[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recrutamento e Seleção

Talent Acquisition x Recrutamento: entenda o objetivo de cada estratégia

Talent Acquisition x Recrutamento: entenda o objetivo de cada estratégia

Saiba mais sobre a estratégia de talent acquisition e como prever a necessidade das contratações para o sucesso nos resultados

Hoje, uma das maiores preocupações das equipes de recrutadores é a atração e retenção dos melhores talentos. Entretanto, um setor de recursos humanos estratégico reconhece a necessidade do planejamento em recrutamento e seleção. E assim, fica claro a importância do talent acquisition para antecipar as contratações.

Canvas para RH: planejamento estratégico do setor.

Cada vez mais as empresas reconhecem a importância do capital humano. E para sair na frente em relação a concorrência é preciso contratar os melhores profissionais no mercado. Para isso, contar com uma estratégia de talent acquisition é um diferencial importante.

Essa estratégia de recrutamento visa não somente preencher as vagas, mas leva em consideração as habilidades dos profissionais para prever as necessidades da empresa.

Primeiro, antes de falar sobre talent acquisition de fato, é preciso saber a diferença desse conceito para o recrutamento. Com frequência vemos uma confusão entre os termos, embora proponham estratégicas diferentes para a atuação do setor de recursos humanos.

Os termos “recrutamento” e “talent acquisition” muitas vezes são usados de forma errônea com o mesmo objetivo: a busca e contratação de profissionais. No entanto, eles não são a mesma coisa, e entender a diferença deles é fundamental para aprimorar os processos seletivos a fim de encontrar os melhores talentos.

O que é recrutamento?

Quando o setor de recursos humanos se encarrega de fazer um recrutamento, estamos falando de um processo linear, com começo, meio e fim. Ou seja, o recrutamento trata-se de procurar um candidato para uma vaga específica, preencher uma oportunidade.

Logo, o recrutamento é uma atividade comum na maioria das empresas, e acontece de acordo com a demanda, quando uma posição ser desocupada ou com a necessidade de uma nova atribuição. Para ser mais específico, o recrutamento e a fase do processo seletivo com o objetivo de encontrar os profissionais com o perfil para a oportunidade aberta.

Dessa fora, as estratégias utilizadas no processo de recrutamento são baseadas nas necessidades que a empresa apresenta no momento, focadas no setor que está procurando um novo profissional.

Saiba mais sobre recrutamento e seleção

O que é talent acquisition?

O termo talent acquisition, em tradução simples “Aquisição de Talentos”, trata-se de encontrar, atrair e integrar, de forma estratégica, os melhores e mais qualificados profissionais de acordo com as necessidades da empresa.

O talent acquisition conta com uma atuação cíclica, visando a construção de relacionamento com os potenciais candidatos, ou seja, o contato com os profissionais interessados na empresa mesmo antes do recrutamento. Assim, o principal objetivo do talent acquisition é a antecipação das necessidades de contratação, observando as demandas das equipes, e construindo uma cadeia de relacionamento com os candidatos.

Por esse motivo, o conceito de talent acquisition envolve uma abordagem mais estratégica que desenvolve e nutre o banco de talentos. Sendo assim, um processo contínuo para encontrar o profissional com as habilidades certas. Logo, essa forma de atração de talentos, com o processo de talent acquisition, contempla uma função estratégica do setor de recursos humanos, que deve ser resultado de um planejamento para o recrutamento.

A diferença entre talent acquisition e recrutamento

Como vimos, o talent acquisition e o recrutamento possuem objetivos e estratégias distintas. Outra diferença entre essas competências é o tempo dedicado para realizar e planejar cada ação.

O talent acquisition é uma atividade continua e a longo prazo, visando uma estratégia para compor equipes com as habilidades específicas. Em contra partida, o recrutamento é um processo imediato e reativo, com o foco em realizar uma recolocação ou contratação rápida.

Podemos identificar o recrutamento como uma parte operacional do processo de talent acquistion, que inclui as atividades práticas do processo seletivo: atrair, filtrar, entrevistar, selecionar, contratar e integrar o novo colaborador.

Enquanto o talent acquisition é a parte estratégica e tem o objetivo de prever as necessidades de contratação e manter o contato com os profissionais no mercado. Por isso, é comum que se relacione com as estratégias de Employer Branding. Por outro lado, o recrutamento não tem esse foco. 

O talent acquisition é fundamental para áreas com maior escassez de profissionais, como o segmento de tecnologia da informação. Mas, atende a necessidade de todos os setores, tendo em vista que para contratar os melhores profissionais é importante ter um planejamento de aquisição de talentos.

Onde e como encontrar profissionais de tecnologia da informação

Como funciona o talent acquisition na prática

Agora que já estabelecemos as principais diferenças entre o talent acquisition e o recrutamento, vamos apresentar como colocar em prática o talent acquisition para encontrar os melhores candidatos e manter o canal de relacionamento aberto.

Antes de tudo, é importante pensar que o talent acquisition corrobora para uma contratação assertiva. Afinal, o setor de recursos humanos monitora as necessidades da empresa e reconhece os perfis mais adequados, sendo essa uma estratégia positiva para a redução de turnover.

Sendo assim, o talent acquisition é também uma forma de garantir o sucesso de uma contratação, e por consequência aumentar os níveis de produtividade e engajamento com o fit cultural.

Contrate de acordo com o fit cultural

Principais elementos do talent acquisition

Separamos os principais pontos que tornam o talent acquisition um processo eficiente e estratégico.

Planejamento e estratégia

A finalidade do talent acquisition é atrair os melhores profissionais, para isso é preciso criar uma estratégia eficiente para a atração, e até mesmo a retenção, dos talentos. Neste ponto, é importante compor uma equipe com conhecimentos profundos sobre as necessidades da empresa como um todo e cada setor. E por isso, é fundamental um bom relacionamento entre gestores e recrutadores. Além disso, a equipe de recursos humanos precisa ter um olhar para o futuro, levando em consideração o mercado e as mudanças de comportamento.

Segmentação do trabalho

A segmentação de tarefas é um processo que busca garantir aos colaboradores a capacidade de desempenhar suas atividades de maneira eficiente. Por isso, é importante ter em mente as diferentes posições, segmentos e atividades realizadas na empresa, bem como, as competências e habilidades necessárias para tais cargos. Assim, essas informações são fundamentais para o sucesso do talent acquisition, sendo possível encontrar profissionais no mercado com perfis alinhados as necessidades de cada vaga.

Contato com o talento

Após reconhecer o perfil que realmente se adequada a cada oportunidade e ao clima organizacional da empresa, é preciso definir os melhores métodos de contato com esse perfil, como o canal de divulgação da vaga e a abordagem no processo seletivo. E dessa forma, estabelecer a interação entre a empresa e potenciais candidatos. Mesmo que nem todos preencham a vaga, é importante nutrir essa relação e manter a comunicação com os profissionais que podem ser selecionados para futuras oportunidades.

Reputação da marca empregadora

Como já foi citado, a reputação da marca empregadora é um dos elementos mais importantes do talent acquisition. Afinal, essa é uma forma direta de atrair os talentos. Ou seja, as ações de Employer Branding são fundamentais para gerenciar a imagem da empresa diante dos profissionais no mercado, e assim manter o interesse na organização. Essa estratégia além de melhorar a reputação da marca empregadora, potencializa o engajamento dos colaboradores, que enxergam a valorização do capital humano.

Análise de métricas

Todo planejamento estratégico deve contar com métricas para a mensuração dos resultados, e com o talent acquisition não é diferente. Relacione todos os pontos citados com a assertividade das contratações, resultados das equipes e qualidade dos processos.

Conclusão

De forma geral, o talent acquisition tem como função recrutar de forma estratégica bons talentos para atendar as necessidades da empresa em diversas posições.  Por isso, é preciso trabalhar na geração de valor para a marca empregadora, conhecer a empresas e habilidades necessárias para compor as equipes, e principalmente, manter-se conectado aos candidatos.

Contar com um ATS, para otimizar seus processos seletivos é parte fundamental para contratar os melhores profissionais e garantir a experiência do candidato. Com o PandaPé sua empresa poder encontrar, selecionar e contratar os profissionais mais adequados para suas oportunidades.

Você já conhece o Pandapé?