Tecnologia em RH: como a inovação está transformando o setor

A transformação digital já é uma realidade dentro das organizações e a tecnologia em RH é capaz de proporcionar resultados satisfatórios na gestão de pessoas e na produtividade.

A expansão acelerada da tecnologia influência diretamente na relação das pessoas e nas organizações não é diferente. As soluções digitais são cada vez mais consideradas como recursos estratégicos para alcançar as metas e tornar o dia a dia mais eficiente e prático.

A Transformação Digital em RH ganha força e transforma o setor em inovador, focado em boas práticas de gestão de pessoas e economia de recursos através da automatização de processos, que até então eram demorados e burocráticos.

Mas o que significa a tecnologia em RH na prática? Muito além do uso de ferramentas digitais para acelerar fluxos, a tecnologia está associada a transformação do ambiente de trabalho, a mudança de cultura, evolução da empresa por meio do desenvolvimento e potencialização dos profissionais.

Qual a importância de investir em Tecnologia em RH?

A transformação digital é um tema importante, pois sua implementação atribui crescimento em grande escala no nível de contratações e otimização de processos. A tecnologia permite a criação de fluxos de contratação, controle de demanda, gestão de pessoas e acompanhamento de etapas do processo seletivo.

As consequências do uso da tecnologia como solução podem ser notadas a curto, médio e longo prazo, pois auxiliam na captação de talentos, retenção de bons colaboradores, planejamento de RH, diminuição do turnover e aumento do Employer Branding.

O departamento de RH já está passando por um processo de alteração nos últimos anos, tornando-se mais prático e assertivo em suas tarefas, atribuindo as soluções digitais aos objetivos a fim de automatizar processos, melhorar a produtividade, engajar e reter bons profissionais.

A imersão de processos digitais em RH, permitem que os profissionais administrem melhor o tempo, desenvolvam treinamentos, estratégias de Employer Branding e capacitação do time.

Permite ainda executar pesquisas de clima de uma forma rápida, segura e efetiva, e auxilia os profissionais de RH a compreenderem os gaps e tomarem ações preventivas.

Todas estas mudanças por causa da transformação digital auxiliam as empresas a substituírem a imensa quantidade de papel e etapas desgastantes por um software que centraliza, organiza e digitaliza informações essências.

A junção da tecnologia com o RH, ajudam na mudança de mindset, e os profissionais de recursos humanos colocam em prática o que conhecemos como RH 3.0.

RH protagonista: o que é?

Ao longo dos últimos anos o RH passou por transformações importantes e possui cada vez mais papel fundamental na contribuição para o sucesso da empresa.

Dividido por fases, o RH antes era voltado para processos operacionais e burocráticos, posteriormente, se tornou mais estratégico, desenvolvedor, com foco no capital humano, parte de importantes decisões e, atualmente, aderiram aos benefícios que a transformação digital proporciona aos fluxos internos, tornando-os automáticos, seguros, econômicos e mais assertivos.

Estas mudanças fazem parte do conceito de RH 3.0, bastanteassociado com a percepção das empresas de que os colaboradores são fundamentais e é necessário possuir um planejamento de retenção e melhorar a rotina no trabalho.

O RH 3.0 possui tecnologia em sua estrutura e muitas vezes, é a porta de entrada da transformação digital, pois conseguem identificar a necessidade de soluções tecnológicas para melhorar as atividades e a mudança de cultura, através das práticas de cuidado com as pessoas, assim, os colaboradores são incentivados, treinados e possuem acompanhamento para se adaptar às tecnologias inseridas na empresa.

Em resumo, o RH passou por um momento de quebra de paradigmas. Unificou as vantagens da tecnologia e modernizou processos importantes, assim, focou em desenvolvimento e gestão de pessoas.

Quais as vantagens da tecnologia em RH?

A implantação de tecnologia em RH oferece benefícios que tornam as empresas mais competitivas, confira:

  • Economia de recursos;
  • Fluxos mais rápidos;
  • Foco na gestão de pessoas;
  • Aumento da produtividade;
  • Contratação melhor e mais rápida.

Como um software de R&S pode contribuir para o RH?

A utilização de um software automatiza as etapas do recrutamento e seleção, otimiza o tempo do recrutador e permite que as empresas contratem mais rápido.

Com o PandaPé, por exemplo, um ATS voltado para auxiliar o time de RH a contratar melhor e mais rápido, considerando a experiência do candidato do início ao fim. Além disso possui recursos como Inteligência Artificial e painel centralizador para inovar a contratação.

O software possui a funcionalidade de publicar vagas em diversos canais distintos ao mesmo tempo com apenas um clique, incluindo as redes sociais. Isso garante economia de tempo na divulgação das oportunidades, permite que os candidatos através do sentimento de identificação com a empresa se candidatem de forma espontânea e acelere o processo de R&S. Os currículos recebidos passaram por uma triagem automática já programada pelo recrutador, ou seja, é possível que o time de RH organize e digitalize todas as etapas do processo e acrescente filtros, e caso o candidato não possua as especificações, é possível construir uma base de CVs dentro da própria ferramenta para outras oportunidades.