Fit Cultural – 20 perguntas para avaliar o candidato

Contratar a partir do Fit Cultural influencia diretamente na produtividade e no clima organizacional da empresa. Saiba quais são as melhores perguntas na hora de entrevistar talentos.

Fit Cultural

Contratar um profissional significa muito mais do que encontrar alguém que cumpra as necessidades da vaga, quer dizer também, incluir uma nova identidade para a equipe. E, neste contexto, admitir um profissional com valores e objetivos divergentes com os da sua empresa, pode causar diversos prejuízos.

Por isso, cada vez mais, as empresas e o time de recrutamento e seleção entendem e elevam a importância de contratar a partir do Fit Cultural. Afinal, levar em consideração as crenças e cultura tornam a relação entre empregado e colaborador mais saudável, desenvolvedora e produtiva.

Mas, você sabe exatamente o que é Fit Cultural e quais são as perguntas ideais para avaliar os candidatos a partir deste conceito? Se quer descobrir, este é o conteúdo certo e iremos ajudar!

FIT CULTURAL: O QUE É?

Cada empresa possui valores, objetivos e políticas diferentes e são estas diretrizes que permeiam o dia a dia, os critérios e a forma como as organizações tomam decisões e desenvolvem o seu negócio. Pensando na importância de um bom clima organizacional e de um dia a dia produtivo, a contratação a partir do Fit Cultural serve para nivelar expectativas e também entender quais candidatos se enquadram melhor, não só as vagas, mas também ao conjunto de valores que constroem a organização.

O Fit Cultural passou a ser um critério importante tanto para os recrutadores, como para os talentos, uma vez que desejam estar em uma empresa na qual se sintam bem.

Em termos simples, levar em consideração o Fit Cultural significa entender o quanto o candidato se parece com a sua empresa e está preparado para os desafios e responsabilidades. Se quiser saber mais sobre Fit Cultural, clique aqui.

CONFIRA AS 20 PERGUNTAS PARA AVALIAR O CANDIDATO

É importante que cada organização conheça suas demandas e oportunidades, e a partir disto, direcione e estruture o processo de recrutamento e seleção de acordo suas necessidades.

Também vale lembrar que as perguntas que auxiliam na avaliação do nível de conhecimento e fatores específicos das vagas será sempre necessárias. Por exemplo, fechar uma oportunidade na área de T.I exige que o recrutador questione sobre alguns conhecimentos técnicos, experiências acadêmicas e faça testes específicos.

Mas o nosso objetivo é focar em perguntas que ajudam o seu RH a identificar e mapear qual o perfil, conhecimentos, habilidades e atitudes compõe o profissional e entender qual o mais preparado e qualificado.  

PERFIL PROFISSIONAL: Nas perguntas de 1 a 8, você, profissional de recursos humanos, poderá identificar fatores que envolvem o tipo de perfil comportamental e entender se realmente está de acordo com a rotina da empresa.

1. Você se considera mais produtivo em ambientes mais calmos ou agitados?

2. O que pretende agregar para a sua área no período de um ano?

3. Quando você nota que está com o prazo apertado. Prefere entregar na data certa, tendo em mente que não fez o melhor, ou atrasar a entrega e melhorar a qualidade?

4. Como você administra suas prioridades, quando está realizando diferentes projetos com tempo limitado? Como baseia a tomada de decisão?

5. Como você age quando alguém precisa de ajuda, mas você está envolvido com as suas responsabilidades e tem projetos para entregar?

6. Por qual motivo não gostou da atitude de algum colega no trabalho e como lidou com a situação?

7. Se ligássemos neste momento para uma de suas referências. O que acha que diriam sobre você?

8. Por que a nossa empresa deveria contratar você?

OPCIONAL: Explique sobre uma situação em que discordou do seu chefe. Por que e como você lidou com isso?

PERFORMANCE: As questões 9 a 15, são focadas na performance dos profissionais de acordo com as experiências anteriores. Ou seja, quais as contribuições impactaram significativamente a empresa, quais projetos importantes desenvolveram e quais foram os resultados.

9. Comente sobre um momento em que você ultrapassou as expectativas e como você o fez.

10. Fale sobre uma vez que errou, como lidou com a situação e qual foi o aprendizado?

11. Detalhe sobre um projeto que desenvolveu ou participou, e quais foram os resultados obtidos?

12. Como você lida com uma situação importante, mas inesperada ou um desafio de última hora?

13. Me conte quatro ações que você executou nos últimos dois anos para se desenvolver no trabalho e que melhorou os resultados do seu departamento.

14. Qual foi a maior conquista da sua carreira? Me explique o porquê.

15. Fale abertamente e detalhadamente sobre uma oportunidade que lhe deram e você conseguiu superar as metas. Conte como desenvolveu a estratégia, quais foram os pontos mais importantes, como você agiu.

OPCIONAL: Faltam apenas três dias para encerrar o prazo de entrega de um projeto e ainda falta muitas coisas para concluir, como você se organizaria para conseguir entregar um bom trabalho dentro do prazo?

COMPETÊNCIAS: Por fim, as perguntas 16 até 20, visam compreender quais as competências compõem o perfil do candidato.

16. Como o trabalho que você realiza ajuda a empresa a cumprir sua missão e atingir os resultados?

17. Qual maneira você acredita ser a melhor para se comunicar com as pessoas da sua empresa?

18. Se eu lhe pedisse para me ensinar alguma coisa neste momento, o que me ensinaria?

19. Quando é que você se sente bem-sucedido no trabalho?

20. Você considera seu trabalho importante? Por quais motivos?

OPCIONAL: Cite quatro atividades que desenvolve que são fundamentais para atingir os objetivos e metas?

CONCLUSÃO

É muito importante reter o máximo de informações durante o processo de seleção, e questionar sobre situações reais, aproxima o recrutador da essência do candidato. Se basear em perguntas sobre conquistas, erros e acertos, ambiente de trabalho e decisões que tomou, fazem com que o candidato relate, de maneira sincera, quais ações optou a partir de um planejamento e não fale, apenas, para convencer o recrutador.

Estas perguntas permitem analisar qual o nível de inteligência emocional, técnica e comportamental, além identificar características que surgirão em situações cotidianas, estilo de liderança e visão estratégica. Detalhamos também 6 dicas do que perguntar e como entrevistar um candidato a emprego, confira.

Agora que você já sabe quais são as 20 melhores perguntas na hora de avaliar o Fit Cultural de um profissional, use o ATS ideal para digitalizar e agilizar todas as fases do seu processo de seleção. Com o Software de Recrutamento e Seleção, PandaPé os recrutadores conseguem aplicar também avaliações comportamentais e de valores pessoais que  por meio de rankings, demonstram a aderência ao Fit Cultural da sua empresa, ou seja, classificam quais são os currículos mais preparados e mais alinhados a expectativa da empresa e as necessidades da vaga. O PandaPé tem uma parceria de avaliação integrada com a inteligência da JobCoach, veja mais detalhes sobre essa parceria, acesse.

Além disso, você consegue potencializar o seu recrutamento e elevar a experiência do candidato. Por meio da integração do PandaPé com o WhatsApp, você contata os profissionais com muito mais agilidade, assertividade e economia de tempo! Em poucos cliques, esclarece dúvidas, agenda entrevistas e avaliações e solicita documentos de maneira digital e cômoda.

Transforme e potencialize o seu processo de R&S agora mesmo! Conheça outros benefícios do ATS e contrate melhor e em menos tempo, solicite uma demonstração. Baixe também o nosso eBook e saiba quais são os segredos do Fit Cultural.

Segredos Fit Cultural