[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Smart Recruiting: a ferramenta para tornar o RH mais estratégico

Smart Recruiting: a ferramenta para tornar o RH mais estratégico

Saiba como reduzir o trabalho operacional com recrutamento e seleção e deixe o Smart Recruiting automatizar os seus processos manuais

Como sabemos, o trabalho de recrutamento e seleção possui diversas etapas, que muitas vezes são realizadas de forma manuais. Entretanto, com a entrada de novas tecnologias no mercado, como o Smart Recruting, o setor vem ganhando uma importância maior dentro da empresa.

Afinal, o trabalho do recrutador não se resume a contratar pessoas, é preciso analisar, filtrar, selecionar, e escolher bons candidatos. E ir além disso, cuidar da cultura da empresa, desenvolver os colabores, analisar as equipes para um desempenho melhor e promover um ambiente acolhedor

O RH é responsável pelo ambiente motivacional da empresa, clique para saber mais!

Desta forma, um dos principais desafios do setor de recursos humanos é desempenhar todas as tarefas exigidas forma inteligente, ágil e eficaz. Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar uma das principais funcionalidades do Pandapé, o Smart Recruiting, que viabiliza uma atuação estratégica do RH.

O que é Smart Recruiting?

Em tradução literal, Smart Recruiting nada mais é do que o recrutamento inteligente. Mas, no software de recrutamento desenvolvido pelo Infojobs, o Pandapé, este termo além da simples tradução. Portanto, Smart Recruiting é a funcionalidade do ATS, que automatiza as atividades manuais do recrutador, com o objetivo de acelerar e automatizar os processos de recrutamento.

O Smart Recruiting, leva em consideração a inteligência que o sistema adquire quando o recrutador determina previamente os filtros e etapas do processo. Para isso, o mecanismo conta com o apoio da Inteligência Artificial. Essa funcionalidade permite que o recrutador seja mais estratégico, colocando foco nos projetos e trabalhos que requerem mais atenção e dedicação.

Por isso, para adotar o Smart Recruiting ou recrutamento inteligente é necessário utilizar as tecnologias certas para a automatização, garantindo a assertividade dos processos. Com essa funcionalidade no Pandapé é possível customizar, de forma personalizada, todas as etapas do processo.

  • Divulgação da vaga;
  • Triagem de currículos;
  • Testes para seleção;
  • Feedbacks automáticos.

Conheça todas as funcionalidades do Pandapé!

Além disso, outro ponto importante da otimização do processo com o Smart Recruiting é que essa dinâmica eleva o nível da jornada do candidato da sua empresa para um processo mais ágil e fácil, possibilitando abertura de novas formas de contratação.

Vantagens do Recrutamento Inteligente

smart recruting
Smart Recruiting tem foco em pessoas com o uso da tecnologia e dentre suas principais vantagens, temos:

Automatização do recrutamento: esse é o principal benefício do Smart Recruiting, contar com um software de RH que integra e automatiza todas as etapas do recrutamento.

Assertividade na contratação: ao agregar um ATS com Smart Recruiting a Inteligência Artificial é uma das ferramentas utilizadas, e assim, os recrutadores conseguem ser mais assertivos ao Fit Cultural.

Triagem de currículos: com o processo seletivo inteligente é possível filtrar os currículos, de forma automática, com regras de adequação, de acordo com as características e necessidades da vaga e da empresa.

Testes e entrevistas virtuais: com o Smart Recruiting os testes também entram em filtros automáticos que facilitam a seleção dos candidatos, além de permitir a vídeo entrevista que gera economia de recursos e tempo.

Comunicação integrada: além da automatização da triagem de currículos e teste o Smart Recruiting tem o diferencial de integrar a comunicação, seja entre recrutadores ou com os candidatos, tornando esse contato mais efetivo.

Jornada do candidato com Smart Recruiting

A jornada e experiência do candidato é um dos fatores mais impactados pela funcionalidade do Smart Recruiting, mas antes precisamos entender o que é este conceito e quais são os principais estágios.

A jornada do candidato, é o percursos que o profissional faz dentro do processo seletivo. Cada empresa constrói a jornada do candidato de acordo com suas necessidades, entretanto, a maioria são construídas a partir de 5 estágios importantes:

  • Consciência;
  • Descoberta;
  • Interesse;
  • Candidatura;
  • Seleção;
  • Contratação.

Sendo assim, esses estágios fazem parte do processo de recrutamento. Desde a atração deste candidato através da sua marca empregadora, até a contratação consolidando a experiência do candidato.

Porém, com o Smart Recruiting a jornada do candidato se torna mais ágil, dinâmica e amigável. Ou seja, o recrutamento inteligente que automatiza os processos seletivos de forma inteligente não é boa apenas para os recrutadores, mas também para os candidatos. E por consequência, o profissional que tem um contato positivo com a empresa passa a ser um potencial candidato pelo interesse na marca empregadora.

Clique para ver mais dicas sobre como gerenciar a marca empregadora!

Desenhando um processo com o Smart Recruiting

Em conclusão, antes de adotar um sistema de recrutamento e seleção com Smart Recruiting, o RH deve desenhar o processo ideal. Passando por todas as etapas, de acordo com as necessidades da empresa e analisando também as particularidades individuais de cada oportunidade, e indicando os profissionais envolvidos e tempo do processo.

De início defina por exemplo:

  • Etapas do processo seletivo;
  • Fluxo e ações dos candidatos.

Acima de tudo, ao falar dessa tecnologia o primeiro passo é estabelecer os critérios do processo seletivo. E com isso, possibilitar que tanto candidato, quanto recrutador compreenda o ritmo e dinâmica do recrutamento.

Solicite uma demonstração Pandapé e saiba como podemos te ajudar a criar um processo seletivo inteligente. Que utilize Inteligência Artificial, centralização de dados e automatização de processos em recrutamento e seleção.

Conheça o Pandapé