[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recursos Humanos

Como serão as relações de trabalho no pós pandemia? Entenda

Como serão as relações de trabalho no pós pandemia? Entenda

Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, fala sobre as mudanças que poderão acontecer com a passagem da pandemia

Apesar de uma possível terceira onda anunciada, muitas pessoas e empresas já estão se preparando para o pós pandemia.

O período atípico de isolamento social fez com que essas companhias repensassem diversos processos e adotassem novas práticas e, agora, os olhares se voltam para o futuro e qual é o melhor caminho a seguir: voltar como era antes ou manter as novas formas de trabalho?

As novas tecnologias e atuais comportamentos sociais colaboram para que novos modelos de trabalho sejam aceitos com mais facilidade. A tendência é que a forma como trabalhávamos antes da pandemia nunca mais volte a ser a mesma. Hoje, o cenário é bem mais favorável ao home office e a tecnologias que transformam a gestão de uma empresa e de pessoas, por exemplo. 

Um outro processo, amplamente instaurado em 2020, são as reuniões e entrevistas de emprego online. Para os funcionários e possíveis contratados, isso ajuda na flexibilidade de horários e tempo de deslocamento, e para a empresa, isso reduz custos e diminui a exposição dos trabalhadores a riscos.

O método também é válido para reuniões com clientes, os quais muitas vezes são de outras cidades, estados, e até mesmo países. Ao contrário do que imaginávamos, a normalização desses encontros virtuais colaboraram para o fortalecimento das relações e dos laços. 

Além disso, alguns fatores que já ganhavam força antes da pandemia, agora passam a ter mais destaque, como o suporte emocional, que muitas vezes já foi fortemente dissociado das relações trabalhistas.

Antes da pandemia, algumas empresas já desenvolviam essa cultura, mas com o isolamento social, essa virou uma tendência quase que essencial. Com psicólogos e terapeutas online, por exemplo, é possível minimizar o estresse e ansiedade dos funcionários, e até aumentar seu conforto e produtividade. 

Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Ainda falando sobre os funcionários, a experiência que a empresa provê para eles, chamada de Employee Experience, também entra em alta, em especial em uma realidade na qual falta mão de obra qualificada para diversas áreas e as companhias precisam reter talentos. Talentos esses, que passam a ser cada vez mais diversos com processos seletivos mais assertivos e menos enviesados. 

Mais importante que o diploma, o conteúdo e a experiência em um determinado segmento passa a ter mais peso. Para os próximos anos, a tendência é que as empresas valorizem características como inteligência emocional, trabalho em equipe e comunicação assertiva, na hora da contratação.  

Entre tudo isso, eu aposto que o combustível para todas as mudanças é a transformação digital com humanização.

Com a ajuda de softwares de recrutamento e seleção, como o Pandapé, é possível adaptar os processos e absorver todas as transformações recentes sempre com o “ser humano” no centro. E também, aumentar a produtividade, por facilitar a rotina e diminuir os custos com um trabalho mais eficaz.

Uma coisa é certa, os processos da sua empresa e a transformação digital vão se manter com os aprendizados para o pós-crise! Esse é o momento de avaliar as mudanças que devem permanecer no seu planejamento. E principalmente, as relações estabelecidas com as pessoas, sendo elas colaboradores, candidatos, clientes ou fornecedores.

Sobre a porta-voz:

*Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs. Responsável pela operação do InfoJobs no Brasil: áreas comerciais, desenvolvimento de negócios, CS, comunicação, RH e atendimento, mais de 19 anos de experiência no mercado de internet e no setor de RH.