Saiba, de uma vez por todas, como atrair e reter talentos na prática

Descubra o que a sua empresa NÃO pode deixar de lado quando pensa em estratégias e ações para atrair e reter bons profissionais.

A Gestão de Pessoas e o Employer Branding são temas bastante comentados e permeiam a rotina e os desafios dos profissionais de recursos humanos, pois estão à frente do planejamento e implementação das práticas que tem como premissas a potencialização dos capitais humanos, melhoraria contínua para tornar o dia a dia no trabalho mais agradável e positivamente desafiador. Essas ações têm o intuito de reter bons profissionais, pois é somente com pessoas engajadas que a empresa conquista o sucesso.

Direcionar a visão para a evolução e bem-estar das pessoas, as torna as principais embaixadoras da sua marca, demonstra como e o que a sua empresa valoriza e desperta o sentimento de pertencimento de candidatos e colaboradores.

Em meio a concorrência cada vez mais acirrada e o dinamismo do mercado, os talentos buscam participar ativamente da ascensão das empresas nas quais mais se identificam. E neste contexto, as organizações buscam acompanhar as tendências, as alterações de perfis dos candidatos e se tornar a primeira opção na busca de profissionais como uma boa marca empregadora.

ATRAIR E RETER TALENTOS NA PRÁTICA

Sabemos da importância de atrair e reter profissionais para o desenvolvimento das corporações. Mas este processo e ações devem ser colocados em prática desde o primeiro contato com a empresa, ou seja, sempre visar a experiência dos candidatos e a qualidade da interação entre profissionais e organizações.

Reunimos formas para encantar, gerar o sentimento de pertencimento e identificação dos profissionais. Confira!  

CANAIS DIGITAIS – Não é novidade para ninguém que as redes sociais são ferramentas bastante exploradas pelas empresas.

Manter o site, páginas públicas, o ‘’trabalhe conosco’’ e as redes sociais com a mesma identidade visual e atualizadas com as últimas novidades geram aproximação e associação. Ou seja, as pessoas reconhecerão facilmente ações da sua marca ou quando forem impactados por notícias e mídia espontânea.

Os canais digitais proporcionam diversos formatos para se comunicar, expor informações sobre a empresa e melhorar a comunicação, como por exemplo: FAQ (frequently asked questions, mais conhecido como perguntas frequentes), informações na página ‘’sobre nós’’, missão, visão e valores, produtos ou serviços, promoções. Além de demonstrar como a sua empresa valoriza e trabalha o Employer Branding com vídeos institucionais e internos, fotos, ações de endomarketing, premiações, benefícios e a lista vai longe…

É perceptível o quanto as redes sociais, em poucos cliques, podem ser utilizadas para conquistar vantagem competitiva e lucratividade.

GESTÃO DE PESSOAS – A gestão de pessoas está associada ao cuidado e a capacitação dos funcionários. As práticas de gestão visam o bem-estar, desenvolvimento, a qualidade de vida no trabalho, a facilidade no dia a dia dos colaboradores e a experiência do candidato.

Para que a gestão de pessoas funcione, o RH precisa atuar ativamente e conhecer as oportunidades da empresa como um todo e, assim, adequar os profissionais no setor e cargo compatível com seus conhecimentos técnicos e habilidades.

Vale ressaltar que as metodologias, técnicas e estratégias desenvolvidas pelo RH devem estar claras para os outros setores e líderes, para que, em conjunto, possam colocar em prática ações com foco na administração e aperfeiçoamento contínuo dos capitais humanos.

COMUNICAÇÃO – Priorizar a comunicação direta e constante gera o sentimento de valorização, nivelamento, credibilidade e tornam as pessoas mais comprometidas e engajadas, além de contribuir diretamente para ascensão da empresa.

Para atração, a comunicação é facilitada pelos canais digitais, como destacamos acima, e no processo de R&S. Os candidatos precisam associar a marca de acordo com a comunicação já divulgada nas redes e as informações passadas durante o processo seletivo. É preciso notar a semelhança para passar transparência e criar identificação. Mantenha-os informados de maneira detalhada e clara sobre a esteira que percorrerão no processo.

Já para a retenção, a nossa dica é manter a comunicação transparente e ética do princípio ao fim. Fale sobre projetos importantes, inclua os colaboradores na tomada de decisão, comente e comemore as conquistas, reforce onde a empresa está, onde deseja chegar e como fará para chegar lá.

FEEDBACKSContribuem demais para a relação saudável entre empregado e empregador.

Durante o processo de R&S, sabemos que os candidatos desejam saber sobre o seu desempenho em cada etapa, por isso, não deixe de fornecer retornos positivos ou negativos, mas sempre construtivos.

Já dentro da sua empresa, os colaboradores prezam por crescimento pessoal e profissional e buscam uma figura na qual possam se inspirar e trocar experiências. É de suma importância manter uma relação em que o diálogo, orientação, reconhecimento e transparência se façam presentes.  

AH! Fale, mas também escute. Torne os canais de comunicação sempre aberto aos funcionários.

EMPLOYER BRANDING Por mais que o objetivo central seja manter o clima organizacional harmônico e tornar a empresa um bom lugar para trabalhar, os times de RH estão entendendo o potencial do efeito que pode causar fora da organização. Ou seja, tornar a empresa como primeira opção para os candidatos no mercado de trabalho, melhorar a satisfação e visibilidade.

Em termos simples, ações voltadas para fortalecer a marca empregadora, agregam valores para os funcionários, que por sua vez demonstram satisfação interna e externamente e as empresas podem aproveitar para divulgar em seus canais. Torna-se um fluxo natural e voluntário: a empresa passa a ser reconhecida pelo que representa para os colaboradores.

PLANO DE CARREIRA – Profissionais comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, buscam empresas nas quais ofereçam oportunidades de aprendizados constantes, atualizações sobre temas pertinentes ao seu departamento e promoções. Por isso, desenvolva uma boa estrutura de plano de carreira.

O plano de carreira evidencia o quanto a empresa valoriza o desenvolvimento das pessoas e acredita no potencial dos colaboradores. Além de ajudar – e muito – na retenção de profissionais talentosos.

BENEFÍCIOS EMPRESARIAS – Os critérios para aceitar ou não uma proposta de empresa mudou e os benefícios empresarias se tornam prioridade. A justificativa é que representam a valorização, capacitação e a preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores.

Os benefícios empresariais oferecem, sobretudo, economia de salário, enriquecimento cultural e bem-estar aos colaboradores.  

Além de oferecer uma boa variedade de atrativos, é importante distinguir quais proporcionar para as pessoas corretas, ou seja, de acordo com o nível de atingimento de metas e performance apresentada. Listamos quais são os benefícios mais esperados e valorizados pelos profissionais aqui.

COMPATIBILIDADE COM O MERCADO – É preciso se adaptar para se manter competitivo no universo corporativo. Mas, ainda assim, é preciso estar, pelo menos, compatível com o mercado, não é mesmo?

O salário justo ainda enche os olhos dos profissionais. Por isso, pesquise, questione e oferte um salário compatível com as atividades do colaborador e que, somado aos benefícios oferecidos pela empresa, se destaque em relação aos concorrentes.

TECNOLOGIA A FAVORA tecnologia já está aí, escancarando portas e demonstrando incontáveis leques de possibilidades, transformando setores e agilizando processos.

Na atração de talentos, por exemplo, a tecnologia pode ser usada para acelerar o recrutamento e seleção, proporcionar dinamismo e inovação, testes diferenciados, gamificação, vídeo entrevista, dentre tantas outras opções. O contato com a sua empresa passa a ser uma experiência e, o melhor de tudo, positiva.

Na retenção de profissionais, a tecnologia também pode ser bastante explorada. Aplique treinamos, workshops e conteúdos através de uma plataforma online e acompanhe o nível de engajamento e conclusão dos colaboradores.

CAPACITAÇÃO GESTORES – Os colaboradores buscam referência e, além disso, necessitam de um facilitador em seu dia a dia que contribua para otimizar e agilizar processos, os desenvolvam, dê direcionamento e saibam reconhecer um bom trabalho. Investir na liderança os torna mais preparados para lidar com conflitos e desenvolver pessoas.

R&S ESTRUTURADO E DIGITAL – Ao iniciar um processo seletivo, tanto empresa quanto candidatos se preparam para este momento. Por isso, estruture um processo que eleve a importância da experiência do candidato e otimize o tempo do recrutador. Veja como escolher o profissional ideal e como entrevistar um candidato a emprego.

Aposte também em usar softwares para centralizar informações. Há muitas plataformas com foco em Departamento Pessoal que agilizam a contratação, tanto na solicitação dos benefícios quanto as documentações dos novos funcionários.

E com um sistema de recrutamento e seleção, é possível digitalizar e humanizar o processo. O PandaPé permite melhorar e tornar mais assertiva a triagem de CV, através de filtros específicos, melhorar a experiência dos profissionais com a programação de etapas, e disparo automático de comunicação e testes diversos. O Software de Recrutamento e Seleção desenvolvido pelo InfoJobs, proporciona o gerenciamento da página ‘’trabalhe conosco’’, desenvolvimento de estratégicas de recrutamento e melhoraria na reputação da sua marca empregadora. Além disso, integra com outros softwares, como o exemplo citado acima de uma plataforma de DP.

Também otimiza o tempo do recrutador, pois mantém as principais informações do recrutamento e seleção centralizados em um dashboard, onde é possível gerar relatórios de perfil do candidato e performance do time de RH. Com o PandaPé, o recrutador alcança o maior número de candidatos de maneira mais rápida e qualificada através da multipublicação.

Dá pra acreditar o quanto um software de R&S pode tornar a sua empresa mais tecnológica e atuar na retenção de profissionais? Conheça agora mesmo todas as vantagens que o PandaPé oferece para a sua empresa. Solicite uma demonstração e fique de olho em nossas redes sociais.

Solicite demonstração