[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recrutamento e Seleção

Como selecionar o candidato ideal à vaga de emprego?

Como selecionar o candidato ideal à vaga de emprego?

Realizar contratações eficientes e de acordo com o perfil da empresa é essencial para compor times qualificados, o que impacta no sucesso das organizações. Por isso, selecionar um candidato ideal é uma tarefa importante e que merece atenção do RH. 

Antes de tudo, é importante pensar que encontrar um candidato ideal vai além do recrutamento. Isso começa desde o momento que a empresa identifica necessidade de realizar uma nova contratação. 

Por isso, para que o setor de recrutamento e seleção tenha sucesso ao selecionar um candidato ideal é preciso definir todos os níveis do processo seletivo. Entender a vaga, desenhar o perfil do candidato ideal, alinhar expectativas e realizar testes. 

Portanto, contar com tecnologia para otimizar as etapas e realizar escolhas mais assertivas, eliminando vieses inconscientes, torna-se indispensável. Essa abordagem também contribui significativamente para a redução do turnover, embora não elimine completamente o fator de decisão dos recrutadores.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para facilitar o processo de seleção do candidato ideal para a vaga de emprego. Fique ligado para obter informações valiosas!

Como selecionar o candidato ideal de forma assertiva?

Como vimos, selecionar um candidato ideal à vaga de emprego é fundamental para o sucesso de uma organização, mas pode ser um desafio para o RH. Por isso, separamos algumas dicas para fazer a escolha certa. 

1. Entenda as necessidades da vaga

O primeiro passado para selecionar um candidato ideal de forma assertiva está ligado às necessidades da organização ao abrir uma vaga.

Ou seja, é importante que o RH entenda os detalhes da vaga, as funções que o novo colaborador irá exercer e as expectativas diante da contratação. Um bate-papo com o requisitante da vaga e uma análise de People Analytics podem auxiliar nesse processo. 

2. Desenhe o perfil do candidato ideal

Depois de entender as necessidades da vaga, é o momento de imaginar os atributos para o candidato desejado. Isso não significa que o profissional contratado terá exatamente todas as características. Porém esse detalhamento servirá de régua para a avaliação no momento de selecionar um candidato ideal.

Para isso, trace as competências técnicas, comportamentais, habilidades e também o perfil comportamental do candidato para preencher o cargo disponível. É com essas informações que o RH vai definir as etapas do processo seletivo, testes e a condução das entrevistas, com o objetivo de fazer uma análise adequada. 

Como escolher o Candidato Ideal

3. Escreva um bom job description

Ainda antes de entrar em contato com os candidatos, temos uma última etapa fundamental. Que é escrever o anúncio da vaga, ou job description, que será divulgado nos canais de recrutamento e redes sociais. 

Existem dois aspectos necessários para escrever um bom job description: o primeiro é apresentar a oportunidade de forma clara e objetiva. Em pesquisa realizada pelo Infojobs, 87% dos profissionais afirmam que preferem um anúncio de vaga completo. 

Na mesma pesquisa, 35,7% dos candidatos dizem que desistem de uma vaga em razão da divergência de informações entre a proposta e o contato com o recrutador. Por isso, é importante manter a coerência com as informações divulgadas. 

O segundo ponto para anunciar a vaga de forma assertiva é comunicar o perfil da empresa. Ou seja, usar uma linguagem verbal e visual que demonstre a cultura organizacional.

Ao fazer um job description detalhado e atraente, a empresa aumenta as chances de receber currículos que já se adequem às necessidades da vaga, reduzindo assim, o tempo de seleção.

4. Faça a triagem de currículos

Após receber os currículos, chega o momento de fazer os filtros de seleção. Essa é uma etapa fundamental para a selecionar um candidato ideal, uma vez que a partir da triagem o RH define quais são os perfis mais aderentes para seguirem no processo seletivo.  

O desenho da vaga e do perfil do candidato terá papel de destaque nessa etapa e nas próximas de avaliação, pois vão atuar como critérios para seleção do candidato. 

Portanto, o mapeamento deve ser realizado com base nas habilidades esperadas de acordo com as competências apresentadas. Quanto mais alinhado, maior a chance de selecionar um candidato ideal. 

5. Aplique testes assertivos para selecionar um candidato ideal

Depois que o candidato passa pela seleção inicial, é possível aplicar outros filtros para selecionar um candidato ideal, e os testes auxiliam o RH a fazer um filtro importante, a fim de passar para as entrevistas apenas os candidatos realmente aderentes.

Além de testes mais básicos como os de competências, escritas e idiomas, alguns softwares de recrutamento e seleção apresentam outras avaliações mais detalhadas. No Pandapé ATS, é possível avaliar o fit cultural dos candidatos, as habilidades comportamentais com o teste DISC, e também a integridade dos profissionais com o MIDOT.

Os segredos do Fit Cultural

6. Conduza boas entrevistas

Como um dos últimos momentos do processo seletivo está a etapa de entrevista, que é fundamental para que o RH conheça melhor os candidatos e avalie se todos os filtros anteriores foram de fato qualificados. 

Por isso, mesmo que a sua empresa conte com tecnologia para recrutamento, a seleção será sempre uma decisão do recrutador. 

Para conduzir uma boa entrevista, algumas dicas básicas devem ser levadas em conta, como: 

  • Estude a vaga e o perfil do candidato;
  • Deixe o profissional a vontade;
  • Fale sobre as expectativas da empresa;
  • Organize a entrevista com perguntas assertivas;
  • Forneça um feedback. 
Feedback no processo seletivo

Além disso, quando se fala da experiência do candidato, a entrevista é um dos principais momentos para o profissional de fato conhecer a empresa e criar as suas percepções, por isso é preciso conduzir de forma amigável e não intimidadora. 

7. Use tecnologia a seu favor para selecionar um candidato ideal

Contar com a tecnologia de recrutamento e seleção, como o Pandapé ATS, o software de recrutamento e seleção do Infojobs, é crucial para garantir perfis mais adequados à sua empresa. Essa tecnologia não só reduz os custos e o tempo das contratações, mas também mantém a qualidade do processo.

De forma simplificada, com o recurso de Smart Recruiting o recrutador consegue determinar previamente os filtros e etapas do processo, criando um fluxo automático para que o candidato avance de acordo com as informações no seu currículo, ou resultados em testes.

8. Bônus: Trabalhe a marca empregadora

Por fim, é importante lembrar da importância do Employer Branding para selecionar um candidato ideal. Embora não tenha relação direta com os processos seletivos, as ações de marca empregadora auxiliam a sua empresa a conquistar uma visibilidade positiva, e por consequência facilita a busca pelo candidato certo. 

Ou seja, quando os profissionais observam a sua empresa como um bom lugar para se trabalhar, os índices de candidatura aumentam, e os melhores talentos desenvolvem o desejo de ingressar na organização. 

Use o Pandapé ATS para encontrar o candidato ideal

Em resumo, o uso da tecnologia, como o Pandapé ATS, simplifica o processo de seleção, proporcionando eficiência e resultados de alta qualidade.

A inteligência artificial do software avalia candidatos com base em sua adequação à vaga, considerando experiência, conhecimentos e competências. Isso garante a identificação dos perfis mais alinhados com as necessidades da empresa, reduzindo custos e otimizando o tempo de contratação.

Solicite uma demonstração gratuita e personalizada para a sua empresa agora mesmo!

Saiba como selecionar o candidato ideal para a sua empresa!