Recrutamento e Seleção
RH Estratégico

Como um software de recrutamento e seleção transforma o dia a dia do RH

Como um software de recrutamento e seleção transforma o dia a dia do RH

Atuar de forma estratégica é a idealização de um setor de recursos humanos eficiente, porém, esse pode ser um desafio com tantas atividades burocráticas. Nesse cenário, um software de recrutamento e seleção é a ferramenta ideal para obter um RH ágil e estratégico. 

O mercado de trabalho sofre constantes mudanças e atualizações para acompanhar as necessidades e o comportamento dos consumidores, e no RH a situação não é diferente. Diversas ferramentas, como um software de recrutamento e seleção, estão disponíveis para otimizar e transformar o dia a dia dos recrutadores. 

Nesse ponto, a tecnologia é o principal agente da reinvenção do RH. Seja para recrutar de forma mais rápida e eficiente – para atender a era funcionário-cliente com uma marca empregadora consolidada – ou até mesmo promover experiências positivas aos candidatos. Em todos esses aspectos, uma ferramenta de recrutamento e seleção pode fornecer o suporte necessário para o RH. 

O que é um software de recrutamento e seleção?

Embora os softwares de recrutamento e seleção tenham se popularizado nos últimos anos, principalmente com a necessidade de recrutar de forma online durante a pandemia, ainda existem muitas dúvidas sobre a ferramenta. Por isso, antes de mais nada, é preciso entender o que é um software de recrutamento e seleção.

Um software de recrutamento e seleção, ou ATS (Applicant Tracking System), é uma ferramenta que tem como objetivo transformar as atividades operacionais do RH, em processos automatizados e inteligentes. Essas ações proporcionam economia de tempo e recursos, mas sem perder a qualidade das contratações. 

Por isso, o software de recrutamento e seleção é o recurso ideal para que o RH atue com maior agilidade e de forma estratégica. É importante ressaltar que mesmo em recrutamentos digitais, o viés humano do recrutador é fundamental. Por isso, além da seleção personalizada de filtros e testes, o profissional de RH tem total liberdade para gerenciar o processo. 

O que podemos encontrar em um software de R&S:

  • Multi-publicação: publicação simultânea de uma vaga em diversos canais; 
  • Smarting Recruiting: sistema inteligência e filtros e triagem; 
  • Inteligência Artificial: reconhecimento dos candidatos mais aderentes; 
  • Automatização: fluxo automáticos dos candidatos nas etapas do processo; 
  • Filtros de Triagem: filtros básicos para seleção dos currículos; 
  • Vídeo Entrevista: praticidade para conhecer os candidatos;
  • Testes personalizados: avaliação personalizada de acordo com a vaga; 
  • Comunicação Integrada: facilidade em enviar feedbacks;
  • Recrutamento Colaborativo: possibilidade avaliar junto com outros recrutadores e gestores;
  • Banco de Currículos: armazenamento de currículos em um único lugar;
  • Adequação a LGPD: segurança para dados pessoais;
  • Relatórios: principais indicadores do RH para tomada de decisão;
  • Employer Branding: gerenciamento da marca empregadora.

Com um software de recrutamento e seleção transforma o RH?

Os softwares de recrutamento e seleção podem entregar diversas transformações para o departamento de recursos humanos da sua empresa, como vamos apresentar a seguir. Mas, além disso, essas mudanças possibilitam uma atuação mais estratégica que é fundamental para empresas que desejam se desenvolver.

Ou seja, ao contar com um software de recrutamento e seleção, o RH consegue focar na gestão da marca empregadora, a fim de conquistar uma boa reputação e atrair os melhores profissionais. Bem como, conseguir olhar com mais atenção para o capital humano e entender as necessidades dos colaboradores para tornar o ambiente de trabalho mais amigável, e por consequência, mais produtivo.

Os impactos do software de recrutamento e seleção

  • Agilidade nos processos: com a automatização de diversas atividades burocráticas é possível reduzir consideravelmente o tempo dos processos seletivos. Além da facilidade para analisar currículos, entrevistar e avaliar candidatos tudo em uma única plataforma;
  • Economia de custos: reduzir o tempo dos processos seletivos implica em custos menores com os recrutadores. Além disso, com um software de recrutamento, o RH elimina custos com a impressão de currículos e testes, e até mesmo gastos com espaços físicos para conhecer os candidatos, uma vez que tudo pode ser online;
  • Contratações assertivas: encontrar o candidato certo é um dos desafios do RH, porém com a inteligência artificial do software de recrutamento e seleção, a ferramenta avalia a aderência do candidato as necessidades da vaga e fit cultural da empresa;  
  • Melhoria na experiência do candidato: garantia de feedbacks constantes, acompanhamento da evolução dos processos e principalmente o dinamismo que os processos em um software de recrutamento e seleção oferece, com etapas atraentes e personalizadas;
  • Decisão com base em dados: recrutar com apoio de um software de recrutamento e seleção garante ao RH relatórios de desempenho automáticos. E com essas métricas é possível entender possíveis falhas e otimizar os processos.

Conclusão

De forma geral, um software de recrutamento e seleção entrega diversas soluções para o RH, desde a divulgação das vagas nos canais adequados, até a atração de candidatos aderentes e otimização do processo como um todo. 

Digitalizar o setor é uma necessidade que acompanhamos como uma das principais tendências para o setor. Uma vez que proporciona o encontro com os melhores candidatos, e impulsiona a marca empregadora. 

No Pandapé ATS, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, é possível encontrar em uma única plataforma todos os recursos necessários para impulsionar a digitalização do RH da sua empresa. Solicite uma demonstração!

Acelere os processos de Recrutamento & Seleção