5 Tendências em Recrutamento e Seleção para aplicar ainda em 2019

Uma reflexão no meio do ano para falar sobre tendências em recrutamento e seleção.

Já parou para pensar que só falamos de tendências no começo ou fim do ano? Como se fosse uma lista de metas ou dicas que temos que seguir durante o ano, as tendências costumam aparecer em datas muitos específicas.

No entanto, é no decorrer do ano que o trabalho acontece, os cenários mudam e os resultados são ou não alcançados. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo repleto de tendências em recrutamento e seleçãopara você seguir ainda em 2019 e gerar os resultados esperados pelos próximos meses.

1. Candidate Experience:

Para muitas empresas, dar atenção à experiência do candidato não é mais uma tendência em recrutamento e seleção

No entanto, para algumas organizações, ainda é um desafio enorme planejar o recrutamento pensando em Candidate Experience como uma estratégia de melhorar a reputação da marca.

Criar um processo em que o profissional se sinta bem e tenha boas impressões da sua empresa, pode ser um excelente meio de atrair novos olhares para a sua marca. Pois, um candidato satisfeito, mesmo que não passe na entrevista, pode transmitir suas impressões em sites e plataformas de avaliação, como essa do InfoJobs e ajudar a alavancar a imagem da organização, atraindo novos talentos e, até mesmo, possíveis clientes que se identifiquem com a cultura e os valores da companhia.

2. Ferramentas de automação de processos em R&S:

As ferramentas de automação já fazem parte do dia a dia de muitas empresas e, cada vez mais, profissionais de RH que se adaptam a mudanças e se interessam por inovação estão saindo na frente. Essa tendência em recrutamento e seleção vem mudando o cenário de RH e, com tantas opções e informações no mercado, é preciso estar atento para identificar as dores do seu setor e saber em qual ferramenta investir e em que momento.

O PandaPé, software de recrutamento e seleção, é uma ferramenta que automatiza processos operacionais e garante mais humanização na seleção de candidatos.Com comunicação integrada, automatizada e processos pensados na experiência do candidato, ficará mais fácil atrair os melhores talentos para sua organização.

3. Inteligência Artificial a favor do RH:

Muito se fala de Inteligência Artificial, mas, na prática, o uso desse recurso a favor do RH ainda é pouco utilizado.Quando o assunto é AI para recrutamento e seleção, a capacidade de gerar informação e levantar dados que sirvam, tanto para mostrar resultados, quanto para atrair os candidatos é enorme.

Por isso, a dica aqui é a seguinte: estude, pesquise, entenda sobre o assunto e descubra como esses mecanismos podem fazer a diferença para você, seu trabalho e sua equipe. Tente identificar as ferramentas que usam Inteligência Artificial, como funcionam e qual impacto para o seu dia a dia.

A Inteligência Artificial do PandaPé utiliza uma rede neural, que armazena informações de acordo com o comportamento dos recrutadores. Com isso, o sistema passa a reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições e ajuda o RH a encontrar os melhores talentos.

Conheça o PandaPé

4. Visão estratégica no final de um processo seletivo

Assim que o colaborador inicia sua trajetória na empresa, ele começa a contar uma história junto com a marca. E, uma tendência em recrutamento e seleção é a visão estratégica em relação ao momento de fechamento da vaga.

Ao ingressar na instituição, os funcionários passam a fazer parte do negócio, transformam suas rotinas na busca por resultados para a companhia e, em contrapartida, esperam algum retorno por parte da organização. Seja em relação a promoções, plano de carreira, benefícios, desenvolvimento educacional ou, até mesmo, pequenas melhorias no ambiente de trabalho, todo novo colaborador espera que, em médio ou longo prazo, a empresa se preocupe com ele.

Nesse sentido, ao fechar uma vaga e decidir pelo candidato ideal, o recrutador pode alinhar as expectativas para traçarem, juntos, um caminho a ser percorrido. Ao entrar, ele saberá exatamente onde tem que chegar, o que esperam dele e até onde pode crescer com a empresa.

Essa visão estratégica, ainda no recrutamento, pode ajudar na retenção de talentos e dificulta a entrada de profissionais que não estejam alinhados com a cultura e valores da organização.

5. Adaptação a realidade do mercado

Assim como aconteceu uma grande mudança no perfil dos consumidores, os profissionais também estão transformando o mercado de trabalho. A geração Millennial, por exemplo, é conhecida por buscar empregos em empresas que as representem, onde possam vestir a camisa e se sentir parte do negócio. Alguns pontos que mudaram muito nos últimos anos e que podem te levar a uma reflexão são: flexibilidade de horário e local de trabalho, ambiente com espaços de descompressão, relação entre objetivos profissionais e pessoais, alinhamento dos valores do colaborador com valores da empresa.

Nessa perspectiva, é interessante que o recrutador faça uma avaliação sobre como andam os processos de seleção, qual perfil de candidatos costumam atrair e se é necessário fazer uma adaptação em relação ao novo cenário, exigências e novos anseios dos profissionais mais aderentes à empresa.

Estes 5 itens listados como tendências de recrutamento e seleção para aplicar ainda em 2019 são alguns pontos que podem ser levantados ao longo do ano, como forma de melhorar o trabalho de R&S e, consequentemente, os resultados da empresa.

Seja para destacar o setor internamente, para atrair os melhores talentos ou para elevar o patamar do seu recrutamento e seleção, acompanhar novidades, seguir dicas e ver o que estão fazendo no mercado é fundamental para o crescimento da área de recursos humanos.

Continue acompanhando nossos conteúdos e artigos e, vamos juntos, fazer a diferença no cenário de RH.