboradores diante do ambiente de trabalho e avaliação da empresa. De acordo com os critérios estabelecidos, será possível medir a “qualificação geral” obtida com a mudança da cultura organizacional.
indicadores de rh

Cultura organizacional no recrutamento e seleção

Como falamos anteriormente, a cultura organizacional bem trabalhada pode ter impacto direto na reputação de marca empregadora. Além de ajudar em diversas outras frentes, nos processos seletivos ela também será positiva em muitos momentos:

Traçar o perfil ideal dos candidatos

Quando levada em consideração, a cultura organizacional também ajuda a identificar o perfil certo de acordo com as soft skills esperadas.

Melhorar as contratações

Ao encontrar os perfis alinhados ao Fit Cultural, ou seja, à cultura organizacional, naturalmente esses colaboradores passarão mais tempo na empresa, serão mais automotivados e vão entregar mais resultados.

Atrair mais talentos

Quando a empresa tem a cultura clara e bem alinhada com os colaboradores, isso se torna um potencializador de talentos. A marca empregadora passará a chamar a atenção de bons profissionais, o que aumenta o número de candidatos em sua empresa.

Torne a sua cultura clara

Até aqui você já viu que a cultura organizacional é fundamental para compreender o posicionamento da empresa diante do mercado, e também o que ela espera dos colaboradores.

A mudança da cultura organizacional tem sido imposta pelos novos formatos de trabalho e inovações, sendo essa uma revolução necessária para manter o potencial competitivo.

Para isso, devemos contar com a tecnologia como forma de acompanhar as alterações do presente e futuro. As maneiras de trabalhar mudaram, mas foi graças à tecnologia que a economia pôde seguir seu curso, ajudando as empresas a continuar operando, mesmo à distância.

Dessa forma, o Pandapé possibilita o encontro de profissionais mais alinhados à cultura da empresa, a partir do teste de Fit Cultural, teste de competências e outros. Saiba mais!

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