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Tecnologia: quais são as tendências para RH em 2020?

Tecnologia: quais são as tendências para RH em 2020?

Esteja um passo à frente da concorrência e veja quais são as 8 tendências para RH em 2020 para tornar a sua empresa mais estratégica.

2019 já está se despedindo, é hora de repensar e analisar a trajetória da sua empresa neste ano, e compreender quais foram os pontos fortes e fracos para desenvolver a melhor estratégia para o próximo ano.

É de suma importância, em meio a tantos afazeres e urgências, tirar o tempo necessário para definir as novas metas de forma organizada e bem planejada. Pensando nisso, e por acompanhar de perto as oscilações do mercado, sabemos que as soluções digitais estão cada vez mais presentes em todos os processos corporativos, por isso, listamos as principais tendências para RH em 2020.

Confira a lista abaixo e fique de olho para não perder a oportunidade de se destacar no universo corporativo.   

PEOPLE ANALYTICS

People Analytics é uma metodologia cada vez mais explorada em Recursos Humanos por, principalmente, tornar a empresa bastante próxima dos colaboradores. Por isso, pode anotar, essa tendência vai crescer muito mais em 2020!

Através da coleta de dados, a metodologia permite compreender o comportamento e o nível de satisfação dos funcionários. E com base nas informações obtidas, é possível traçar objetivos e planejamentos mais assertivos que visam melhorar a produtividade, o engajamento e a performance do seu time.

People Analytics funciona como um braço de apoio para o RH e contribui para aprimorar as práticas de gestão de pessoas, auxiliar na tomada de decisão e identificar a melhor forma de adequar as habilidades dos funcionários na empresa.  A coleta de dados pode ocorrer por diversos meios, tais como: registros da empresa, redes socias dos colaboradores, atividade externas, sites de avaliação e através do diálogo para entender e alinhar expectativas.

Em resumo, People Analytics é a prática de gerar e analisar dados sobre as pessoas e, com isso, o profissional de RH consegue impedir a tomada de decisões com base em vieses pessoais.

SMART RECRUITING

O comportamento dos candidatos mudou com a digitalização global e, consequentemente, o RH das empresas se adaptou e transformou o processo de Recrutamento e Seleção. O uso das redes sociais passou a ser uma opção para os recrutadores encontrarem profissionais adequados e conduzirem o recrutamento de maneira inovadora e dinâmica. 

A digitalização nos aproxima dos candidatos e temos que usá-la a nosso favor, certo? Uma forte tendência é automatizar o fluxo de recrutamento para que o candidato seja testado e filtrado de acordo com etapas propostas previamente pelo recrutador.

O Smart Recruiting  permite que o candidato receba feedbacks instantâneos sobre sua evolução nos processos. Além de melhorar a experiência dos candidatos, torna os recrutadores mais estratégicos. Com um software de recrutamento e seleção é possível digitalizar, acelerar e humanizar as etapas de R&S para obter o melhor candidato na etapa final. Esta solução já é oferecida pelo PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs.

A ferramenta otimiza a triagem de currículos, localiza o perfil ideal com base em filtros específicos e níveis de adequação ajustados pelo RH, programa todas as fases e obtém uma comunicação clara com os candidatos em todas as etapas, além de realizar entrevistas e testes online.

SOFTWARE COM FOCO EM GESTÃO DE PESSOAS

O uso de softwares de gestão de pessoas possibilita que o RH consiga estrategicamente analisar o desenvolvimento dos colaboradores através de avaliações de desempenho, pesquisas de clima ou ao verificar, de maneira unificada, dados importantes dos colaboradores.

Com essa tecnologia, o time de RH consegue medir de forma realista o nível de satisfação e desenvolver ações focadas em Employer Branding e retenção de talentos.

Utilizar ferramentas digitais para gestão de pessoas garante o histórico de informações que podem servir como comparativo de desempenho dos colaboradores e auxiliar na identificação de quais ações funcionam para melhorar o desenvolvimento e a curva de aprendizado. Este histórico rico em dados, geram insumos para promoções, reenquadramento entre equipes e alinhamento de metas.

RH MOBILE, FLEXÍVEL E WORKFLOW

Outra mudança significativa que a tecnologia trouxe ao mercado de trabalho é o aumento de liberdade e flexibilidade na rotina.

Os colaboradores buscam por ambientes corporativos que se ajustem as novidades de mercado e ofereçam desenvolvimento e qualidade de vida. Esta é uma das principais tendências de RH, não só para 2020.

Com o RH mobile os procedimentos burocráticos são transformados e realizados de maneira ágil e digital. Esta mudança está associada a mobilidade, na qual proporciona ao RH e aos colaboradores a facilidade de concluir procedimentos necessários, como, entrevistas, admissão, treinamentos, solicitações e tarefas do trabalho em qualquer lugar e por diversos tipos de plataforma. Já existem muitas ferramentas colaborativas que permitem aos funcionários que contribuam com projetos da equipe de forma simultânea e remota.

Há também sistemas que facilitam a rotina dos funcionários, como: inclusão de marcação de ponto, controle de benefícios, reajustes, reembolsos, programação de férias, entre outras coisas.

SOLUÇÕES NA NUVEM

Cloud computing é uma tecnologia de conectividade e grande escala para hospedar os mais variados programas e informações, tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local. São serviços online que não exigem download ou instalação de qualquer tipo de ferramenta ou arquivo no seu computador. Você só precisa de um navegador e uma boa conexão com a internet para usá-los.

Com o surgimento de soluções na nuvem, os departamentos de Recursos Humanos entenderam a necessidade de democratizar a informação e melhorar a experiência de quem depende destes recursos tecnológicos em seu dia a dia.

A solução na nuvem, gera vantagens como: redução de custos com infraestrutura, economia do espaço, centralização da informação, trabalho remoto, entre outros. Em meio a tantos benefícios, a computação em nuvem se tornou a escolha preferida de muitas empresas.

GAMIFICAÇÃO

O uso de games virtuais ou jogos interativos ativa áreas de emoção e da essência do comportamento humano e isso facilita a identificação do perfil comportamental do candidato, tornando possível entender como as pessoas reagem a estímulos que envolvem temáticas diversas e resultados bastante próximos do íntimo de cada um. Isso significa que, de acordo com o comportamento no jogo, é possível avaliar as habilidades, conhecimentos e atitudes de forma muito real e espontânea.

A gamificação abre espaço para que as pessoas demonstrem reações naturais, sem calcular ou pensar em uma resposta inventada ou padronizada. Trata-se de uma opção inovadora e precisa, já utilizada para diversos processos, como recrutamento e seleção, treinamentos, promoções internas, etc.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em RH, a inteligência artificial proporciona um processo de R&S mais rápido, assertivo e atrelado ao fit cultural da empresa.

A IA já demonstrou que pode otimizar o processo de recrutamento de diversas formas e, consequentemente, tornar-se aliada aos profissionais de RH. Um exemplo é o sistema Machine Learning que interpreta o comportamento dos recrutadores, e com isso, é possível localizar os candidatos mais alinhados a expectativa da empresa e com os pré-requisitos da vaga.

As empresas também podem optar por utilizar filtros inteligentes que facilitam a busca de profissionais. Através da triagem automática, é possível criar uma regra de adequação de acordo com a necessidade da sua empresa e programar etapas de eliminação com base nos pré-requisitos e valores da organização, e o sistema, associados a algoritmos e keywords, apresenta os melhores candidatos com o uso de Inteligência Artificial.

A inteligência artificial já está fortemente presente nas empresas, mas a previsão é que faça cada vez mais parte da gestão estratégica, pois pode servir como um grande apoio para o desenvolvimento de estratégias.

BEM VINDO À ERA DO CHATBOT

Ainda vinculado aos recursos e vantagens que a Inteligente Artificial oferece, está o chatbot.

Não é somente no atendimento externo que o uso de chatbots tem efeito positivo, internamente o uso da ferramenta pode tornar a experiência dos colaboradores muito melhor.

Os funcionários podem fazer solicitações ligadas a benefícios ou sanar dúvidas operacionais e sobre a organização de modo rápido, claro, objetivo e prático. Tornando o entendimento mais simples sobre questões rotineiras.

Uma novidade bem legal que os chat robots oferece é a possibilidade de personalização, assim, as empresas possuem a liberdade de programar as respostas, as cores da interface, interações e até mesmo podem desenvolver ou deixar que os funcionários criem um personagem, alinhado com a diversidade e cultura da empresa.

Uma grande aposta para 2020 é usar os benefícios dos chatbots também para o processo de recrutamento e seleção. O RH pode determinar quando e para quê usar a ferramenta e extrair informações dos candidatos de maneira rápida, permitindo mais conforto e melhor experiência com a sua marca. É possível fazer o cruzamento das informações com base nos critérios adotados pelo RH e nas respostas obtidas dos candidatos.

Podemos ver que as tendências para RH em 2020 prometem muita tecnologia! Se você está com dúvidas sobre como a tecnologia pode te ajudar a otimizar processos e tornar o seu departamento de recrutamento e seleção mais ágil, faça agora mesmo uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas no assunto e contrate melhor e mais rápido.

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