[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recursos Humanos

Software de RH: descubra qual o melhor para a sua empresa

Software de RH: descubra qual o melhor para a sua empresa

Nos últimos anos a tecnologia se tornou mais do que uma aliada das empresas, ela é parte fundamental para alcançar bons resultados. Quando falamos da área de RH não é diferente: o software de RH é um recurso que tem transformado a vida dos recrutadores e candidatos.

A área de RH vem assumindo papéis cada vez mais estratégicos nas empresas. Portanto, mais do que nunca, há a necessidade de otimizar processos que costumam ser burocráticos para focar naquilo que ajudará a atrair, contratar, reter os melhores talentos e trabalhar a marca empregadora.

Com tantas opções de software de RH disponíveis no mercado, é preciso avaliar de forma inteligente aquele que agrega mais benefícios à sua empresa. Para tirar as suas dúvidas e te ajudar nessa escolha, preparamos este artigo. Acompanhe!

Vale a pena contratar um software de RH?

Ter um software de RH é algo que pode gerar muitas facilidades para a empresa e, principalmente, para os colaboradores da área. Isso porque, muitas tarefas comuns do dia a dia dos profissionais de RH podem ser otimizadas, principalmente quando se trata do recrutamento e seleção.

Além disso, ter um software para RH é uma maneira de centralizar, acompanhar e mensurar os resultados e ações dos profissionais da equipe, como também das contratações realizadas. Normalmente, essas são atividades realizadas manualmente, o que demanda muito tempo e, muitas vezes, sequer são visualizadas pelos gestores.

Portanto, empresas que estão em crescimento, ou que entendem a necessidade de tornar o RH digital, precisam contratar um software como esse.

mindset digital

Quais as vantagens de um software de RH?

Seja para atender as necessidades de recrutamento e seleção ou gestão de colaboradores, um software de RH pode gerar alguns benefícios. Entre eles:

Aumento da produtividade

O software de recrutamento e seleção adequado permite agilizar funções que seriam feitas manualmente pelos colaboradores. Algumas dessas atividades são a publicação de vagas, triagem de currículos, encaminhamento de testes e outros.

Com essas atividades realizadas de forma automática, o setor se torna mais produtivo e consegue focar em outras atividades estratégicas.

Centralização de informações

A organização e a má comunicação são fatores que, muitas vezes, atrapalham a rotina do RH. Por isso, contar com um sistema de recrutamento e seleção para centralizar as informações dos processos seletivos e compartilhá-las com os solicitantes da vaga é fundamental.

Trabalhar com dezenas de folhas de papel é algo ultrapassado que, além de gerar perda de informações, ainda prejudica o meio ambiente e eleva os gastos da operação. 

Padronização do processo seletivo

Ainda que a sua equipe de RH seja bem organizada e possua muitos colaboradores, é muito provável que, dependendo da demanda de contratações, os processos seletivos se tornem demorados. Além disso, em muitos casos não há uma estrutura padronizada que contenha: contato, entrevista, testes e retorno com feedback.

Portanto, um software de RH pode ajudar a alinhar esse processo, tornando-o mais eficiente. Em software de recrutamento e seleção, como o Pandapé ATS, é possível publicar uma vaga em alguns cliques e mantê-la em sua base caso haja uma nova solicitação com o mesmo cargo.

Contratações mais adequadas

Contratar funcionários é uma das principais tarefas do RH, e também uma das que mais tomam o tempo. Diante disso, fazer as contratações certas e com o Fit Cultural alinhado ao da empresa afetam positivamente o desempenho do setor e da empresa.

Com o software ideal, a empresa pode criar fluxos que ajudam por meio de Inteligência Artificial a encontrar os perfis mais adequados.

Redução de custos

Esse é um dos objetivos de qualquer empresa, e quando se trata da contratação de novos colaboradores, há um gasto necessário para atender essa demanda. Com um software de RH, a empresa passa a reduzir os custos, uma vez que tudo se torna mais rápido, automatizado e assertivo.

Como escolher o melhor software de RH?

Como você viu até aqui, implementar um software de RH pode agregar positivamente para as empresas. No entanto, é preciso avaliar muito bem as possibilidades que a ferramenta oferece.

Para isso, você pode responder essas questões:

  • Atende as necessidades do setor?
  • Possui integração com banco de currículos?
  • Oferece recursos de Inteligência Artificial?
  • Permite o recrutamento colaborativo?
  • Gera relatórios?
  • Está adequado a LGPD?
  • Oferece um bom suporte?

Como qualquer ferramenta nova a ser inserida na instituição, é muito importante que você realize um teste para entender a capacidade do sistema de recrutamento e seleção. O Pandapé ATS oferece uma demonstração gratuita para você dar esse primeiro passo.

O Pandapé ATS é um software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, e o único com integração ao banco de dados com mais de 52 milhões de currículos. A tecnologia garante a otimização dos principais desafios quando se trata do gerenciamento de recursos humanos.

Com o PandaPé ATS, é possível centralizar as informações dos processos seletivos e realizar contratações estratégicas e baseadas em dados. Além disso, o tempo de publicação, triagem e análise de currículos pode ser reduzido, uma vez que a Inteligência Artificial assume parte desse papel.

Faça um teste gratuito e descubra se esse é o software de recrutamento e seleção ideal para a sua empresa!

Acelere os processos de Recrutamento & Seleção