Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Fit Cultural: o que é e 20 perguntas para fazer ao candidato

Fit Cultural: o que é e 20 perguntas para fazer ao candidato

Saiba quais são as melhores perguntas na hora de entrevistar talentos e veja como contratar a partir do Fit Cultural

Contratar um profissional significa muito mais do que encontrar alguém que cumpra as necessidades da vaga, quer dizer também, incluir uma nova identidade para a equipe. Nesse contexto, admitir um profissional com o mesmo fit cultural da empresa é imprescindível.

Por isso, cada vez mais, as empresas e o time de recrutamento e seleção entendem e elevam a importância de contratar a partir desse alinhamento. Afinal, levar em consideração as crenças e cultura tornam a relação entre empregado e colaborador mais saudável e produtiva.

Mas você sabe exatamente o que é Fit Cultural e quais são as perguntas ideais para avaliar os candidatos a partir desse conceito? Se quer descobrir ou obter dicas novas, este é o conteúdo ideal!

O que é Fit Cultural?

Segundo especialistas, o Fit Cultural é a capacidade de uma pessoa de se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa. Ou seja, ao iniciar um processo seletivo, um dos pontos importantes para avaliação do candidato é a adequação do seu Fit Cultural com a empresa.

Pensando na importância de um bom clima organizacional e da produtividade, a contratação feita a partir do fit cultural serve para nivelar expectativas e também entender quais candidatos se enquadram melhor, não só às vagas, mas também ao conjunto de valores que constroem a organização.

O Fit Cultural passou a ser um critério importante tanto para os recrutadores, como para os candidatos, uma vez que desejam estar em uma empresa na qual se sintam bem.

Em resumo, levar em consideração o fit cultural significa entender o quanto o candidato se parece com a sua empresa e está preparado para os desafios e responsabilidades.

fit cultural

Confira as 20 perguntas para avaliar o Fit Cultural do candidato

Sem dúvidas, é importante que cada organização conheça suas demandas e oportunidades para que, a partir disso, direcione e estruture o processo de recrutamento e seleção de acordo com suas necessidades.

Vale lembrar também que as perguntas que auxiliam na avaliação do nível de conhecimentos e fatores específicos das vagas serão sempre necessárias. Por exemplo, fechar uma oportunidade na área de T.I exige que o recrutador faça perguntas sobre conhecimentos técnicos e experiências acadêmicas, além de aplicar testes específicos.

Entretanto, neste conteúdo, o nosso objetivo é focar em perguntas que ajudam o seu RH a identificar e mapear qual o perfil, conhecimentos, habilidades e atitudes que compõe o profissional, além de entender qual o candidato mais preparado e qualificado de acordo com o Fit Cultural.  

Confira as melhores perguntas para avaliar o candidato:

Perfil profissional

Nas perguntas de 1 a 8, você, profissional de recursos humanos, poderá identificar fatores que envolvem o tipo de perfil comportamental e entender se realmente está de acordo com a rotina da empresa.

1. Você se considera mais produtivo em ambientes mais calmos ou agitados?

2. O que pretende agregar para a sua área no período de um ano?

3. Quando você nota que está com o prazo apertado, prefere entregar na data certa, tendo em mente que não fez o melhor, ou atrasar a entrega e melhorar a qualidade?

4. Como você administra suas prioridades, quando está realizando diferentes projetos com tempo limitado? Como baseia a tomada de decisão?

5. Como você age quando alguém precisa de ajuda, mas você está envolvido com as suas responsabilidades e tem projetos para entregar?

6. Por qual motivo não gostou da atitude de algum colega no trabalho e como lidou com a situação?

7. Se ligássemos neste momento para uma de suas referências, o que acha que diriam sobre você?

8. Por que a nossa empresa deveria contratar você?

OPCIONAL: Explique sobre uma situação em que discordou do seu chefe. Por que e como você lidou com isso?

Performance

As questões 9 a 15, são focadas na performance dos profissionais de acordo com as experiências anteriores. Ou seja, quais as contribuições impactaram significativamente a empresa, quais projetos importantes desenvolveram e quais foram os resultados.

9. Comente sobre um momento em que você ultrapassou as expectativas e como você o fez.

10. Fale sobre uma vez que errou, como lidou com a situação e qual foi o aprendizado?

11. Detalhe sobre um projeto que desenvolveu ou participou, e quais foram os resultados obtidos?

12. Como você lida com uma situação inesperada ou um desafio de última hora?

13. Me conte quatro ações que você executou nos últimos dois anos para se desenvolver no trabalho e que melhorou os resultados do seu departamento.

14. Qual foi a maior conquista da sua carreira? Me explique o porquê.

15. Fale abertamente e detalhadamente sobre uma oportunidade que lhe deram e você conseguiu superar as metas. Conte como desenvolveu a estratégia, quais foram os pontos mais importantes, como você agiu.

OPCIONAL: Faltam apenas três dias para encerrar o prazo de entrega de um projeto e ainda falta muitas coisas para concluir, como você se organizaria para conseguir entregar um bom trabalho dentro do prazo?

Competências

Por fim, as perguntas 16 até 20, visam compreender quais as competências compõem o perfil do candidato.

16. Como o trabalho que você realiza ajuda a empresa a cumprir sua missão e atingir os resultados?

17. Qual maneira você acredita ser a melhor para se comunicar com as pessoas da sua empresa?

18. Se eu lhe pedisse para me ensinar alguma coisa neste momento, o que me ensinaria?

19. Quando é que você se sente bem-sucedido no trabalho?

20. Você considera seu trabalho importante? Por quais motivos?

OPCIONAL: Cite quatro atividades que desenvolve que são fundamentais para atingir os objetivos e metas?

Conclusão

É muito importante reter o máximo de informações durante o processo de seleção e questionar sobre situações reais, dessa forma, o recrutador consegue entender melhor a essência do candidato. Afinal, o objetivo é identificar o Fit Cultural do candidato.

Portanto, faça perguntas sobre conquistas, erros e acertos, ambiente de trabalho e decisões que tomou. A partir disso, você faz com que o candidato relate, de maneira sincera, quais ações optou a partir de uma linha de raciocínio e que não fale apenas para convencer o recrutador.

Desse modo, perguntas como estas, permitem analisar qual o nível de inteligência emocional, técnica e comportamental do candidato e identificar o Fit Cultural com a sua empresa, além de evidenciar características que surgirão em situações cotidianas, estilo de liderança e visão estratégica.

Leia também: 6 dicas do que perguntar e como entrevistar um candidato a emprego

Recrutamento com Fit Cultural utilizando um ATS

Agora que você já sabe quais são as 20 melhores perguntas para se fazer quando for avaliar o fit cultural de um profissional, a nossa dica extra é que você use um ATS para digitalizar e agilizar todas as fases do seu processo de seleção.

Com um ATS, os recrutadores conseguem aplicar avaliações comportamentais e de valores pessoais, que por meio de rankings, demonstram a aderência ao Fit Cultural da sua empresa, ou seja, classificam quais são os currículos mais preparados e mais alinhados a expectativa da empresa e as necessidades da vaga.

O Pandapé ATS tem uma parceria de avaliação integrada com a inteligência da JobCoach, permitindo avaliações focas no fit cultural dos candidatos.

Além disso, você consegue potencializar o seu recrutamento e elevar a experiência do candidato, por meio da integração do PandaPé com o WhatsApp.

Com isso, sua empresa pode contatar os profissionais com muito mais agilidade, assertividade e economia de tempo! Com este recurso, você esclarece dúvidas, agenda entrevistas e avaliações e solicita documentos de maneira digital e cômoda.

Sendo assim, transforme e potencialize o seu processo de R&S agora mesmo. Conheça outros benefícios do ATS e contrate melhor e em menos tempo, solicite uma demonstração.

Acelere os processos de Recrutamento & Seleção