Funcionalidades do Pandapé
Metodologias
Pandapé

Teste de perfil comportamental: o que é, como aplicar no recrutamento

Teste de perfil comportamental: o que é, como aplicar no recrutamento

Um dos principais objetivos de qualquer recrutador é garantir o sucesso das suas contratações, desde a adequação do perfil, até o desenvolvimento do colaborador. Com esse objetivo, o teste de perfil comportamental é um grande aliado do setor.

Tendo em vista que cada profissional possui diferentes competências e habilidades construídas a partir da sua vivência, analisá-las é muito importante para garantir que o perfil esteja alinhado ao que a empresa busca.

Porém, essa pode não ser uma tarefa tão simples, e é por isso que existem metodologias como o teste de perfil comportamental, que permitem uma avaliação mais assertiva. Entenda mais sobre o assunto ao longo deste artigo.

teste de perfil disc

O que é o teste de perfil comportamental?

O teste de perfil é um tipo de metodologia que ajuda a identificar pessoas a partir do seu comportamento e personalidade. Sendo assim, é capaz de apontar tendências de reações diante de determinadas situações.

Embora existam diferentes tipos de testes comportamentais, e cada um seja aplicado de maneiras distintas, o teste DISC é o mais conhecido e utilizado pelo RH, devido o embasamento científico.

Isso porque, o teste é indispensável para empresas que desejam contratar candidatos mais aderentes à cultura organizacional visando também reduzir o turnover.

Como funciona o teste?

O teste de perfil comportamental consiste em mapear as competências dos candidatos a partir das respostas aplicadas, normalmente, em um questionário situacional, que foca em características pessoais, emocionais e comportamentais.

Portanto, as perguntas desse questionário provavelmente estarão relacionadas às opiniões, gostos, preferências, visão de mundo e cenários do cotidiano das pessoas. Dessa forma, essas perguntas têm como objetivo entender as reações dos indivíduos diante das situações que são submetidas. 

Ao final, é possível identificar um perfil predominante que, a partir de ferramentas digitais, será cruzado com características apontadas pela empresa para determinada vaga. Com isso, a adequação do candidato à empresa será mais evidente.

É importante destacar que as pessoas podem apresentar mais de um perfil, mas o teste indica as principais tendências de acordo com o perfil predominante. 

Quais as vantagens em fazer esse tipo de teste?

O teste de perfil aponta algo importante: cada pessoa possui habilidades aplicáveis em diferentes níveis. Enquanto algumas são mais organizadas, outras são analíticas, persuasivas ou comunicadoras. Não há certo ou errado.

Todos esses perfis têm importância para determinadas funções, e são complementares em uma equipe. Por isso, entender qual se adequa melhor para cada atividade ajuda a desenvolver times de sucesso. 

Sendo assim, algumas vantagens em aplicar o teste de perfil são:

  • Contratações estratégicas;
  • Redução do turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da alocação de cargos;
  • Motivação profissional;
  • Redução de conflitos internos;
  • Fortalecimento das equipes;
  • Formação de lideranças.

Qual o melhor tipo de teste de perfil?

Como citado anteriormente, existem alguns tipos de testes de perfil comportamental, logo, não é possível dizer qual o melhor deles, uma vez que cada um se aplica de uma maneira.

Entretanto, o teste DISC é um dos testes comportamentais mais utilizados em todo o mundo. Pois é realizado a partir de uma metodologia de avaliação comportamental criada para identificar e mapear traços do perfil de uma pessoa.  

A sigla DISC, por sua vez, indica quatro perfis básicos de comportamento: 

  • Dominância (D): costuma ser uma pessoa que assume o controle das situações, tem um perfil competitivo e objetivo, e lida bem com as dificuldades e obstáculos;
    Influência (I): normalmente é uma pessoa extrovertida, otimista, boa comunicadora. e que possui alta capacidade de influenciar pessoas;
    Estabilidade (S): esse perfil indica pessoas mais reservadas, porém que mantêm bons relacionamentos profissionais. Normalmente também são leais, pacientes e diplomáticas;
    Complacência (C): é o perfil com mais facilidade para respeitar ordens, cauteloso, analítico, disciplinado, que costuma cumprir precisamente prazos e metas.

Como aplicar o teste de perfil?

O teste de perfil comportamental pode ser aplicado para a finalidade de um plano de desenvolvimento interno ou para um feedback assertivo, por exemplo. No entanto, a sua maior utilização é concentrada nos processos seletivos, uma vez que ele auxilia a realizar as contratações certas.

Um dos principais fornecedores de testes de perfil DISC é a Thomas International, especialista nesse tipo de avaliação, que é parceira do Pandapé ATS, o software de RH desenvolvido pelo Infojobs.

Portanto, contar com o Pandapé é uma forma de implementar o teste de comportamento de maneira prática, uma vez que o sistema entrega a análise completa, reduzindo o tempo de contratação como um todo. Além disso, facilita as demais etapas da triagem de currículos.

O Pandapé ATS não avalia valores e ética, mas sim atitudes comportamentais, e não há certo ou errado. Uma vez que, com as informações coletadas o RH pode observar os pontos fortes de acordo com o cargo disponível.

O teste de perfil DISC leva 8 minutos para ser realizado e aborda os medos, motivações e estilo de comportamento. Além disso, dentro do Pandapé ATS, ele também cumpre as obrigações quanto à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Agora que você conhece mais sobre a metodologia e a sua importância para encontrar e manter os melhores talentos em sua empresa, garanta uma demonstração com Pandapé ATS para a sua empresa!