Saiba tudo sobre Machine Learning e como usar em RH

As tecnologias estão revolucionando o desempenho da gestão de RH.

A influência da tecnologia está cada vez mais presente em nossa rotina, de diversas formas, facilitando e agilizando tarefas do dia a dia. Machine Learning, também conhecido como aprendizado da máquina, é uma solução digital cada vez mais comentada, tanto nos corredores das empresas quanto em situações cotidianas.

Por mais que pareça uma ideia de filme, já faz parte da nossa rotina e a complexidade dos sistemas que utilizam este método tem causando uma revolução em toda a sociedade, principalmente com relação ao nosso comportamento e a forma como consumimos bens e serviços.

Se quer entender qual é o potencial do aprendizado de máquina e o impacto que pode causar no ambiente empresarial, continue lendo. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre machine learning para ficar atualizado sobre o desenvolvimento dessa tecnologia!

MACHINE LEARNING: O QUE É?

Machine Learning é a capacidade da máquina de aprender através do cruzamento de dados e do comportamento humano.

De acordo com as pesquisas feitas e os filtros programados, a máquina passa a compreender o comportamento e quais os temas mais buscados e acessados pelo usuário. O processamento e o histórico dessas pesquisas, geram uma leitura de comportamento e, com isso, automaticamente a interpretação de que tipo de conteúdo o usuário está consumindo, por isso, faz com que conteúdos semelhantes fiquem em evidência. Ao aprender com o comportamento e ser treinada para entregar os melhores resultados, a máquina toma decisões assertivas e demonstra dados relevantes com base em sua programação.

Estes sistemas são capazes de analisar uma grande quantidade de dados por meio de métodos estatísticos e codificações que usam uma variedade de algoritmos para encontrar padrões no banco de dados. Com base nesses padrões, consegue fazer determinações ou predições. A sua principal característica, porém, é não precisar implantar repetidamente informações rotineiras no sistema: o próprio tem a habilidade de aprender com a análise de dados e executar tarefa com uma precisão cada vez maior.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MACHINE LEARNING E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Machine Learning faz parte da grande camada de possibilidades que a Inteligência Artificial oferece.  É a prática de usar algoritmos para coletar dados, aprender com eles, e então, oferecer informações de acordo com o interesse do usuário.

Ao invés de programar as rotinas de um software de forma manual, com uma lista específica de instruções para completar uma tarefa em particular, a máquina é “treinada” usando informações que dão a ela a habilidade de aprender como executar a tarefa.

IA – Inteligência Artificial –, visa construir máquinas inteligentes que podem reconhecer objetos, vozes, faces, solucionem problemas, tenham capacidade de planejamento e de manipular e mover objetos. Isso é possível a partir de uma programação prévia, realizada pelos seres humanos, que vão apresentar certas características para as máquinas, inserindo informações abundantes relacionadas a qualquer tipo de assunto.

A Inteligência Artificial é um primeiro passo, analisa os dados e fornece resultados rapidamente aos usuários. Já o Machine Learning baseia-se na aplicação de AI em uma segunda etapa que não apenas analisa dados brutos, mas procura padrões nos dados que podem gerar ainda mais insights.


CONHEÇA AS VANTAGENS DE USAR MACHINE LEARNING EM RH

Machine Learning aplicado em recursos humanos, permite que tarefas operacionais sejam feitas por máquinas, para que informações mais rápidas e assertivas cheguem aos recrutadores, tornando-os mais estratégicos na tomada de decisão no processo de recrutamento e seleção.

É possível mapear o desempenho de cada profissional com base nas tarefas e nos projetos executados por ele. Sua utilização oferece informações preditivas sobre o seu negócio e proporciona para o profissional de RH, uma oportunidade de aumentar a produtividade ao ajustar o perfil procurado com a função, e reduzindo custos com turnover, por exemplo.

São ações simples, mas capazes de melhorar todo o ecossistema, pois, ajuda a motivar, reter talentos e tornar as tarefas estimulantes para toda a equipe. Com o auxílio da ferramenta, é possível traçar o perfil comportamental dos colaboradores, destacar os pontos fortes de cada um e gerar valor não só para a empresa, mas para todos os envolvidos.

A ferramenta Machine Learning, é um processo neural, com base nas ações do ser humano. Uma solução que melhora os processos e os resultados de vários setores, incluindo, claro, o RH. Um meio facilitador na seleção de candidatos, principalmente para agilizar o processo de análise de currículos. Os algoritmos relacionam inúmeras variáveis, como preferências, características dos gestores e características peculiaridades da empresa. Sem contar com o alinhamento do perfil de candidatos para uma escolha mais assertiva.

Sugere ainda qual área cada colaborador tem maior probabilidade de desenvolver suas habilidades e competências. Possibilita, assim, que rotações e realocações melhorem a experiência dos colaboradores. E, ao mesmo tempo, o desempenho do negócio.

Com processos mais afinados, se torna mais assertivo e simples contratar e promover o crescimento profissional dos membros da equipe, sempre em busca dos melhores resultados e talentos.

É importante entender que Machine Learning é a capacidade das máquinas de se aperfeiçoarem de forma constante. Ou seja, é um ganho de otimização e eficiência contínuo. O PandaPé, software de recrutamento e seleção totalmente integrados com o banco de mais de 34 milhões de currículos do InfoJobs, oferece esta tecnologia.

De acordo com o comportamento do recrutador, as informações e programações que inclui na ferramenta, a capacidade de entendimento e a rede neural entram em ação e filtram, de maneira automática, os currículos com os perfis mais compatíveis com a vaga. Assim, otimiza o tempo do profissional de RH, agiliza a contratação e torna o processo de R&S mais assertivo e econômico.

Saiba tudo que Software de Recrutamento e Seleção PandaPé, oferece e como pode centralizar, humanizar e digitalizar o seu processo de R&S. Solicite agora mesmo uma demonstração e fique atento às novidades em nossas redes sociais.

Solicite uma demonstração