[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
RH Estratégico

ROI no RH: o que é, qual a importância e como calcular

ROI no RH: o que é, qual a importância e como calcular

Mensurar o ROI é uma maneira de tornar o RH mais estratégico e justificar os investimentos da área

Você já deve ter ouvido que o setor de RH deixou de ser uma área tradicional e burocrática para se tornar parte estratégica das empresas. Mas pouco se fala como isso funciona na prática, e principalmente como essa transformação acontece.

Qualquer área que deseja se tornar estratégica precisa ser orientada por dados, com resultados reais e comprovados, e no RH, mensurar o ROI pode ajudar a chegar a esse cenário.

O ROI é uma ferramenta fundamental quando falamos de RH estratégico, mas é comum que muitos profissionais ainda não saibam sua importância e como calculá-lo. Neste conteúdo, você aprenderá o que é ROI, como calcular o ROI no RH e muito mais!

O que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para o termo Return On Investment, que em tradução literal significa Retorno Sobre Investimento. Essa ação tem como objetivo mensurar o percentual dos resultados financeiros de uma área ou até de uma ação.

Ou seja, o ROI tem como função calcular o dinheiro que entra e quanto sai em cada operação, indicando quais são os lucros ou prejuízos efetivos de acordo com o investimento feito.

Dessa forma, o ROI é um KPI importante para o RH, uma vez que auxilia no controle e otimização dos recursos financeiros do setor. 

Afinal, a partir disso, é possível observar se os investimentos aplicados são viáveis e justificar determinadas estratégias, seja para recrutamento, gestão de pessoas ou reputação da marca empregadora. 

Quais áreas podem calcular o ROI?

O cálculo de ROI é muito importante para diversas áreas de uma empresa, pois ele pode servir como base para a tomada de decisões e criação de estratégias. Entre os setores onde o indicador é mais utilizado estão respectivamente:

  • Marketing: normalmente utilizado para medir o retorno de campanhas publicitárias e de mídia paga;
  • RH: serve para mensurar os resultados de recrutamento e outras ações que demandaram investimentos financeiros;
  • Financeiro: para detalhar o quanto foi agregado ou perdido na empresa como um todo;
  • TI: para analisar se o investimento em ferramentas tecnológicas tem sido efetivo.

Como calcular o ROI?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como calcular o ROI do RH. O fato é que existem algumas maneiras de realizar o cálculo de ROI, no entanto, a fórmula mais simples é a seguinte:

ROI = Receita – Custo/Custo

Portanto, na prática, se a empresa investiu R$ 5 mil em uma determinada atividade e após essa ação observou o lucro de R$ 15 mil, temos o seguinte cálculo:

ROI = (15.000 – 5.000)/5.000

ROI = 2

Ou seja, o retorno sobre investimento foi duas vezes maior que o valor inicial, isso porque pagou os custos da operação e gerou o dobro de lucro. 

Para obter o lucro em porcentagem (%), basta multiplicar por 100 o valor final. Exemplo:

ROI (%) = 2 x 100 

ROI = 200%

Talvez faça sentido pelo menos um H3 com a lista de possíveis gastos para incluir no cálculo do ROI do RH

Investimentos a serem considerados no ROI no RH

Todas as atividades do RH podem ser mensuradas no cálculo do ROI, mas na prática programas curtos e pontuais podem ser desconsiderados na avaliação.

No geral, é importante considerar os gastos e impactos de ações voltada para:

  • Recrutamento e seleção;
  • Contratação;
  • Retenção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Feedbacks;
  • Engajamento e valorização.

Além disso, pode ser levado em consideração os investimentos feitos no próprio RH, como a contratação de um colaborador, treinamentos ou a contratação de uma ferramenta para facilitar os processos.

Por que mensurar o ROI no RH?

Agora que você já sabe o que é ROI, é importante entender também porque essa ação é cada vez mais essencial para o RH.

Mensurar o ROI do RH tem como principal objetivo acompanhar os resultados da área com base no retorno financeiro e justificar para a empresa os investimentos feitos na área. Além disso, podemos citar outros motivos para acompanhar esse indicador:

Atuação estratégica

Com base nos dados e no ROI, é possível entender quais ações geram retorno direto e quais não estão sendo positivas dentro do RH. 

A partir dessas informações, o gestor consegue tomar decisões assertivas e embasadas para realizar um planejamento coerente e estratégico. 

Definir metas reais

O ROI no RH também pode ser uma forma para entender quais são as metas alcançáveis do setor. Com base nessa análise, é possível observar melhor a realidade da área e quais são os desafios enfrentados para manter o ROI sempre positivo. 

Justificativas financeiras

Por não se tratar de uma área com impacto claro nos resultados financeiros, o RH enfrenta desafios ao propor ações que dependem de recursos financeiros. 

Porém, com o cálculo do ROI, é possível obter argumentos com base em dados que mostram o real impacto monetário de determinada atividade. 

Reconhecimento para o RH

Se os dados financeiros são efetivos para argumentar, eles também impulsionam o reconhecimento da área. 

Com o ROI no RH positivo fica claro o desempenho do setor e quais são os objetivos e resultados entregues para a empresa, assim, o setor ganha visibilidade uma vez que interfere nos lucros. 

ROI e Payback: qual a diferença?

Embora ROI e payback sejam indicadores que levam em consideração o retorno sobre investimento, eles possuem diferenças em seu uso.

O payback é analisado no que diz respeito ao tempo de retorno do investimento. Ou seja, analisa se aquelas ações tiveram retorno a curto, médio ou longo prazo.

Enquanto isso, o ROI demonstra o quanto a empresa ganhou ou perdeu sobre o investimento como um todo, independente do tempo do projeto ou ação.

Assim como o cálculo de ROI, a fórmula do payback também é simples:

PAYBACK = total investido / lucro líquido e a do ROI

Como a tecnologia pode melhorar o ROI no RH da sua empresa 

A tecnologia é uma grande aliada do RH, principalmente para otimizar processos e economizar recursos, por isso tem impacto direto no ROI do setor.

De forma objetiva, é possível afirmar que uma ferramenta de recrutamento e seleção reduzirá o tempo de contratações.

Além disso, apresentará profissionais mais alinhados ao perfil da empresa, promovendo contratações mais assertivas, que consequentemente diminuirá o turnover.

Assim, os benefícios de um software como o PandaPé podem ser analisados no ROI de diversas maneiras, direta ou indiretamente. 

Além disso, com o ATS ainda é possível encontrar de forma simples e organizada em dashboards, dados essenciais como turnover, SLA e tempo de contratação, para o cálculo final do ROI.

Solicite uma demonstração gratuita e veja como funciona.

Acelere os processos de Recrutamento & Seleção