Já somos TETRACAMPEÕES na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

6 testes para recrutamento e seleção para começar a aplicar

6 testes para recrutamento e seleção para começar a aplicar

Encontrar bons candidatos é uma ação importante para o sucesso de uma organização. E para garantir que as contratações sejam mais assertivas, os testes para recrutamento e seleção são fundamentais, funcionando como filtros.

Hoje em dia existe uma grande variedade de testes criados para os processos seletivos, e cada um deles possui um objetivo específico, como também uma fase na qual deve ser aplicado.

Além disso, esses testes não avaliam somente o perfil técnico dos candidatos, mas também pessoal e comportamental. Com isso, os recrutadores otimizam o tempo dos processos seletivos e contratam profissionais mais qualificados.

Mas você sabe quais são os testes para recrutamento e seleção mais recomendados? Separamos uma lista para você neste artigo.

Por que fazer os testes para recrutamento e seleção?

Toda empresa espera contratar colaboradores engajados, produtivos e que entregam bons resultados. Mas para isso, é necessário que eles estejam alinhados aos ideais da instituição, desde os valores, até as habilidades que a rotina de trabalho exige.

Antigamente, as avaliações de perfil e habilidades técnicas eram feitas manualmente e sem grande aprofundamento comprovado pelas metodologias e recrutadores. Mas com softwares de recrutamento e seleção como o Pandapé ATS essas etapas acontecem de maneira mais rápida, estruturada e assertiva.

Aplicar os testes para recrutamento e seleção geram impacto não só imediato, mas também a longo prazo, uma vez que influenciam nos seguintes pontos:

Além disso, os testes para recrutamento e seleção realizados na plataforma do Pandapé ATS geram rankings e relatórios que demonstram de forma clara as informações, ajudando o recrutador na tomada de decisão.

Em contrapartida, os candidatos do banco de currículos criado no Pandapé realizam apenas uma vez cada teste e podem voltar a se inscrever em outras vagas, caso não sejam aprovados naquele momento. Dessa forma, há uma contribuição positiva também para a experiência do candidato.

Quais são os melhores testes para recrutamento e seleção?

Os recrutadores possuem a grande responsabilidade de escolher profissionais de boa performance para as equipes. Porém, felizmente, existem ferramentas como os testes para recrutamento e seleção que ajudam a tornar essa escolha mais simples, estratégica e assertiva.

Pensando nisso, apresentamos a seguir alguns testes para recrutamento e seleção que fazem parte do Pandapé e que são essenciais para os diferentes tipos de cargos.

1. Teste de escrita

O conhecimento em ortografia e gramática é importante em muitas profissões. Afinal, o profissional pode precisar se comunicar por meio de mensagens, e-mails, relatórios, entre outros.

Além disso, a escrita também pode influenciar na capacidade de comunicação oral. Esses pontos, costumam ser fundamentais principalmente para aqueles que lidam com os clientes de alguma maneira.

O teste de português do Infojobs, também presente no Pandapé ATS, pode ser aplicado neste caso.

2. Teste de conhecimentos em línguas

De acordo com o perfil exigido pela vaga, o teste de línguas pode se tornar um quesito eliminatório. A partir dele é possível observar o grau de conhecimento do candidato sobre determinados idiomas, de forma prática e online. Esse teste também está disponível no Infojobs e Pandapé.

3. Teste de conhecimentos técnicos e raciocínio lógico

Cada função dentro de uma empresa requer habilidades específicas, e na maioria delas, um teste de conhecimento técnico é indispensável. Afinal, além do perfil compatível, o profissional também deve ter os conhecimentos buscados pela empresa.

Esse teste pode ser idealizado pelo requisitante da vaga, e aplicado de maneiras inovadoras, como com a gamificação, por exemplo. 

Com a gamificação é possível avaliar os conhecimentos técnicos, de raciocínio rápido e até de relacionamento interpessoal por meio de testes inovadores.

Além disso, a gamificação presente no Pandapé, a partir da integração com a SEPPO, permite que a empresa crie as suas dinâmicas e torne os testes para recrutamento e seleção mais interativos.

gamificação

4. Teste de competências (Fit Cultural)

Segundo especialistas, o Fit Cultural é a capacidade de uma pessoa se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa. Portanto, entre os testes para recrutamento e seleção, aplicar esse é muito importante a fim de encontrar candidatos mais alinhados à companhia.

O teste acontece a partir de perguntas com respostas pré-definidas onde os candidatos devem apontar o quanto se identificam com determinadas situações. 

No Pandapé ATS, o teste de Fit Cultural é realizado a partir da integração com a JobCoach, uma empresa pioneira na aplicação de testes de competências. 

fit cultural

5. Teste de perfil comportamental (DISC)

O teste DISC é uma metodologia de avaliação criada para identificar e mapear traços do perfil comportamental de uma pessoa. 

Hoje em dia, o DISC é um dos principais testes para recrutamento e seleção em empresas que desejam melhorar o alinhamento das contratações. 

Assim como o teste de Fit Cultural, o DISC é aplicado a partir de um questionário com foco em características pessoais, emocionais e comportamentais. 

A integração do Pandapé ATS com a Thomas International, permite que esse teste seja realizado a partir de uma das principais ferramentas desse tipo no mundo. 

teste disc

6. Teste de integridade

O teste de integridade é uma espécie de exame realizado com o objetivo de reduzir os riscos de fraudes e de comportamentos inapropriados dentro de uma instituição.

Isso quer dizer que ele serve para ajudar a fortalecer a cultura da empresa e alinhar o que se espera em relação à moral dos colaboradores.

No Pandapé ATS, por exemplo, esse teste é realizado pela MIDOT, a maior especialista do mundo em avaliações de integridade e comportamento contraproducente no trabalho.

É importante ressaltar que o teste de integridade não leva em consideração qualquer característica física, profissional, de gênero, entre outras. Ele é pautado somente nas respostas relacionadas à moral e aos valores do candidato. 

Cuidados ao aplicar os testes

Alguns cuidados são muito importantes antes de enviar aos candidatos os testes para recrutamento e seleção. O primeiro e mais importante ponto é avaliar se aquele teste é realmente necessário para a posição aberta.

Incluir muitos testes em um processo seletivo pode torná-lo desinteressante para os candidatos, e aumentar o tempo de fechamento da vaga. 

Em uma pesquisa realizada pelo Infojobs, 26,4% dos entrevistados afirmam que um processo com muitas etapas é o principal ponto negativo do recrutamento.

Portanto, quando aplicados da forma certa, os testes para recrutamento e seleção podem impactar positivamente na experiência do candidato. 

Além disso, outra questão que não deve ser deixada de lado é o feedback para quem realizou os testes. No Pandapé ATS, todos os feedbacks podem ser programados e enviados de forma automatizada, facilitando o trabalho do recrutador.

O Pandapé ATS utiliza Inteligência Artificial para otimizar a rotina do recrutamento e seleção, além de oferecer todos os testes citados neste artigo para te ajudar a encontrar os melhores talentos para a sua empresa. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Retenha talentos e otimize processos