RH Estratégico

Reinvenção do RH: como deve ser a mudança em tempos de crise?

Reinvenção do RH: como deve ser a mudança em tempos de crise?

Entenda a importância da reinvenção do RH, com os novos desafios para a rotina do setor durante e após a pandemia de COVID-19, e outras crises

A crise do coronavírus apresentou uma nova realidade as empresas, como a digitalização, o trabalho home office e a inovação nos processos. E por isso, a reinvenção do RH é tão importante, sendo o setor, peça fundamental para a adaptação e mudança de mindset das equipes.

Nesse cenário, empresas com o mindset tecnológico e com propósitos bem definidos, possuem maior capacidade superar a crise. Atualmente, a tecnologia é uma realidade fundamental para manter as atividades. Mas, principalmente um diferencial competitivo que gera economia, agilidade nas demandas, maior entrega e principalmente visão estratégica.

A pandemia também reforçou a importância de cuidar do capital humano corporativo. Reforçando que são as pessoas que fazem os negócios funcionarem, e a reinvenção do RH se faz necessária, para criar o sentimento de pertencimento.

Saiba como o bem-estar no trabalho influência a produtividade

Com as mudanças de comportamento dos consumidores, colaboradores e candidatos cabe ao setor de recursos humanos promover a reinvenção do RH, e dos processos para atender as novas demandas.

A importância da reinvenção do RH e a missão do setor

Os processos de recrutamento e seleção, são as principais atribuições confiadas ao setor de recursos humanos, mas não são as únicas atividade. Existem muitas outras funções que o RH desempenha, e são fundamentais em momentos de crise. Hoje, a reinvenção do RH deve acontecer pensando no colaborador e nos processos digitais.

O profissional de recursos humanos tem como tarefa importante zelar pelo clima organizacional, valores e propósito da organização. Por isso, realizar contratações alinhadas ao fit cultural é o primeiro passo para superar as crises.

Para preservar a empresa durante as crises, a reinvenção do RH deve levar em consideração a valorização dos colaboradores. Promovendo ações de integração e capacitação, além de pesquisas para avaliar a satisfação dos funcionários com o objetivo de preservar o bem-estar e clima organizacional.

Tudo isso influencia em outro aspecto que o setor de recursos humanos tem atuação fundamental, a reputação da marca empregadora. São os pequenos detalhes, que fazem a reinvenção do RH acontecer, tonando a equipe estratégica para o sucesso das empresas.

Como mencionamos, experiências e comportamentos mudam com frequência, e assim, é preciso promover uma reinvenção do RH também. A fim de, desempenhar seu papel em todos os quesitos importantes para integrar empresas e pessoas. Ou seja, cada vez mais o setor deve deixar de ser operacional, e ocupar um lugar estratégico.

Em um novo normal, como impulsionar a reinvenção do RH?

Nunca se exigiu tanto do setor de recursos humanos, são momentos de dificuldade para manter o engajamento e cuidar da saúde mental dos colaboradores. Mas essa é uma preocupação que deve se manter após a crise, então quais são os pontos importantes para a reinvenção do RH?

Reinvenção do RH para um setor estratégico

A visão estratégica da equipe de recursos humanos é fundamental para que as empresas superem as crises. Em momentos que muitas organizações congelam as vagas o setor deve focar suas energias para rever as metas e planos de desenvolvimento.

Muita coisa tende a mudar então é preciso trabalhar o crescimento dos funcionários, manter a produtividade e reduzir custos de forma assertiva. Assim, a reinvenção do RH pode impulsionar mudanças para que a crise tenha os menores impactos possíveis.

Comitês para a gestão de crise

Muitas empresas já possuem comitês específicos para os momentos de crise, embora não seja possível prever uma instabilidade, esse tipo de grupo tem atuação certa. Outras empresas criaram o comitê de gestão da pandemia para desenvolver ações nesse cenário e assim, se adequar. Aqui, a reinvenção do RH está relacionada a atuação, que deixa de ser apenas para os processos de recrutamento e seleção.

Com a retomada, é importante que uma equipe seja responsável por analisar as consequências e medidas que devem ser adotadas para preservar os colaboradores. Na pandemia, questões como distanciamento, higiene, triagem e acesso aos locais, merecem atenção, o retorno deve ser detalhista e pensada para cada área.

Atenção aos colaboradores

Esse é um ponto importante para a reinvenção do RH, como citamos anteriormente, cada vez mais o mercado irá exigir que as empresas valorizem seus funcionários. Em um mundo pandêmico, ou durante qualquer outra crise, as empresas estão ameaçadas e por isso olhar com atenção pra os colaboradores.

O trabalho remoto foi adotado, e futuramente uma retomada aos escritórios, nos dois contextos o setor de recursos humanos precisa reforçar as ações para os colaboradores. É preciso criar formas de interagir, adotar medidas para aproximar o capital humano da marca e desenvolver o sentimento de pertencimento.

A tecnologia para RH é o principal aliado, mas a criatividade deve ser levada em conta, tudo respaldado em pesquisas de clima, para entender a percepção dos colaboradores. Treinamentos, reuniões sobre os mais variados assuntos, atividade de descontração, palestras sobre temas pertinentes como produtividade e saúde mental, são ações de baixo custo que acolhem e integram as pessoas.

Inovação e apoio com os novos formatos

A criatividade e novas ferramentas são uma peça importante para manter os colaboradores engajados e produtivos. Com as crises o setor de recursos humanos deve se apoiar em novas formas de gerenciar as equipes, para melhoria comunicação e controle de metas.

As novas tecnologias impactam diretamente em novos comportamentos, que podem contar com boa adesão, ou não, dos colaboradores. Por isso, a área de recursos humanos deve atuar com o suporte e apoio nessas mudanças. Dessa forma, o mindset da empresa começa a ser alinhado a digitalização das atividades, reforçando sempre as vantagens da inovação, como a redução de custos, agilidade e maior assertividade.

Digitalização e reinvenção do RH

Essa é uma realidade que irá fazer toda diferença para o processo seletivo, durante o distanciamento social e após a crise. Não sabemos quando será realmente seguro sair as ruas, então para não expor funcionários e candidatos aos possíveis riscos, o recrutamento digital é a melhor solução. Logo, a reinvenção do RH deve abranger a capacitação dos recrutadores para a realidade das ferramentas tecnológicas.

As vantagens do recrutamento digital vão além distancia causada da pandemia. Com o Pandapé ATS, desenvolvido pelo Infojobs, é possível encontrar o candidato certo com os filtros de triagem, otimizar os processos burocráticos e economizar recursos, graças a Inteligência Artificial. Tudo de forma integrada com os responsáveis pela vaga, além de proporcionar uma experiência única e inovadora para os candidatos e recrutadores.

Em momentos de crise, é preciso organizar a rotina com as mudanças, proporcionando uma boa experiência aos candidatos e colaboradores, mesmo que reduzindo custos. O setor de recursos humanos tem a função de alinhar essas transformações ao propósito da empresa, com o apoio da tecnologia e atenção ao engajamento e saúde mental.

Os novos formatos atendem não somente os momentos de crise, mas também uma realidade de pós-pandemia, por isso a reinvenção do RH é fundamental para que o setor possa lidar com as tecnologias disponíveis e preservar a marca empregadora.

Pandapé ATS - Reinvenção do RH