Já somos TETRACAMPEÕES na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Pandapé
RH Estratégico

Sistema de RH: como escolher um software de recrutamento?

Sistema de RH: como escolher um software de recrutamento?

A tecnologia já não é mais uma novidade dentro das empresas, principalmente após a pandemia de covid-19. A digitalização passou a fazer parte de todos os setores, e assim, o sistema de RH ganha destaque.

Com isso, graças ao uso do sistema de RH, o setor de recursos humanos deixou de ter um perfil burocrático. Para se tornar uma área estratégica, que impacta nos resultados das organizações. 

Porém, com tantas opções de software de RH, escolher a ideal pode não ser uma tarefa simples. Se essa é uma dificuldade na sua empresa, separamos neste artigo algumas dicas para escolher um sistema de RH que vão te ajudar!

Descubra quando sua empresa deve investir em um ATS

O que é um sistema de RH?

Um software de RH, também conhecido pelo termo técnico ATS (Applicant Trancking System), é um dos sistemas de RH mais usados no recrutamento e seleção, com o objetivo de otimizar e agilizar os processos.

Portanto, um sistema de RH conta com automatização das etapas do R&S, por meio de mecanismos de Inteligência Artificial, que entendem as necessidades da empresa e auxiliam os recrutadores na escolha do candidato ideal.

candidato ideal

Assim, com um sistema de RH, os recrutadores conseguem digitalizar todas as etapas do processo seletivo, incluindo todas as suas etapas, como:

  • Divulgação da vaga;
  • Triagem de currículo;
  • Análise de perfil;
  • Aplicação de testes;
  • Envio de feedback;
  • Admissão do candidato.

De forma geral, cada ATS de recrutamento pode apresentar diferentes funcionalidades e recursos. Porém, os principais sistemas de RH contam com a otimização dos pontos citados anteriormente para tornar os processos mais assertivos.

Além disso, um bom software de RH deve permitir que o profissional de recursos humanos personalize cada uma das etapas, a fim de gerar autonomia. 

Por que utilizar um sistema de RH?

Antes de contratar um sistema de RH é preciso ter claro quais as dificuldades operacionais do setor e o que o mecanismo pode entregar como vantagem.

É importante destacar que ao utilizar um software de RH a empresa está facilitando o dia a dia dos recrutadores. O que possibilita que o setor tenha mais tempo para ser estratégico.

As principais vantagens de um sistema de RH

Entre os principais benefícios de um ATS, podemos destacar:

  • Facilidade para encontrar o candidato certo;
  • Uso de tecnologia para automatizar etapas;
  • Centralização das informações;
  • Queda no turnover devido a assertividade das contratações.
  • Acompanhamento de produtividade e indicadores;
  • Autonomia para conduzir o processo;
  • Melhor experiência para os candidatos.
  • Disponibilização de dados para tomar decisões melhores.

Basicamente, um sistema de RH é capaz de otimizar, centralizar, humanizar e agilizar os processos do setor, o que impulsiona todas as atividades para além do recrutamento e seleção.

Como escolher um sistema de RH?

Se você chegou até esse texto, certamente já está nos momentos finais da sua escolha por um ATS, e já conhece os sistemas de RH mais usados, como o PandaPé. Agora, vamos te passar algumas dicas para completar a sua análise.

Identifique as necessidades do RH

Um sistema de RH tem como função atender as necessidades do setor, otimizando as etapas do recrutamento.

Por isso, é importante observar quais são as necessidades e onde é preciso de suporte. Assim, a escolha do software de RH será assertiva, de acordo com o que de fato precisa ser melhorado.

Outro ponto para se atentar é observar quais são os indicadores importantes para a empresa, dessa forma, com base nos objetivos do setor é possível pensar em quais recursos fundamentais em um ATS.

indicadores de rh

Defina requisitos fundamentais

Depois de entender as necessidades do RH e as metas da área, é preciso alinhar os requisitos que o software deve apresentar para ser de fato uma ferramenta útil.

Por exemplo, se a sua empresa tem problemas com a divulgação das vagas e atração de candidatos, um software com divulgação da vaga em diversos canais acesso a banco de currículos deve ser uma prioridade.

Além disso, tenha em mente que o software de RH deve ser um aliado do setor, e não uma ferramenta para complicar processos.

Análise as opções de ATS

Alguns softwares estão entre os sistemas de RH mais usados, por isso é fundamental comparar as ferramentas disponíveis, observando suas funcionalidades, vantagens e recursos.

Durante a sua pesquisa é possível acessar histórias de sucesso, ler publicações, analisar clientes, participar de reuniões de apresentação e de fóruns de debates com outros recrutadores, a fim de coletar opiniões reais sobre o software de RH.

Além disso, quando falamos de analisar os sistemas de RH é importante que os tomadores de decisões enxerguem o diferencial no ATS, como uma integração ou funcionalidade única.

Experimente antes de contratar

Essa regra vale para diversos serviços, e com sistemas de RH não é diferente, por isso busque softwares que contem com demonstrações e experimentações prévias da ferramenta.

Durante a demonstração analise também a usabilidade do ATS, facilidade de aprendizado com a interface e o suporte oferecido aos recrutadores para a implementação e também no dia a dia.

Agende uma demonstração gratuita 

Conheça o Pandapé

O Pandapé é um software de RH desenvolvido pelo Infojobs, sendo o único integrado ao maior banco de currículos do Brasil, com mais de 52 milhões de perfis cadastrados.

A tecnologia organiza e agiliza a gestão completa dos processos de recursos humanos (da atração ao recrutamento, admissão digital, e gestão de talentos), com ferramentas de tecnologia avançadas e completas.