[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Experiência do candidato: as melhores práticas para recrutamento online

Experiência do candidato: as melhores práticas para recrutamento online

Conheça as ações mais estratégicas do mercado e saiba como promover uma boa experiência do candidato no recrutamento 100% digital

Com as mudanças no mercado de trabalho e transformações digitais, muitas empresas passaram a adotar o modelo de trabalho híbrido, levando a digitalização dos processos seletivos. Logo, investir no recrutamento online é uma prática que vem sendo explorada candidatos e recrutadores. Porém, além de aplicar testes e entrevistar é importante pensar na experiência do candidato nesse cenário.

O recrutamento online auxilia a rotina de diversas companhias ao agilizar processos, centralizar informações e ganhar tempo. Além de ser uma ótima estratégia para facilitar os processos para os candidatos, que não precisam se locomover à empresa desde as primeiras etapas do recrutamento.

Atrair os melhores talentos para compor o quadro de colaboradores e impulsionar os resultados é um dos objetivos da equipe de recursos humanos. Enquanto isso, os perfis qualificados buscam por empresas que agreguem valor profissional e ofereçam boas condições de trabalho.

Por isso, contratar os melhores profissionais requer planejamento estratégico. Levando em consideração a experiência do candidato, divulgação da marca, valores, posicionamento, fit cultural e o clima organizacional.

Então, se a experiência do candidato é tão importante, como fazer o profissional se encantar pela empresa através da tela do computador?

Nesse artigo vamos apresentar a resposta. Afinal, a experiência do candidato muitas vezes é crucial para o profissional aceitar a proposta de emprego, além de dizer muito sobre a marca empregadora.

O que é experiência do candidato?

Antes de falarmos sobe o recrutamento digital é preciso recordar o que define a experiência do candidato. Como citamos, o processo seletivo é o primeiro contato efetivo dos candidatos organização, por isso é importante tornar essa experiência agradável e apresentar a cultura e o clima organizacional da empresa.

Assim como a experiência do cliente é valorizada nos conceitos de marketing, o candidato é colocado como “cliente” dos recrutadores, sendo necessário atrair e encantá-los. E a partir disso, criar estratégias de engajamento para cada etapa do processo, a fim de realizar uma contratação alinhada aos valores e objetivos da empresa.

Planeje a melhor experiência do candidato no recrutamento digital

Digitalizar os processos não é apenas uma tendência, mas uma forma efetiva de economizar tempo e recursos para contratações assertivas. Entretanto, é importante não se esquecer da experiência do candidato.

Algumas soluções que podem tornar o processo seletivo online mais amigável e dinâmico, tanto para candidatos quanto para recrutadores:

Aprimore a experiência do candidato com recursos de vídeo

Essa é uma prática eficiente e moderna para apresentar a empresa de forma dinâmica e se aproximar do candidato. Aqui, não estamos falando apenas da vídeo-entrevista, que é uma etapa essencial para conhecer os profissionais de forma remota.

Mas sobretudo, de outras práticas para encantar e impulsionar a experiência do candidato. Como exemplo, produzir vídeos institucionais e dos colaboradores apresentando a empresa ou instruindo os candidatos em cada etapa do processo.

Comunicação próxima e personalizada

Essa é também uma forma de demonstrar a cultura da empresa. Assim, a comunicação deve apresentar o perfil da corporação e conversar diretamente com o candidato que deseja atrair.

Certamente, algumas empresas podem investir no uso de gifs e memes para se comunicar durante o processo de estágio, por exemplo, a fim de deixar a comunicação mais divertida. Por consequência, ao receber mensagens personalizadas o candidato se sente mais acolhido e cuidado pela empresa.

Investir em gamificação e interatividade

Esse recurso é um diferencial do recrutamento online, pois só é possível se realizado por meio de plataformas digitais. Logo, o setor de recursos humanos pode investir em games estratégicos para conhecer o perfil comportamental ou psicológico dos candidatos.

Além disso, dinâmicas em grupo podem ser aplicadas por meio dos desafios inteligentes, em plataformas digitais para que todos os candidatos possam interagir, de forma imersiva com a gamificação.  

Empatia como chave para a experiência do candidato

Entrevistas por vídeo pode apresentar algumas dificuldades para os candidatos. Por exemplo, a falta de um local adequado, experiência com as ferramentas e até mesmo a ausência de equipamentos. Por isso, é preciso dar dicas e instruções sobre as melhores formas de realizar uma vídeo-entrevista e compreender que pode haver interrupções ou imprevistos.

Personalize e monitore as páginas de empresa

Esse é um ponto importante para a reputação da marca empregadora. Mas, um dos benefícios do mundo digital é a facilidade de obter informações, e os candidatos irão buscar conhecer mais sobre a sua empresa em todos o canais, como redes sociais, Página Trabalhe Conosco e nas páginas públicas de avaliação, como o Advisor, solução de Employer Branding do Infojobs, que conta com avaliações e comentários de funcionários e ex-funcionários sobre a sua empresa.

Ao monitorar esses canais, interagir com os comentários, divulgar ações internas e os valores da empresa, o setor de recursos humanos irá evidenciar a cultura e o clima organizacional da empresa. Por consequência, essas informações são levadas em consideração pelos candidatos que estão participando de processo seletivo.

Dicas para melhorar a experiência do candidato:

Defina o perfil de candidato que deseja atrair

Antes de divulgar uma vaga é preciso entender exatamente qual o perfil adequado para cada oportunidade, uma conversa com o gestor irá garantir o alinhamento dessas características. Com isso, a equipe de recrutadores pode estruturar corretamente cada etapa do processo, ajustar a comunicação com o candidato e divulgar a vaga nos canais certos.

Para o recrutamento 100% online, saber qual é o perfil de candidato para cadaa vaga irá facilitar a captação, e norteará os filtros e triagens a fim de encontrar o talento de forma mais assertiva.  

Escreva um bom job description

Ao divulgar uma nova oportunidade é importante incluir informações relevantes sobre o cargo, como as principais funções, e os requisitos para se candidatar. Além disso, a área de recursos humanos deve desenvolver uma comunicação atraente, conversando com o perfil escolhido para divulgar o job description.

Essa etapa também será crucial para a triagem dos candidatos. Pois, apresentar a vaga de forma clara diminui as chances de profissionais que não são adequados se candidatarem.

Facilite a candidatura

Esse é um ponto de destaque. Muitas vezes os profissionais interessados em uma determinada vaga podem desistir de participar de um processo seletivo que apresente etapas de difícil compreensão.

Por isso, defina quais são as informações necessárias para a candidatura e demais fases do processo. E lembre-se: páginas extensas e cansativas reduzem o interesse dos profissionais.  

Apresente e divulgue a cultura da sua empresa

É nessa etapa que o setor de recursos vai encantar o candidato efetivamente. Por isso, conte a história da empresa, os propósitos e valores, apresente a estrutura e tudo que faz diferença para um processo seletivo transparente. Ou seja, realize uma imersão do candidato com a companhia para engaja o futuro colaborador, e causar uma boa impressão até nos candidatos que não forem aprovados.

Tenha em mente que um processo seletivo totalmente online não é possível conhecer as instalações e colaboradores da empresa presencialmente. Mas, o recrutador pode utilizar os recursos de vídeos para mostrar o escritório, e coletar depoimentos dos próprios funcionários sobre suas atividades e experiência.

Além disso, os gestores da vaga podem falar sobre as suas funções e como a equipe se divide em cada tarefa. Dependendo da estrutura da sua empresa, até mesmo os diretores, líderes e CEOs podem participar do vídeo. Ações desse tipo aproximam ainda mais os candidatos da sua marca!

A importância dos feedbacks para a experiência do candidato

Oferecer feedback no processo seletivo é essencial para que o candidato tenha conhecimento do status do processo. Bem como, ciência dos seus pontos positivos e negativos, de acordo com cada etapa realizada. Mesmo os profissionais que não atenderam às expectativas devem receber o feedback, pois demonstra o compromisso da empresa com esses candidatos.

Contudo, além de fornecer feedbacks é preciso observar o prazo de retorno, principalmente no processo 100% online que as etapas acontecem de forma rápida e dinâmica. O atraso do feedback pode criar um sentimento de distanciamento ainda maior entre candidato e a empresa.

Feedback no processo seletivo

Proporcione um clima adequado

Deixar o candidato confortável durante o processo seletivo facilita para que ele exponha suas capacidades e personalidade. Dessa forma, o recrutador tem a chance de conhecê-lo melhor e alinhar o fit cultural para ser mais assertivo na contratação.

Construir um clima agradável impacta diretamente na boa experiência ao candidato, por isso é necessário orientar também os gestores para não intimidar e pressionar os profissionais.

Conhecer previamente o candidato, ler o currículo, evitar distrações ao longo da entrevista e principalmente estabelecer uma conexão empática irá promover um bom clima, até mesmo em vídeo entrevistas.

Facilite a admissão digital

Após encontrar o candidato certo, as instruções para a contratação devem ser claras e de fácil execução. Inicialmente, envie um comunicado formal de admissão com os documentos e ações que o candidato deve tomar para ingressar na empresa. Usar ferramentas que centralizam essas informações, como o Pandapé, facilita a organização e rotina dos recrutadores com a admissão digital.

Com o recrutamento online, o setor de recursos humanos pode solicitar o envio dos documentos digitalmente, assegurando a proteção dessas informações, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Invista em tecnologia para recrutamento

Para realizar um processo seletivo online, com qualidade e proporcionar a melhor experiência do candidato é importante investir em ferramentas adequadas. E assim, facilitar a rotina dos recrutadores, personalizando a comunicação e viabilizando a administração todo o processo de recrutamento e seleção em uma única plataforma.

Com o Pandapé, software de RH do InfoJobs, é possível centralizar as informações do processo seletivo, automatizar as etapas operacionais e controlar todos os KPIs do departamento. De forma geral, ATS auxilia os profissionais de recursos humanos a encontrar os melhores candidatos, reduzindo tempo e custo.

Para proporcionar uma boa experiência do candidato é necessário que o setor de recursos humanos, tenha em mente que esse é um aspecto importante para que o profissional se senta atraído e acolhido pela empresa.

Pandapé ATS - experiência do candidato