Consultoria de RH: o que é e por que contratar esse serviço especializado

Tempo de leitura: 6 Minutos

Saiba como uma consultoria de RH é capaz de acelerar os resultados de contratação da sua empresa com uma visão ampla e estratégica

consultoria de RH

Como toda empresa especializada em seu setor, uma consultoria de RH pode ser excelente alternativa para que as organizações centralizem os processos seletivos e garantam mais agilidade e qualidade nas contratações.

Tudo o que você precisa saber sobre recrutamento e seleção

O serviço de consultoria de RH é comum em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Desde aquelas que possuem uma alta de demanda de contratações e precisam de auxilio nos processos. Até as organizações que contratam em momentos específicos e por isso não possuem equipe e ferramentas de RH certas para recrutar.

Por se tratar de um serviço especializado, o profissional de recursos humanos que trabalha em uma empresa de consultoria de RH está sempre por dentro das principais mitologias da área, envolvendo todas as rotinas de um recrutador. E assim, consegue agilizar os processo e encontrar o profissional ideal.

candidato ideal - consultoria de RH

É importante destacar que a consultoria de RH não se limita apenas a contratações, uma vez que o trabalho pode ser voltado para a gestão de pessoas, desenvolvimento dos colaboradores, cuidado com a reputação da marca e muitos outros aspectos.

Dessa forma, muitas organizações recorrem à consultoria quando precisam impulsionar as contratações e melhorar o desempenho dos times. Agora, vamos explicar como funciona esse serviço. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é uma consultoria de RH?

Uma consultoria de RH é uma empresa que oferece serviço especializado e personalizado com foco em atividades do setor de recursos humanos, como o recrutamento ou gestão de pessoas.

Nesse ponto, a consultoria de RH analisa o clima organizacional dos clientes, o quadro de funcionários e os valores para realizar um diagnóstico da organização e avaliar quais processos precisam de ajustes. A fim de melhorar os resultados da organização como um todo.

Ou seja, a consultoria é feita por profissionais e com uma visão externa da marca empregadora, mas aprofundada para não gerar uma perspectiva superficial.

Tudo isso com o objetivo de criar estratégias para impulsionar a cultura da empresa e a conquista de bons resultados.

Como funciona a consultoria de RH?

Como vimos no início do artigo, a consultoria pode atuar em diversas áreas do setor, mas de forma geral o serviço funciona em quatro etapas:

Mapeamento

O primeiro passo ao se contratar uma empresa de consultoria de RH é identificar junto a equipe quais são as necessidades da empresa. Ou seja, é entender o motivo que levou ao serviço e aonde a empresa deseja chegar ao fim.

Nesta etapa, a consultoria de RH deve fazer um lavamento sobre os processos da área de recursos humanos e gestão de pessoas, identificando pontos de atenção e melhorias.

Com isso, os responsáveis pela consultoria de RH devem fazer entrevistas e pesquisas para analisar as práticas, ações e indicadores da empresa.

Indicadores de RH

Diagnóstico

Com a análise feita, a consultoria de RH começa a trabalhar em um diagnóstico do cenário atual. Ou seja, um estudo com percepções sobre as estratégias de recursos humanos e sua atuação diante das outras áreas da organização.

Esse diagnóstico serve como base para a implementação de novas ações e também para que a direção da empresa possa detectar os pontos fortes e fracos da área e como eles impactam o negócio.

Estratégias

O plano de ação ou de estratégias é o ponto crucial do serviço de uma consultoria de RH. Afinal, são essas informações que vão nortear o trabalho e resultar em melhorias para a empresa.

Basicamente, o consultor irá estudar o diagnóstico e apresentar processos, ações e propostas para que a empresa possa enfrentar os desafios identificados.

É importante destacar que no plano de ação deve ser voltado não apenas para o crescimento da organização, mas para também para o bem-estar dos funcionários, bem como o acompanhamento de indicadores.

Controle

Como mencionamos anteriormente, o plano de ação deve deixar claro quais indicadores vão definir o sucesso da consultoria, por isso, o monitoramento e manutenção das ações são fundamentais.

Algumas consultorias de RH estabelecem acompanhamentos periódicos para analisar se as ações estão sendo executadas de maneira correta e rendendo bons resultados.

Por que contratar uma consultoria de RH?

Dois cenários são comuns para se contratar uma consultoria de RH, alta demanda de contratações e processos da área ou problemas com o clima organizacional envolvendo gestores e colaboradores.

Porém, a consultoria para RH pode ser útil em momentos que a empresa passa por situações complicadas que a equipe interna do RH não consegue absorver. Alguns exemplos são:

Alguns exemplos de desafios são:

  • Alta demanda de contratações específicas;
  • Problemas com a retenção de talentos;
  • Necessidade de desenvolver equipes;
  • Turnover alto;
  • Produtividade em queda;
  • Ausência de motivação dos colaboradores;
  • Crescimento do negócio;
  • Reformulação de equipes.

Os benefícios de uma consultoria de RH

Confira os principais benéficos de contratar uma consultoria:

  • Correção de falhas: com uma visão externa e um amplo repertório de práticas do setor, a consultoria de RH é capaz de identificar com agilidade os problemas da empresa, e com isso, propor soluções afetivas.
  • Recrutamento de talentos: as práticas adotadas por uma consultoria especializada são ideias para atrair e recrutar os melhores profissionais no mercado, considerando sempre o Fit Cultural da empresa.
  • Clima organizacional melhor: olhando para o capital humano e para a marca empregadora a consultoria de RH desenvolve ações para aproximar os colaboradores e criar o sentimento de pertencimento.
  • Inovação: a consultoria de RH atua sempre com foco no setor e por isso tem o serviço mais atualizado de acordo com as inovações e tendências de mercado.
  • Redução de custos: embora a consultoria seja um serviço extra, ou seja um investimento. Porém, o retorno das ações são positivos, como a redução de turnover e melhoria na produtividade.

O que levar em consideração ao escolher uma consultoria de RH?

Saber se comunicar com os prospects, criar relacionamento com os clientes e destacar as vantagens de contratar uma empresa de consultoria RH são alguns pontos importantes para observar. Agora, vamos apresentar algumas formas simples e práticas para que sua empresa pode observar:

Divulgação dos serviços

Um dos primeiros passos para iniciar uma comunicação eficiente é a divulgação dos serviços da empresa de consultoria de RH. Assim, veja as descrições sobre a consultoria, como atua, quais são os valores e os motivos pelos quais as organizações devem procurar esse serviço.

Confira como a consultoria explora os canais de divulgação e investe na promoção da sua marca a fim de aumentar e os interessados na empresa.

Prazos

Atender os prazos e a expectativa dos clientes é uma das principais responsabilidades de uma consultoria de RH. Por isso, ao receber uma proposta esteja atento a esse quesito. Assim, certifique-se de que a empresa atende os prazos combinados.

Reputação no mercado

Além de analisar os prazos, observe avaliações que comprovam que a consultoria de RH é reconhecida no mercado e se destaca entre as concorrentes. Certamente a satisfação de outros clientes será fundamental para validar o serviço.

Uso de tecnologias para RH

Estar por dentro das tecnologia de RH é outros fator importante para analisar em uma consultoria. O uso de softwares de recrutamento e seleção é uma opção excelente para entregar ainda mais resultados para as empresas.

Para isso, o PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, é capaz de contribuir com o R&S. Com economia de tempo, automatização dos processos e melhoria a comunicação com os candidatos.

A plataforma digitaliza, humaniza, centraliza e agiliza os processos seletivos da sua empresa. Para conhecer mais e solicitar uma demonstração do sistema, clique aqui.

Conheça o PandaPé