[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Pandapé
Recrutamento e Seleção

ATS: o que é e quais são os recursos do software para R&S?

ATS: o que é e quais são os recursos do software para R&S?

Nunca se falou tanto sobre na necessidade de tornar o RH mais estratégico, e como solução para isso, as empresas estão investindo em técnicas e softwares como o ATS. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, como digitalizar o setor de recursos humanos? Um ATS é realmente o melhor caminho para isso?

O fato é que a tecnologia é um grande aliado da equipe de recursos humanos para atender estas novas demandas. Logo, contar com ATS, ou seja, um programa especializado em recrutamento é a chave para agregar tecnologia ao setor.

Nesse cenário, um software de recrutamento é o fator transformador dos processos seletivos. Pois, irá permitir que a equipe de recrutamento otimize as etapas para realizar contratações mais assertivas e eficiente. E por consequência, desenvolver uma atuação mais estratégica.

Nesse artigo, vamos detalhar o que é um ATS, a importância de contar com essa ferramenta, os benéficos e como escolher um de acordo com as necessidades de contratação da sua empresa. Continue lendo e confira!

O que é ATS?

ATS é uma sigla para o termo em inglês “Applicant Tracking System”, que em tradução simples significa “Sistema de Rastreamento de Candidatos”.

Basicamente, essas três letras, A-T-S, resumem a complexidade de um software de recrutamento e seleção. Ou seja, uma tecnologia de automatização e Inteligência Artificial que tem o objetivo de auxiliar o setor de recursos humanos e

Em um software de recrutamento e seleção encontramos diversas funcionalidades que tornam os recrutamentos mais rápido e econômicos, reduzindo possíveis erros. Mas, a grande vantagem está em tornar o recrutamento inteligente, com o recurso de smart recruiting.

Em poucas palavras, em um ATS encontramos todas, ou a grande maioria das etapas de um processo seletivo, de forma digitalizada e automatizada.

Em um sistema ATS, é possível personalizar cada etapa, de acordo com a necessidade empresa e da vaga em aberto. Dessa forma, e com o uso do sistema, a inteligência artificial reconhece os candidatos com perfil mais adequado, facilitando a busca dos recrutadores.

Qual é a importância de um ATS?

Agora que você já sabe sobre o ATS o que é, vale ressaltar que o processo seletivo funciona como uma vitrine para as empresas. Afinal, esse é o primeiro contato efetivo dos candidatos com elas.

Logo, com a ascensão da digitalização e as novas gerações de profissionais, fica evidente a importância de as empresas serem digitais, e o recrutamento não pode ser diferente.

Nesse mundo cada vez mais digital podemos enxergar também a necessidade de agilidade nos processos. Dessa forma, vemos cada vez mais as corporações com uma atuação de Business Agility. Então, contar com um ATS permite que o setor de recursos humanos seja mais ágil nos processos seletivos, sem perder a qualidade.

Outro ponto para levar em consideração ao adotar ou não um ATS, é a garantira de uma contratação assertiva. Nos últimos anos, o comportamento dos candidatos mudou e isso pode levar a um aumento do turnover.

Como sabemos, um alto turnover é negativo para o desenvolvimento e sucesso das empresas, além de repercutir na reputação da marca empregadora. Por isso, é necessário encontrar o candidato certo, alinhado à cultura organizacional para evitar desligamentos.

Com isso, fica claro a importância da tecnologia de um ATS de recrutamento e seleção para solucionar esse problema e realizar contratações assertivas, a fim de construir equipes de alto desempenho. Além de reduzir custos com novos processos e contratações.

Como o ATS funciona?

O ATS funciona basicamente para transformar as tarefas manuais e burocráticas, em digitais e inteligente. A fim de, reduzir erros e viabilizar tempo para o planejamento e execução de outras atividades de forma mais estratégicas.

Uma das principais funções de um ATS é criar uma classificação automatiza com os candidatos aplicados em uma vaga. Ou seja, a ferramenta pontua os profissionais, de acordo com os testes, filtros e palavras-chaves, definidos previamente pelos recrutadores.

A Inteligência Artificial rastreia de forma automática nos currículos e o resultado os testes, ou avaliações dos profissionais responsáveis pela vaga, para entregar os perfis mais adequados para a vaga.

Vale ressaltar que a ferramenta não tem apenas a função de facilitar e automatizar as etapas do recrutamento. Alguns software, como o caso do PandaPé, também permitem a construção de um banco de currículos próprio e a identificação de profissionais que já participaram de outros processos.

Uma outra funcionalidade importante de um ATS é a disponibilização de dados do recrutamento que são fundamentais para uma atuação estratégica, como:

  • Status do processo seletivo;
  • Velocidade da contratação;
  • Atualização das vagas;
  • Evolução dos inscritos.

Vantagens de usar um ATS nos processos seletivos

Gestão do processo seletivo

O ATS possibilita a centralização de todas informações do processo seletivo, da divulgação de vagas até a contratação. Dessa forma, é possível ter acesso, reunir e organizar todos os indicadores para uma gestão otimizada e estratégica.

Melhor desempenho do processo seletivo

Uma melhor gestão implica diretamente em um melhor desempenho. Ou seja, ao recrutar com um ATS a equipe de recursos humanos consegue atingir um desempenho mais qualificado após: automatizar os processos, usar Inteligência Artificial e padronizar a comunicação entre recrutadores e gestores.

Economia de recursos com o recrutamento

Não há dúvidas que uma gestão eficiente dos processos de recrutamento e seleção resulta em uma economia de recursos. Mas, além disso, o processo seletivo com um ATS diminui os gastos ao encontrar o candidato ideal de forma mais rápida e assertiva, reduzindo o turnover.

Melhora a experiência do candidato

Esse é um ponto fundamental para a reputação da marca empregadora, e com o recrutamento online e a utilização de um ATS a experiência do candidato pode ser trabalhada de diversas formas.

Além da digitalização e da interação, o feedback e a atualização sobre o processo se tornam mais efetivo com automatização. Assim, o ATS evita que falhas na comunicação com os candidatos aconteçam.

Integração com diversos canais de divulgação

Outra vantagem do recrutamento com um ATS é estar conectado aos principais de comunicação para a divulgação das vagas, seja os jobsites ou redes sociais. Aqui, devemos pensar que essa integração é importante para a agilidade dos processos.

A possibilidade de publicar a mesma vaga em diversos canais irá atrair um número maior de candidatos, além disso possibilita a escolha da plataforma ideal de acordo com o perfil desejado.

A integração do ATS com plataformas de emprego é também uma vantagem, tanto na divulgação, quanto na atração dos candidatos. Ou seja, se o software está conectado com uma base de currículos expressiva, um número maior de profissionais será contatado.

Atualmente, o banco de currículos do Infojobs conta com mais de 37 milhões de perfil, sendo a maior base do Brasil, e o Pandapé é o único com essa integração.

O Pandapé ATS publica vagas em mais de 18 canais com apenas 1 clique

Redução do turnover

Estar atento a taxa de turnover é uma das principais questões do setor de recursos humanos. Mas ao recrutar de forma assertiva com um ATS, a rotatividade tende a diminuir, e dessa forma a produtividade da empresa se torna mais consistente.

Como escolher um ATS?

Depois de conhecer as funcionalidades de um ATS e a importância de recrutar de forma digital, chegou o momento de entender como escolher o melhor software de recrutamento e seleção, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Primeiro, estruture cada etapa do processo de recrutamento e seleção, dessa forma você poderá analisar qual ATS é mais adequado é completo.

Outro ponto relevante é a capacitação da equipe, para que o software seja um aliado dos recrutadores é preciso que todos sejam treinados e entendam as funcionalidades que irão auxiliá-los. Por isso, ao contratar um parceiro para fornecer um ATS certifique-se que terá acesso a um bom suporte de atendimento.

Alguns pontos para levar em consideração ao escolher um ATS:

  • Suporte do fornecedor;
  • Disponibilização de dados do RH;
  • Inteligência Artificial;
  • Smart Recruiting;
  • Conexão com as redes sociais e jobsite;
  • Comunicação integrada no ATS;
  • Vídeo entrevista;
  • Feedback automatizado;
  • Integração com canais de comunicação;
  • Teste comportamentais;
  • Recrutamento interno;
  • Custo do ATS.

Seja detalhista ao pensa nessas questões, e assim poderá contratar o melhor ATS.

Como um ATS pode ajudar o seu RH

O quanto tempo, produtividade e dinheiro são recursos importantes para a sua empresa? Se a sua resposta é “muito”, um ATS pode ser o caminho para melhorar essas questões.

O sistema ATS é fundamental para poupar recursos financeiros e ganhar qualidade nos processos seletivos, além de melhor a experiência dos candidatos e dos recrutadores.

Dessa forma, em vez de perder tempo com tarefas burocráticas e manuais do dia a dia, os profissionais de RH podem focar no que mais importa: as pessoas.

Conheça o Pandapé ATS!

Com o Pandapé ATS, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, é possível digitalizar e gerenciar todas as etapas do processo seletivo.

A ferramenta funciona para automatizar as atividades que eram manuais, a fim de torná-las mais ágeis e eficientes. Tudo isso de forma segura, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e com o objetivo de eliminar possíveis erros e contratações não alinhadas.

Um dos diferenciais do Pandapé ATS é a Inteligência Artificial, que aprende e mapeia cada contratação realizada na plataforma. Assim, o sistema reconhece quais são os candidatos adequados para a empresa, de acordo com o perfil de cada vaga, e com as informações pré-definidas para a triagem automática.

Além disso, com o Pandapé é possível aplicar avaliações de lógica e comportamentais, desenvolvidas em parceria com a JobCoach, para que o ATS crie um ranking de aderência ao Fit Cultural de acordo com os resultados.

Ou seja, o sistema entrega aos recrutadores os perfis mais preparados e adequados para a expectativa da empresa e necessidades da vaga.

Outra vantagem é a integração do ATS com o WhatsApp e outros canais de comunicação, essas funcionalidades e a vídeo entrevista potencializam a experiência do candidato. Bem como, impulsionam contratações ágeis e assertivas, afinal em poucos cliques é possível conhecer melhor o candidato e solicitar avaliações, tudo de forma digital.

Por fim, o Pandapé ATS disponibiliza de forma automática diversas informações importantes para gerenciar os processos. Com os resultados e KPIs em mãos o departamento consegue planejar ações que vão de fato contribuir para melhorar os processos seletivos, além de reduzir custo e tempo.