5 dicas para contratar os melhores talentos mais rápido

Uma empresa que contrata a longo prazo coloca em risco o engajamento e a rentabilidade do negócio. A solução para contratar talentos mais rápido é apostar em tecnologia e no planejamento do RH.

5 dicas para contratar os melhores talentos mais rápido

O desligamento, voluntário ou não, de funcionários acarreta em diversos malefícios para as empresas, pois reflete em fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento da organização.

É por isso que o processo de Recrutamento e Seleção é considerado um dos mais importantes para o departamento de RH e para a empresa como um todo, pois está totalmente vinculado com a ascensão da companhia.

No entanto, para não desgastar os profissionais de RH, os colaboradores e os candidatos, é preciso contratar de forma ágil. É neste cenário que os processos burocráticos abrem espaço para as estratégias de contratar melhor e de forma mais dinâmica.

Neste contexto, a tecnologia ganha força e auxilia na automatização de etapas e na contratação eficiente de funcionários.

Se quer saber como contratar de forma assertiva e econômica, este é o artigo certo!   

Confira as dicas de como contratar os melhores talentos mais rápido:

1 – Estruture o processo de Recrutamento e Seleção – planejar o processo de R&S gera diversos benefícios, como economia de dinheiro e tempo. Organizar as etapas do recrutamento e seleção permite que os profissionais analisem as candidaturas e se preparem melhor para concluir a contratação. No decorrer do processo bem estruturado é possível trabalhar de forma eficiente a experiência do candidato e ofertar feedbacks que ajudem no desenvolvimento e no desempenho das próximas etapas.

2 – Entenda a vaga e divulgue nos canais certos – saber o que está buscando auxilia no ganho de tempo dos profissionais de Recursos Humanos, e no direcionamento de como e onde localizar os melhores candidatos. Por isso, ter conhecimento sobre os detalhes da oportunidade em aberto faz a diferença. Ter as informações claras facilita na elaboração de um job description objetivo e na divulgação em plataformas corretas para atingir o perfil procurado.

3 – Trace o perfil ideal entenda quais competências técnicas e comportamentais são necessárias e estão compatíveis com a cultura e valores da empresa. Utilize estratégias de Inbound Recruiting  e Employer Branding  para atrair talentos com o perfil ideal para sua empresa.

4 – Fit Cultural Considerar a identificação do candidato com a empresa e alinhar expectativas sobre trabalho e valores é importante para estabelecer uma relação saudável e que visa o desenvolvimento da organização e do profissional.

5 – Abuse das ferramentas tecnológicas A todo momento, surgem novas ferramentas que permite processos operacionais sejam realizados de forma mais ágil, segura e estratégica. O PandaPé, software inteligente de recrutamento e seleção, digitaliza, humaniza e centraliza seus processos de R&S.

Use a tecnologia como aliada!

A tecnologia se apresenta como uma facilitadora para as empresas, em diversos segmentos. Devido à crescente exigência de agilidade do mercado, soluções digitais são constantemente lançadas para aprimorar processos.

Para solucionar os desafios de busca e retenção de colaboradores, a tecnologia está cada vez mais presentes na gestão estratégica das organizações. Com isso, a transformação digital ganha força e apoia o setor de Recursos Humanos, desde localizar o melhor candidato até formalizar a contratação.

Incluir processos mais rápidos e digitais no RH, permite que equipe mantenha o foco em atividades estratégicas do departamento. A rotina agitada, exige planejamento na gestão de pessoas, fluxos otimizados e centralização de informações para tomada de decisão. E no quesito Recrutamento e Seleção rápido e digital, o PandaPé é a solução ideal para economizar com o processo de R&S.

Com o PandaPé, os profissionais de RH substituem o uso de excel (e papel!) por um processo totalmente adaptável e automático, para contratar de maneira qualificada, ágil e humanizada.

De acordo com a mudança comportamental dos candidatos e perante a concorrência, é preciso estar presente onde os seus candidatos ideais estão. O Software de Recrutamento e Seleção PandaPé tem a possibilidade de publicar, de forma simultânea, com apenas um clique, em diversos jobsites e redes sociais.

Com o ATS é possível automatizar todas as fases do processo de R&S desde a 1ª etapa, e manter a comunicação clara com os candidatos em todas as fases. O que torna a experiência do candidato melhor e fortalece a marca empregadora.

Além disso, a ferramenta permite especificar o nível de compatibilidade que aprova o candidato para próxima etapa, incluir testes vocacionais, de conhecimentos e idiomas, e agendar entrevistas online e presencial.

A Transformação Digital atrelada a processos de R&S podem gerar positivos resultados e tornar o RH mais estratégico, ao automatizar procedimento burocráticos.                 Agora que você sabe quais são as principais dicas para contratar os melhores talentos mais rápido, solicite uma demonstração do PandaPé e agilize o R&S da sua empresa!