Tipos de recrutamento: descubra o melhor para sua empresa!

O recrutamento é um dos processos mais importantes em RH, pois influencia diretamente no desenvolvimento, produtividade e engajamento das pessoas e, consequentemente, no sucesso da empresa.

O departamento de recursos humanos possui papel determinante nas empresas, pois estão à frente dos processos de R&S com o objetivo de alavancar os resultados por meio da contratação dos candidatos ideais, atrelados ao Fit Cultural e compatíveis às necessidades e valores da  companhia.

A fim de tornar o processo seletivo mais assertivo, é de suma importância conhecer todos os tipos de recrutamento, pois adequá-lo de acordo com as prioridades, segmento, porte e oportunidades em aberto da organização, permite estruturar o processo de maneira econômica, otimizada e focada na experiência do candidato.

Entender as principais diferenças e quais são as vantagens de cada um, proporciona ao time de RH da sua empresa tornar-se mais estratégico para contratar melhor e em menos tempo.

Neste artigo explicaremos quais os tipos de recrutamento e por que adotá-los em sua empresa. Confira! 

RECRUTAMENTO INTERNO

Esta metodologia visa preencher as vagas com já colaboradores da empresa, através da promoção ou movimentação dos profissionais entre áreas.

O RH pode colocar em prática o recrutamento interno de diferentes formas. A mais comum, no entanto, é a divulgação da oportunidade por meio do canal de comunicação interno para os funcionários se inscreverem, de forma espontânea. A partir disto, o recrutador conduz o processo seletivo em etapas eliminatórias até definir internamente o profissional ideal.

O reenquadramento, geralmente, está alinhado com o plano de carreira. A avaliação do profissional é feita com base na análise de qual profissional está melhor preparado para ocupar a vaga em aberto. Neste método, avaliam-se o atingimento de metas e a performance do funcionário e, de acordo com os bons índices, o profissional é convidado a assumir uma nova função na empresa.

Também há o recrutamento interno através de indicações, avaliações e resultados de testes de gestores.

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO

O recrutamento interno auxilia no engajamento, valorização e retenção dos funcionários.

Este tipo de recrutamento evidencia o olhar para dentro da empresa e a vontade de desenvolver os próprios colaboradores. Consequentemente, as pessoas sentem-se motivadas com a oportunidade de manter a curva de aprendizado em constante crescimento e com os novos desafios.

O efeito positivo ultrapassa o profissional promovido e atinge os demais, pois gera o sentimento de reconhecimento e passam a ver na prática as chances de crescimento e desenvolvimento na companhia.

Recrutar internamente é um meio efetivo de economizar tempo e dinheiro, e reter o colaborador que está alinhado aos valores e objetivos da empresa, pois o seu comportamento, conhecimentos e habilidades já são conhecidos pela equipe.

RECRUTAMENTO EXTERNO

Ocorre quando a organização deseja preencher as vagas captando candidatos no mercado de trabalho.

A empresa pode optar por esta alternativa quando não localiza profissionais capacitados para a função dentro da própria organização, ou ao buscar perfis para ingressar no primeiro emprego, normalmente, jovens aprendizes e estagiários.

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO

A contratação de profissionais que estão no mercado enriquece a empresa culturalmente, oferece dinamismo, melhora o engajamento e motivação, dá abertura para implementar novas ideias e tendências e, assim, garante maior vantagem competitiva.

A tecnologia é uma excelente aliada neste tipo de processo, pois ao usar um software de recrutamento e seleção as etapas do processo são automatizadas e rápidas, o que possibilita localizar o melhor talento e tornar a experiência dos candidatos ainda melhor, com menos custo e mais assertividade.

RECRUTAMENTO MISTO

É a junção do recrutamento interno e externo. Neste método, o recrutador busca dentro e fora da sua empresa profissionais qualificados e engajados para preencher a vaga.

Alguns cuidados precisam ser tomados neste caso, pois, a chance de alguém do mercado conquistar a vaga que disputou com um colaborador interno é grande, e o RH precisa estar preparado para lidar com a situação ao aplicar o feedback e não desestimular o funcionário.

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO MISTO

As possibilidades de encontrar o profissional ideal são maiores, pois a avaliação consiste em traçar perfis diversos, sejam já conhecidos ou não. Tornam o processo de R&S igualitário, justo e conseguem contratar ou promover rapidamente devido a quantidade de candidatos competentes e alinhados a empresa.

Também enfatizam para os colaboradores internos as oportunidades, e os incluem no processo de desenvolvimento profissional.

RECRUTAMENTO ONLINE

Pode ser a junção do recrutamento externo ou interno, onde o recrutador pode optar por fazer somente uma das opções. O grande diferencial neste caso é que todas as fases do R&S ocorrem dentro de uma ferramenta digital.

Neste método a tecnologia é parte fundamental, pois todo processo é realizado através de um software que automatiza as etapas do recrutamento.

Este formato possibilita testes online de conhecimentos e habilidades técnicas, entrevistas por vídeo, avaliação dos candidatos e triagem de currículos através de filtros específicos. A equipe de RH pode programar etapas de eliminação com base nas necessidades e valores da organização, e o sistema, associados a algoritmos e palavras-chave, apresenta os melhores candidatos com o uso de Inteligência Artificial.

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO ONLINE

Com um software de recrutamento e seleção é possível estar presente onde o seu público-alvo está, e oferecer a facilidade de publicar vagas em diversos canais de comunicação, como redes sociais e sites de emprego. Desta forma, agiliza a busca para que os profissionais se candidatem, de forma espontânea e rápida. O PandaPé, possui multiplicação dentro de sua plataforma e divulga vagas de forma simultânea em canais diversos com apenas um clique!

O recrutamento online reduz o volume de trabalho operacional para o RH, torna a contratação menos burocrática, mais digital e econômica.

Promove a experiência do candidato, pois estabelece comunicação clara e automática em todas as fases do processo, poupa o deslocamento do candidato e gera aproximação com os feedbacks automáticos em cada etapa.

Cada tipo de recrutamento possui diferenças que se enquadram às necessidades das empresas e as tornam mais estratégicas para ações de Employer Branding.

Entender as demandas e valores da sua organização auxilia na melhor escolha de metodologia de recrutamento. E com o PandaPé, é possível colocar em prática todos os tipos de recrutamento com uma única ferramenta.

Novas tecnologias PandaPé

O software digitaliza, centraliza, automatiza e humaniza todo o processo de R&S e a ferramenta possui as funções de vídeo entrevistas, testes online que podem ser programados  disparados para os candidatos automaticamente, avaliação de currículos e triagem inteligente, machine learning e painel centralizador com as informações mais importantes dos processos que estão acontecendo.

Com a vantagem de estar 100% integrado com o banco de currículos do InfoJobs, no PandaPé você pode construir seu próprio banco de currículos, gerenciar a página ‘’trabalhe conosco’’ e desenvolver estratégicas de recrutamento e melhorar a reputação da marca empregadora.

Conheça todas as vantagens na prática, solicite uma demonstração agora mesmo e torne os seus processos de R&S inovador e rápido!