[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Recrutamento Inteligente: veja os benefícios para aplicá-lo em sua empresa

Recrutamento Inteligente: veja os benefícios para aplicá-lo em sua empresa

Sabemos que realizar um processo seletivo com qualidade, e em curto prazo, faz parte das necessidades das empresas. Sendo assim, contar como metodologias como o recrutamento inteligente e as tecnologias certas é fundamental.

Mas antes de entrar nos detalhes de como aplicar o recrutamento inteligente em uma empresa, vamos explicar neste artigo o que é recrutamento inteligente, sua importância e muito mais. Acompanhe!

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente, também chamado de Smart Recruiting, é um método que visa automatizar os processos de recrutamento e seleção tornar a área mais estratégia e assertiva na escolha de candidatos.

Nos últimos anos, o RH passou por transformações importantes em seus métodos de recrutamento e seleção. Com isso, o auxílio da tecnologia tomou maiores proporções, elevando os resultados da área, como por exemplo com a inserção do recrutamento inteligente.

Para entender o que é recrutamento inteligente, é preciso perceber que ele requer o uso de tecnologias para facilitar e automatizar o trabalho operacional do recrutador. Dessa forma, o profissional passa a ter uma visão mais abrangente do processo seletivo.

Um software de recrutamento e seleção, como o Pandapé, por exemplo, permite ter um painel de controle com as todas informações dos processos seletivo centralizadas.

Por meio de recursos desse tipo de plataforma, como o Inteligência Artificial no RH, é possível encontrar o profissional ideal para suprir a necessidade da empresa e reduzir custos. Outra vantagem é que o processo será mais assertivo, proporcionando uma experiência positiva aos candidatos.

Benefícios do recrutamento inteligente

Agora que você já sabe o que é recrutamento inteligente, vamos às vantagens de contar com um software de recrutamento e seleção para o Smart Recruiting.

O fato é que o investimento em recrutamento inteligente representa a alcance de resultados positivos a médio e longo prazo. Entre esses resultados estão:

  • Alcance de profissionais mais alinhados ao perfil da empresa;
  • Redução do turnover;
  • Minimização dos custos com processos seletivos;
  • Redução do SLA
  • Aumento de produtividade da equipe de RH.

Além desses benefícios, um software de recrutamento e seleção para o recrutamento inteligente possui funcionalidades importantes para o dia a dia da área. Veja a seguir:

Automatização com o recrutamento inteligente

Dentro de um processo seletivo existem varias etapas que possibilitam o uso do recrutamento inteligente. Por exemplo, na atração de candidatos, na qualificação ou na triagem.

Todavia, o importante é detectar em qual passo do processo de recrutamento existem mais etapas manuais e repetitivas que ocupam muito tempo dos recrutadores. Assim, o profissional de RH pode focar seus esforços nos candidatos e colaboradores.

E os resultados, consequentemente, são mais satisfatórios, pois a automação permite a dedicação de tempo para tarefas estratégicas que agregam valor ao departamento de gestão de talentos.

Ao utilizar um software de RH que integra todo o seu processo, é possível ter insights, ou seja, a compreensão rápida de como os processos seletivos estão sendo desempenhados.

Assertividade na contratação

Com a inteligência artificial no RH, ou o machine learning, é possível contar com a tecnologia para se adaptar aos comportamentos do recrutador. A partir disso, os currículos escolhidos pela inteligência artificial serão aqueles com maior nível de adequação.

Com isso, os recrutadores têm a oportunidade de serem mais seletivo e contratar os perfis mais adequados ao Fit Cultural da empresa. Além disso, com mais assertividade, a tendência é reduzir o turnover e manter os profissionais engajados e produtivos na organização.

Triagem de currículos no recrutamento inteligente

Com a triagem de currículos, de forma simples e rápida os dados dos profissionais são filtrados de acordo com as características da vaga, permitindo que o recrutador faça uma analise avançada sobre o nível de adequação do candidato.

O recrutamento inteligente permite criar uma regra de adequação de acordo com a necessidade de cada oportunidade.

Por exemplo: os currículos com mais de 50% aderência continuam no processo, aqueles com menos são descartados automaticamente.

Aplicação de testes e vídeo entrevista

Testes e entrevistas fazem parte do dia a dia dos recrutadores e candidatos, mas para manter o processo andando de forma automática é necessário digitalizar estas etapas.

Com o uso de um software de recrutamento e seleção é possível enviar testes automaticamente para os candidatos, e programar o seu avanço, ou não, de acordo com os resultados.

Além disso, com a tecnologia no RH é possível otimizar a etapa de conhecer mais sobre o candidato por meio da vídeo entrevista.

No ATS, os candidatos podem enviar vídeos respondendo perguntas e questões sobre sua experiência e habilidades. Assim, o recrutador poderá avaliar as respostas de acordo com os critérios de seleção da empresa.

Comunicação

O recrutamento inteligente permite automatizar diversos pontos do processo seletivo, porém a comunicação entre empresa e candidato deve ser sempre feita de forma transparente.

Mesmo com o fluxo automatizado, a comunicação precisa ser efetiva, seja para o candidato quanto para os clientes internos que estão envolvidos no processo.

Usando o recrutamento inteligente a empresa pode compartilhar análises, avaliações, impressões e sugestões com os clientes internos, com o objetivo de registrar todos os pontos importantes do candidato.

Desta forma, a comunicação ficará centralizada em um único ambiente, permitindo que qualquer pessoa envolvida no processo possa acessá-la.

Com o candidato não é diferente, através da plataforma é possível enviar e-mails personalizados, mensagens via SMS ou até mesmo pelo WhatsApp.

Assim os candidatos podem receber de maneira direcionada e personalizada, todas as informações referente ao processo seletivo que estão participando.

Contratação rápida com o recrutamento inteligente

Certamente você consegue imaginar um processo seletivo com meses de duração, não é mesmo?

Sim, ainda acontece, mas as empresas de destaque sabem da importância de um recrutamento ágil. Não só pelo tempo, mas também pelos custos envolvidos em um processo seletivo.

Investir em recrutamento inteligente aumenta as chances de contratar de forma mais rápida e efetiva, usando a inteligência artificial no RH ao seu favor.

Você deve estar se perguntando, como acelerar o processo seletivo sem perder a qualidade na contratação? Com o Pandapé, é possível compartilhar sua vaga em mais de 16 canais com apenas 1 clique com o Multiposting. Além disso, Pandapé é o único ATS com integração ao banco de currículos do InfoJobs.

Com isso, a empresa alcançará não só um número maior de candidatos, como também mais assertividade em suas contratações.

Segurança de dados

O mundo digital gera uma preocupação enorme sobre segurança de dados principalmente por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2021.

Dentro do recrutamento inteligente ao automatizar os processos, os dados ficam salvos e registrados dentro da plataforma online, reduzindo o risco de perda de informações importantes.

Seguindo a LGPD, é necessário solicitar apenas os dados essenciais para identificar no candidato habilidades, características, personalidade e comportamentos referentes à vaga.

Melhor experiência para candidatos

Quando falamos de recrutamento inteligente, precisamos levar em consideração a experiência do candidato.

Isso porque, alguns recursos que esse tipo de recrutamento possibilita ajudam a otimizar a comunicação com os candidatos, mais agilidade no processo seletivo e o tão importante feedback para todos.

Seguramente os candidatos que terão uma experiência positiva são aqueles que participaram de um processo tranquilos, com uma comunicação clara e objetiva e receberam todos os feedbacks necessários e foram orientados de forma natural e rápida sobre o andamento do processo.

Afinal, vale a pena fazer o recrutamento inteligente?

Todos os fatores citados acima são indispensáveis no recrutamento inteligente, favorecendo a automatização do processo seletivo das empresas.

Para os recrutadores, além de economizar tempo na triagem e seleção de candidatos o recrutamento inteligente permite que as decisões sejam mais estratégicas valorizando o resultado positivo da empresa.

Unindo todas as funções do recrutamento inteligente, sua empresa estará caminhando para o fortalecimento da marca empregadora, além de contribuir significativamente para o clima organizacional.

Conheça mais sobre o recrutamento inteligente do Pandapé ATS, software de recrutamento e seleção do Infojobs, e veja como automatizar seus processos seletivos, com o objetivo de garantir mais candidatos qualificados para sua empresa.