Já somos TETRACAMPEÃO na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Teste de integridade: saiba o que é e como aplicar

Teste de integridade: saiba o que é e como aplicar

Conheça MIDOT e outros testes do Pandapé que ajudam a contratar colaboradores mais alinhados ao perfil da empresa

Contratar colaboradores completamente alinhados ao Fit Cultural é o desejo de todas as empresas. Mas para isso, muitos fatores são levados em consideração na hora da escolha, e o teste de integridade por ser um deles.

A honestidade, sem dúvidas, é um fator extremamente importante na hora de contratar, e muitas vezes, somente com a entrevista essa questão pode não ser clara para o recrutador.

Assim, o teste de integridade é apresentado como a solução para avaliar a honestidade, ética e confiança de um profissional.

Assim, algumas ações adotadas durante o processo de seleção podem ser realizadas para reduzir os riscos de contratações fora do perfil de caráter que a empresa espera, como o teste de integridade, da MIDOT. 

Entenda mais sobre o assunto a seguir.

Os segredos do Fit Cultural

O que é teste de integridade?

O teste de integridade é uma espécie de exame realizado com o objetivo de reduzir os riscos de fraudes e de comportamentos inapropriados dentro de uma instituição.

Isso quer dizer que ele serve para ajudar a fortalecer a cultura da empresa e alinhar o que se espera em relação à moral dos colaboradores.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Robert Half apontou que até 42% dos currículos possuem informações falsas. Entre essas questões escondidas estão principalmente a formação e o histórico profissional.

Para que essas situações sejam analisadas de maneira assertiva, e não fraudulenta ou invasiva, existem técnicas e testes que identificam o caráter ético dos profissionais, minimizando os erros na contratação.

Quais os benefícios do teste?

Os testes MIDOT possuem um mecanismo anti-manipulação para reduzir respostas pautadas no que é socialmente desejável e garantir resultados mais confiáveis e precisos. Com isso, a empresa que aplica esse teste de integridade passa a contar com:

  • Processos de contratação mais padronizados;
  • Tomada de decisão baseada em informações precisas;
  • Funcionários mais confiáveis e alinhados ao Fit Cultural;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Redução de comportamento inapropriados; 
  • Evolução na imagem da empresa.

Como funciona o teste de integridade?

O teste de integridade pode ser realizado por meio de plataformas confiáveis, testadas e validadas em estudos globais.

No Pandapé, por exemplo, esse teste também é realizado pela MIDOT, a maior especialista do mundo em avaliações de integridade e comportamento contraproducente no trabalho.

É importante ressaltar que este teste não leva em consideração qualquer característica física, profissional, de gênero, entre outras. O teste MIDOT é pautado somente nas respostas relacionadas à moral e aos valores do candidato. 

Em muitos casos, ele é utilizado por exemplo para entender o nível de resiliência de uma pessoa, a capacidade de gerenciar conflitos, superar obstáculos, entre outros. 

Na prática, o teste propõe diversas situações e o candidato deve indicar com quais se identifica ou não. A partir dessas sinalizações, o sistema indica se o profissional é adequado para a empresa. 

Entretanto, vale dizer que o recrutador sempre terá a autonomia para avaliar o fluxo de aprovação.

Conheça também o teste comportamental DISC e saiba como ele pode ser complementar para encontrar o candidato ideal.

Como aplicar o teste na minha empresa?

Tanto o teste de integridade como os de comportamento e outras finalidades, normalmente estão hospedados em softwares de recrutamento e seleção confiáveis. Por isso, se você deseja começar a aplicar nos candidatos, é preciso utilizar o Pandapé.

Com a parceria entre o Pandapé e a MIDOT é possível também aplicar testes segmentados para as seguintes áreas: TI, comercial e administrativa, com perguntas específicas e objetivas. 

O ATS Pandapé proporciona um processo seletivo mais dinâmico e assertivo. No software, todas as etapas ocorrem de forma online, seguindo o comportamento dos profissionais de usarem as ferramentas digitais, além disso, a prática reduz custos em todas as etapas.

Conheça o ATS mais completo e com o melhor custo benefício do mercado