[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
RH Estratégico

Tecnologia em RH: como a inovação transforma o setor de recrutamento

Tecnologia em RH: como a inovação transforma o setor de recrutamento

A transformação digital é uma realidade dentro das organizações, e a tecnologia em RH é capaz de proporcionar resultados satisfatórios nos processos de recrutamento e gestão e pessoas

A expansão acelerada da tecnologia influencia diretamente no cotidianos das pessoas e nas organizações não é diferente, por isso a tecnologia em RH vem causando grandes transformações. Cada vez mais, as soluções digitais são consideradas como recursos estratégicos para alcançar as metas e tornar o dia a dia mais eficiente e prático.

Em recrutamento e seleção, a Transformação Digital ganha força e transforma o setor em inovador, com tecnologia em RH. E assim, impulsiona o foco em boas práticas de gestão de pessoas e economia de recursos através da automatização de processos, que até então eram demorados e burocráticos.

7 motivos para digitalizar os processos de recrutamento e seleção

Mas, o que significa a tecnologia em RH na prática? Vamos muito além do uso de ferramentas digitais para acelerar fluxos. Ou seja, a tecnologia está associada a transformação do ambiente de trabalho, mudança do mindset, adaptação da cultura, evolução da empresa por meio do desenvolvimento e potencialização dos profissionais.

Qual a importância de investir em tecnologia em RH?

A transformação digital é um assunto importante, pois sua implementação atribui crescimento em grande escala no nível de contratações e otimização de processos. Pois, a tecnologia permite a criação de fluxos de contratação, controle de demanda, gestão de pessoas e acompanhamento de etapas do processo seletivo.

As consequências do uso da tecnologia como solução podem ser notadas a curto, médio e longo prazo. Uma vez que auxiliam na captação de talentos, retenção de bons colaboradores, planejamento em RH, diminuição do turnover e aumento do Employer Branding.

Saiba tudo sobre Employer Branding

O departamento de recursos humanos está passando diversas alterações nos últimos anos, tornando-se mais prático e assertivo em suas tarefas. A tecnologia em RH tem o objetivo de:

  • Atribuir soluções a fim de automatizar os processos;
  • Melhorar a produtividade dos recrutadores;
  • Engajar e reter bons profissionais.

Por isso, imersão de processos com tecnologia em RH, permitem que os profissionais administrem melhor o tempo, desenvolvam treinamentos, estratégias de Employer Branding e capacitação do time. Além de, permitir executar pesquisas de clima de uma forma rápida, segura e efetiva, e auxilia os profissionais de RH a compreenderem os gaps e tomarem ações preventivas.

Todas as mudanças causadas pela tecnologia em RH auxiliam as empresas a substituírem a imensa quantidade de papel e etapas manuais, quando utilizam um software que centraliza, organiza e digitaliza informações essências.

Por consequência, a junção da tecnologia com o setor de recursos humanos, ajuda na mudança de mindset. E os profissionais de recursos humanos podem colocar em prática o que conhecemos como RH 3.0.

RH protagonista: o que é?

Ao longo dos últimos anos a área de recursos humanos passou por transformações importantes e possui cada vez mais papel fundamental na contribuição para o sucesso da empresa.

Conheça o perfil do novo profissional de recursos humanos

Como sabemos, o RH por muito tempo esteve voltado para processos operacionais e burocráticos. Entretanto, posteriormente, se tornou mais estratégico, com foco no capital humano e parte de importantes decisões. Atualmente, o setor de recursos humanos aderiu aos benefícios que a tecnologia em RH proporciona aos fluxos internos, tornando-os automáticos, seguros, econômicos e mais assertivos.

Essas mudanças fazem parte do conceito de RH 3.0, bastante associado com a percepção das empresas de que os colaboradores são fundamentais. Assim, é necessário possuir um planejamento de retenção e melhorar a rotina no trabalho.

O RH 3.0 possui tecnologia em RH como sua principal estrutura, sendo a porta de entrada da transformação digital. Pois, é capaz identificar a necessidade de soluções tecnológicas para melhorar as atividades, através das práticas de bom relacionamento com os colaboradores. Ou seja, com estrategias para incentivar e treinar os profissionais para se adaptarem às tecnologias inseridas na empresa.

Em resumo, o setor de recursos humanos passou por um momento de quebra de paradigmas. E agora, unificou as vantagens da tecnologia e modernizou processos importantes, e assim, mantem o foco em desenvolvimento e gestão de pessoas com a tecnologia em RH.

Quais as vantagens da tecnologia em RH?

A implantação de tecnologia em RH oferece benefícios que tornam as empresas mais competitivas, confira:

  • Economia de recursos;
  • Fluxos mais rápidos;
  • Foco na gestão de pessoas;
  • Aumento da produtividade;
  • Contratação melhor e mais rápida.

Como um software de R&S pode contribuir para o RH?

A utilização de um software para promover tecnologia em RH, automatiza as etapas do recrutamento e seleção, otimiza o tempo do recrutador e permite que as empresas contratem mais rápido.

O PandaPé, é um ATS voltado para auxiliar o time de RH a contratar melhor e mais rápido, considerando a experiência do candidato do início ao fim. Além disso, possui recursos como Inteligência Artificial e painel centralizador para inovar a contratação.

O software possui a funcionalidade de publicar vagas em diversos canais distintos ao mesmo tempo com apenas um clique, incluindo as redes sociais. Dessa forma, garante economia de tempo na divulgação das oportunidades, permite que os candidatos através do sentimento de identificação com a empresa se candidatem de forma espontânea e acelere o processo de R&S.

Os currículos são recebidos passaram por uma triagem automática já programada pelo recrutador, ou seja, é possível que o time de RH organize e digitalize todas as etapas do processo e acrescente filtros. Caso o candidato não possua as especificações, é possível construir uma base de CVs dentro da própria ferramenta para outras oportunidades.

Você já conhece o Pandapé?