[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
RH Estratégico

Ferramentas de RH: conheça as principais para transformar o setor

Ferramentas de RH: conheça as principais para transformar o setor

Veja como as ferramentas de RH podem tornar a área mais estratégica, e conheça as principais tendências para começar a aplicar

A chegada de novas tecnologias no mercado, fez com que as empresas encontrassem nas ferramentas digitais uma aliada para os seus processos diários no trabalho. E, o RH não poderia ficar de fora. 

As ferramentas de RH suprem a necessidade do trabalho manual e aumentam a produtividade do setor, com otimização de tempo de trabalho devido a melhor organização que os softwares podem oferecer.

Atualmente, vivemos em uma era totalmente tecnológica, na qual as ferramentas de RH estão cada vez mais em acessão. Com recursos como: ATS para recrutamento, HCM para gestão de pessoas, softwares para admissão digital, aplicativo para registro de ponto, folha de pagamento online e etc., que ajudaram o setor de Recursos Humanos a realizarem seu trabalho com maior agilidade e controle das informações. 

Ferramentas de RH: para que servem? 

Como descrito anteriormente, as ferramentas de RH, fazem com que o trabalho desse setor seja mais ágil e inteligente possibilitando que tenha mais eficiência, sem perder a qualidade ou credibilidade das gestões. 

Principais benefícios dessas ferramentas de RH para o setor: 

  • Otimização do tempo nos processos de RH;
  • Melhor organização para gestão de RH;
  • Informações mais precisas e rápidas dos colaboradores da empresa;
  • Economia de recursos para empresa; 

Na hora de realizar os processos de recrutamento, contratação e elaboração de pagamento, essas ferramentas se mostram úteis. Com bons sistemas e softwares voltados para gestão de RH digital, essas tarefas tornam-se menos complicadas e mais precisas – de acordo com a demanda da empresa -, organizadas e completas. 

Transformação digital com ferramentas de RH: o que mudou?

As mudanças que aconteceram no RH digital se mostraram positivas. A digitalização do setor trouxe serviços que atendem as demandas e necessidades do mercado com uma qualidade melhorada, maior precisão, distribuição de trabalho e menores custos para as empresas.

Um grande exemplo de uma área na qual essas ferramentas podem atuar, é na hora de escolher um candidato. Devido às ferramentas de RH serem voltadas para as necessidades do setor, existe uma escolha mais assertiva de candidatos qualificados e que supram as necessidades do Recursos Humanos.

Ferramentas de RH tornam o setor mais estratégico 

Além de melhorar o trabalho e deixar o RH estratégico, as ferramentas de RH possibilitam a automação de processos burocráticos, manuais e repetitivos, como a folha de pagamento, por exemplo. Assim, o profissional de Recursos Humanos que antes fazia uma tarefa demorada, será direcionado para áreas que necessitem de maior atenção.

Principais ferramentas de RH que estão em alta 

Abaixo, uma lista das principais ferramentas de RH: 

  • Recrutamento Online;
  • Sistema de treinamento e capacitação;
  • Sistema de gestão e controle de ponto
  • Ferramentas de gestão de RH.

Sistemas de recrutamento online 

O sistema de recrutamento online é uma das ferramentas de RH que vem, nos últimos anos, se mostrando útil por deixar o processo de recrutamento mais rápido e otimizado, tanto para o candidato quanto para o recrutador.

Além disso, a modernização do recrutamento traz benefícios notórios para a empresa, como : 

  • Avaliação mais aprofundada de seus candidatos – provas de capacidade online, análise das redes sociais e perguntas específicas podem ser feitas nessa modalidade;
  • Maior facilidade no gerenciamento do processo de recrutamento – quanto processos seletivos estão acontecendo, vagas por etapa e outros detalhes ficam visível para o RH;
  • Divulgação nas principais redes sociais, fazendo com que a vaga apareça onde o candidato está.;

Um exemplo de sistema de recrutamento online é o ATS Pandapé, que é integrado com Infojobs e, através da configuração de movimentos automáticos nas etapas de processo seletivo, oferece um recrutamento colaborativo e inteligente. 

Além de ter uma comunicação eficaz durante todo o processo, o Pandapé também fornece uma multipublicação, ou seja, você publicará em diferentes fontes de recrutamento e redes sociais com apenas um clique. Desse modo, sua rede de alcance é ampliada.

Sistemas de treinamento e onboarding

Os sistemas de treinamento e onboarding, são ferramentas de RH introdutórias e de imersão dos funcionários na empresa e na área que irão atuar na companhia. Para que ocorra com total sucesso é necessário que se tenha um programa bem estruturado. 

O processo de onboarding é importante para empresa, pois, faz com que os novos colaboradores, se sintam mais confiantes no novo ambiente de trabalho e se adequem mais rapidamente à cultura da empresa. 

Sistemas de controle e registro de ponto 

Um grande aliado para o RH, na hora de elaborar as folhas de pagamento e fechamento das folhas de ponto, são os sistemas de controle e registro de ponto online.

 Como dito anteriormente, o processo de fechamento de folha de ponto é burocrático, principalmente se for manual. Por ser uma ação repetitiva, faz com que o profissional de RH disponha de muito mais tempo  para resolver uma atividade que pode ser solucionada automaticamente, utilizando um software de controle de ponto.  

Um exemplo de sistema de gestão de ponto é a PontoTel, um software que permite ao RH fazer a gestão completa em apenas alguns cliques. Nele, é possível registar o ponto dos colaboradores – tanto presencial quanto remoto -, organizar escalas e jornadas, emitir relatórios completos, fechar a folha de pagamento e muito mais.

Além de contar com a possibilidade de checagem da jornada por aplicativo Android ou Web em tempo real, o sistema da PontoTel fornece diversos recursos para gestores, como: notificações via e-mail ou push sobre atrasos e horas extras e outros apontamentos sobre a jornada de trabalho dos colaboradores.

Além disso, o sistema da PontoTel é adequado e auditado nas Portarias 373/11 da Secretaria do Trabalho e 1510/09 do Ministério do Trabalho.

Ferramentas para gestão e organização do RH

O setor de recursos humanos tem de ser o mais transparente possível, já que trata de dados importantes tanto para empresas como para funcionários. Uma das várias razões para um bom funcionamento de RH, é prezar pela organização para que dados sensíveis e importantes não sejam perdidos. 

As ferramentas que auxiliam na gestão e organização da empresa, são importantes para manter a transparência e confiança entre RH, gestores e colaboradores, servindo até mesmo para manutenção dos sentimentos e metas dos colaboradores. 

Conclusão

Contar com sistemas ferramentas na área de RH, é sinônimo de modernização e otimização de tempo e trabalho para uma empresa, a qual se adequa às novas formas de recrutamento, organização e relações internas. 

A digitalização do RH melhora a produtividade não somente do próprio setor, mas também da empresa. Afinal, o RH é responsável pelo bem-estar dos colaboradores e manter harmonia interna. 

Outro fator atraente na inovação é de que, com a modernização do setor, há uma entrega mais rápida e mais qualificada do RH, que consegue fazer o trabalho de acordo com as demandas da empresa. 

*Conteúdo produzido em parceria com o time da PontoTel!