Tipos de recrutamento: saiba qual a melhor maneira de contratar

Tempo de leitura: 6 Minutos

Conheça os tipos de recrutamento e encontre o melhor para a sua empresa, afinal, esse é um dos processos mais importantes do RH.

tipos de recrutamento

O departamento de recursos humanos possui papel determinante nas empresas, pois estão à frente dos processos de R&S. Com essa atividade, é preciso conhecer os tipos de recrutamento. Uma vez que, essa é uma etapa que impacta diretamente nos resultados, produtividade e engajamento dos colaboradores.

Antes de tudo, é importante pensar que independente dos tipos de recrutamento, todos possuem o objetivo de alavancar os resultados por meio da contratação. Sempre atrelada ao Fit Cultural e compatíveis às necessidades e valores da  companhia.

Para tornar o processo seletivo mais assertivo, é de suma importância conhecer todos os tipos de recrutamento. Pois, ao adequá-lo de acordo com as prioridades, segmento, porte e oportunidades em aberto da organização, permite estruturar o processo de maneira econômica, otimizada e focada na experiência do candidato, de acordo com cada um dos tipos de recrutamento.

Ou seja, entender as principais diferenças dos tipos de recrutamento, e quais são as vantagens de cada um, proporciona que o time de RH se torne mais estratégico para contratar melhor e em menos tempo.

Neste artigo, explicaremos quais são os tipos de recrutamento e por que adotá-los em sua empresa. Confira! 

Principais tipos de recrutamento

Recrutamento Interno

Dos tipos de recrutamento, o interno é aquele que busca preencher as vagas com profissionais que já são colaboradores da empresa. Por isso, promove promoções ou movimentação dos profissionais entre áreas.

Entre os tipos de recrutamento, o RH pode colocar em prática o recrutamento interno de diferentes formas. No entanto, a mais comum é a divulgação da oportunidade no canal de comunicação interna, para que os funcionários se inscrevam de forma espontânea.

Depois disso, o recrutador pode seguir com o processo seletivo de forma habitual, conduzindo as etapas até definir internamente o profissional ideal. Geralmente, o reenquadramento está alinhado com o plano de carreira, sendo positivo para a marca empregadora.

Em todos os tipos de recrutamento, inclusive no interno, é fundamental que o RH faça avaliações para saber qual profissional está melhor preparado para ocupar a vaga em aberto. Para o recrutamento interno, é possível analisar o atingimento de metas e a performance do funcionário e, de acordo com os bons índices, o profissional é convidado a assumir uma nova função na empresa.

Além disso, outra possibilidade quando falando dos tipos de recrutamento interno é o desenvolvimento com indicações e avaliações dos gestores. Saiba como implementar um programa de indicação

Vantagens do recrutamento interno

O recrutamento interno auxilia no engajamento, valorização e retenção dos funcionários.

Dos tipos de recrutamento, esse é o que coloca em evidência o olhar para dentro da empresa e a vontade de desenvolver os próprios colaboradores. Consequentemente, as pessoas sentem-se motivadas com a oportunidade de manter a curva de aprendizado em constante crescimento e com os novos desafios.

O efeito positivo ultrapassa o profissional promovido e atinge os demais. Pois, gera o sentimento de reconhecimento e reforça as chances de crescimento e desenvolvimento na companhia.

Entender os tipos de recrutamento, se adequar ao interno é um meio efetivo de economizar tempo e dinheiro. Mas, principalmente, reter o colaborador que está alinhado aos valores e objetivos da empresa, sendo uma vantagem competitiva. Afinal, o seu comportamento, conhecimentos e habilidades já são conhecidos pela equipe.

Recrutamento Externo

De acordo com os objetivos dos tipos de recrutamento, esse ocorre quando a organização deseja preencher as vagas captando candidatos no mercado de trabalho.

A empresa pode optar por esta alternativa quando não localiza profissionais capacitados para a função dentro da própria organização. Ou quando busca perfis para ingressar no primeiro emprego, normalmente, jovens aprendizes e estagiários.

O método para o recrutamento externo é conhecido, e conquiste resumidamente nas seguintes etapas:

  • Divulgação da vaga
  • Triagem de currículos
  • Entrevistas
  • Escolha do profissional

Vantagens do recrutamento externo

A contratação de profissionais que estão no mercado:

  • Enriquece a empresa culturalmente
  • Oferece dinamismo
  • Melhora o engajamento e motivação
  • Traz novas ideias e tendências
  • Garante maior vantagem competitiva

A tecnologia é uma excelente aliada neste tipo de processo, pois, ao usar um software de recrutamento e seleção as etapas do processo são automatizadas e rápidas. O que possibilita localizar o melhor talento e tornar a experiência dos candidatos mais positiva, com menos custo e maior assertividade.

Recrutamento Misto

Com o nome sugere, nos tipos de recrutamento, o recrutamento misto, é a junção do recrutamento interno e externo. Logo, nesse formato, o recrutador busca dentro e fora da sua empresa profissionais qualificados e engajados para preencher a vaga.

Nesse caso, alguns cuidados precisam ser tomados, pois, a chance de alguém do mercado conquistar a vaga que disputou com um colaborador interno é grande. Então, o RH precisa estar preparado para lidar com a situação ao aplicar o feedback e não desestimular o funcionário.

Vantagens do recrutamento misto

No recrutamento misto, as possibilidades de encontrar o profissional ideal são maiores, pois a avaliação consiste em traçar perfis diversos. Sejam já conhecidos ou não. Além disso, é a melhor forma de tornar o processo de R&S igualitário e conseguir contratar ou promover rapidamente devido a quantidade de candidatos competentes e alinhados a empresa.

Por fim, dos tipos de recrutamento, o misto também enfatizam para os colaboradores as oportunidades, agregando no desenvolvimento profissional.

Tipos de recrutamento: Online

Esse, pode ser a junção do recrutamento externo ou interno, onde o recrutador pode optar por fazer somente uma das opções. Mas, o grande diferencial neste caso é que todas as fases do R&S ocorrem dentro de uma ferramenta digital. Com um software que automatiza as etapas do recrutamento, por isso a tecnologia é fundamental.

Este formato possibilita:

  • Testes de conhecimentos e habilidades técnicas online
  • Entrevistas por vídeo
  • Avaliação dos candidatos e triagem de currículos com filtros específicos

Além disso, a equipe de RH pode programar etapas de eliminação com base nas necessidades e valores da organização. E o sistema, associados a algoritmos e palavras-chave, apresenta os melhores candidatos com o uso de Inteligência Artificial.

Vantagens do recrutamento online

Com um software de recrutamento e seleção é possível estar presente onde o seu público-alvo está. Pois, o ATS oferece a facilidade de publicar vagas em diversos canais de comunicação, como redes sociais e sites de emprego. Isso aumenta e agiliza a busca uma vez que os profissionais se candidatam de forma espontânea e rápida.

O PandaPé, software do InfoJobs, possui multiplicação dentro de sua plataforma e divulga vagas de forma simultânea em canais diversos com apenas um clique! Reduzindo o volume de trabalho operacional para o RH, o que torna a contratação menos burocrática, mais digital e econômica.

Além disso, para a experiência do candidato, o recrutamento online estabelece comunicação clara e automática em todas as fases do processo, poupa o deslocamento do candidato e gera aproximação com os feedbacks automáticos em cada etapa.

Cada um dos tipos de recrutamento possui diferenças que se enquadram às necessidades das empresas e as tornam mais estratégicas para ações de Employer Branding.

Tipos de recrutamento no PandaPé

Entender as demandas e valores da sua organização auxilia na melhor escolha entre os tipos de recrutamento. E com o PandaPé, é possível colocar em prática todos os tipos de recrutamento com uma única ferramenta.

Novas tecnologias PandaPé

O software possui as funções de vídeo entrevistas e testes online que podem ser programados para os candidatos automaticamente. Bem como, a avaliação de currículos e triagem inteligente, machine learning e painel centralizador com as informações mais importantes dos processos que estão acontecendo.

Com a vantagem de estar 100% integrado com o banco de currículos do InfoJobs, no PandaPé você pode construir seu próprio banco de currículos, gerenciar a página ‘’trabalhe conosco’’ e desenvolver estratégicas de recrutamento e melhorar a reputação da marca empregadora.

Conheça todas as vantagens na prática, solicite uma demonstração agora mesmo e torne os seus processos de R&S inovador e rápido!

conheça o PandaPé