Vídeo entrevista: dicas para recrutar a distância com eficiência

Tempo de leitura: 6 Minutos

Veja como os recrutadores devem se preparar para realizar uma boa vídeo entrevista e atrair o candidato certo para a sua empresa

Video entrevista com o melhor software para recrutamento e seleção do mercado

A entrevista é o momento fundamental para que candidato e recrutadores se conheçam melhor, é nesse momento que os profissionais expõem suas competências, e as empresas mostram seus diferenciais. Mas como deixar claro que a sua empresa é um bom lugar para se trabalhar, sem levar o candidato presencialmente no escritório.

Aqui, vamos mostrar a você as diretrizes para uma entrevista bem-sucedida, mesmo à distância.

O que é vídeo entrevista?

Estamos acostumados com o contato presencial, conhecer o candidato de perto, trocar experiências e fazer a leitura corporal. Com as de novas tecnologias, o RH vem se deparando com processos que são fundamentais para agilidade do recrutamento e seleção.

A vídeo entrevista entra no momento após a triagem dos currículos compatíveis com a vaga em aberto. Para otimizar o processo seletivo o recrutador solicita uma gravação em vídeo aos candidatos, sempre se apresentando e respondendo algumas perguntas pré-selecionadas.

Uma nova modalidade de entrevista

Muitos de nós tivemos que enfrentar uma entrevista de emprego, na qual temos a possibilidade de ir na empresa e conhecer o clima e colaboradores pessoalmente, seja pela área de recrutamento ou pelo líder da equipe que você pretende ingressar.

Com a situação atual do Covid-19, essa etapa do processo seletivo acontece em uma entrevista online. Uma nova realidade à qual certamente teremos que nos adaptar, candidatos e principalmente recrutadores. Portanto, é melhor conhecer os principais fatores para dar uma boa impressão e manter a reputação da marca empregadora.

Devemos manter o isolamento social e a vídeo entrevista é uma excelente maneira de manter um processo de seleção com grandes vantagens para o RH: pois evita o contato e o risco de contágio; e, ao mesmo tempo, é possível economizar recursos e tempo.

Tipos de vídeo entrevista

Existem dois tipos de vídeo entrevista, e cabe a sua empresa analisar e aplicar a mais adequada conforme o tipo de recrutamento e nível da vaga. Como parte importante do seu processo seletivo a vídeo entrevista se torna decisiva na contratação de novos talentos bem como no fortalecimento da marca empregadora.

Os tipos de vídeo entrevista são:

Entrevista gravada

Método que permite que o candidato dedique-se um tempo para gravação, seguindo um roteiro pré-determinado. A avaliação da vídeo entrevista gravada permite que o recrutador avalie o candidato de forma rápida e em qualquer horário.

O PandaPé, ATS desenvolvido pelo InfoJobs, permite que candidatos e recrutadores utilizem da vídeo entrevista para otimizar a contratação.

Vídeoconferência

Neste modelo a entrevista é feita online de forma ao vivo, permitindo a conversa em tempo real entre candidatos e recrutadores. A avaliação deste formato de vídeo entrevista é feita no mesmo momento, o que permite uma resposta rápida ao candidato e andamento do processo seletivo.

Como fazer uma boa vídeo entrevista

A entrevista é o momento de apresentar a empresa e conhecer o candidato. No formato online não é diferente, foque nos aspectos positivos e nas coisas que é possível realizar com a vídeo entrevista:

Prepare o ambiente

É preciso causar a melhor impressão, quando o recrutador está no escritório ou em locais mais dinâmicos dentro da empresa já são ideais, mas em casa, é preciso montar um cenário sóbrio, para não distrair o candidato, e se possível adicione elementos que remetam ao negócio e a cultura corporativa. Não se esqueça que o lugar deve ser bem iluminado e com a menor quantidade de ruídos possíveis.

Uma possibilidade para apresentar o escritório remotamente é realizar uma graação dos ambientes e equipes.

Teste os equipamentos

A entrevista é um momento muito importante para os recrutadores, mas principalmente para os candidatos. Para não prejudicar a entrevista, é importante certificar que nada irá atrapalhar a conversa. Por isso, antes de iniciar, teste os equipamentos e a conexão com a internet. Pequenas interrupções podem desconcentrar e deixar o candidato mais nervoso, além de atrapalhar o fluxo da entrevista e causar uma má experiência ao candidato. Isso pode provocar uma experiência negativa para a entrevista e prejudicar a reputação da marca, e não é isso que queremos.

Confira como promover uma boa experiência ao candidato com o recrutamento online

Prepare-se para a vídeo entrevista

Preparar-se para uma entrevista virtual implica em algumas etapas, a primeira está relacionada a apresentação pessoal, nesse aspecto os recrutadores precisam manter a imagem profissional adequada e aderente ao perfil da empresa, mesmo de casa. O segundo ponto está relacionado aos processos em si, assim como na entrevista presencial é preciso conhecer previamente o candidato e o perfil que a empresa busca, dessa forma será mais simples o direcionamento da entrevista.

Linguagem verbal e corporal

Esses são aspectos importantes na hora de avaliar um candidato, mas que também são levados em consideração ao conduzir uma vídeo entrevista. Por isso, fique atento a postura corporal e possíveis expressões faciais. E não se esqueça de pronunciar bem as palavras, em bom tom, com o recrutamento online pode ocorrer dificuldades ao transmitir uma mensagem, por isso é preciso atentar-se. Além disso, olhe nos olhos, ou seja. diretamente para a câmera. Isso dará ao candidato uma sensação maior de proximidade e atenção a suas falas.

Dicas para avaliar o candidato durante a vídeo entrevista

Apresente a empresa

Como falamos anteriormente, o principal desafio da entrevista online é apresentar a empresa, e principalmente o espaço físico, para os candidatos. Uma das ideias mais legais são os vídeos do ambiente, e até mesmo pedir para que alguns colaboradores contem sobre suas funções. Os recrutadores podem também fazer uma breve apresentação dinâmica para mostrar as estruturas do negócio, diferenciais competitivos e até mesmo as atividades que se espera do novo colaborador. Tudo isso é positivo para a visibilidade da marca e auxilia na atração dos talentos.

Feedback

Esse é um ponto fundamental que não diz a respeito da vídeo entrevista em si, mas é faz parte do processo seletivo online. Não se esqueça de fornecer suas considerações ao candidato sobre o desempenho no processo, seja o feedback positivo ou negativo. Isso auxilia no desenvolvimento profissional e mostra a preocupação da marca.

Concluindo essa são recomendações básicas para a vídeo entrevista ao vivo ou gravada, caso tenha a necessidade, você pode enviar outros vídeos para o candidato, deixando a comunicação mais pessoal, ao solicitar a respostas de algumas perguntas ou testes. Uma das principais vantagens desse formato é a possibilidade de receber a gravação e conseguir acessar a qualquer momento.

Em momentos de crise, é interessante se preocupar com a saúde física e mental do candidato, e condições para participar do processo. Perguntar como ele está e como está passando por esse momento, e principalmente se possui os recursos necessários para uma vídeo entrevista, mostram uma sensibilidade e preocupação por parte da empresa.

Com o PandaPé é possível realizar vídeo entrevista de forma segura e automatizada, além de gerenciar todo o processo seletivo online, com testes automáticos e comunicação integrada com todos os responsáveis pela vaga, o que facilita a contratação assertiva e alinhada ao fit cultural em tempos de pandemia.

A situação que as empresas enfrentam hoje chegou para impulsionar mudanças antigas, a pandemia é temporária, mas a digitalização dos processos não. Em um mundo pós-pandemia o recrutamento online continuará sendo a realidade mais eficiente para contratar os melhores profissionais. Portanto, esteja confiante, aproxime-se da tecnologia e aproveite o tempo para desenvolver as habilidades necessárias para recrutar a distância e promover boas experiências aos candidatos.

PandaPé o ATS de recrutamento e seleção do InfoJobs