Já somos TETRACAMPEÃO na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Como tornar o recrutamento online mais eficiente

Como tornar o recrutamento online mais eficiente

A transformação digital no setor de RH ganhou velocidade nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, e com isso, o recrutamento online se tornou ainda mais praticado.

Já é possível dizer que o recrutamento e seleção online é um movimento inevitável, uma vez que ele traz muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os candidatos, principalmente quando se trata de economia de tempo e recursos financeiros.

Embora recrutar online seja uma tarefa mais simples do que no modo tradicional, ela requer organização e, até mesmo, a implantação de determinadas ferramentas que otimizam ainda mais esse trabalho.

Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto neste artigo. Acompanhe!

O que é recrutamento online?

Recrutamento online é quando o principal meio de contato entre a empresa e os candidatos é feito pela internet durante o processo seletivo.

Normalmente, essas atividades acontecem por meio de plataformas de recrutamento e seleção online, como o Pandapé ATS, que centralizam o processo seletivo, promovem a triagem de currículos, entrevistas, testes e comunicação unificada em todas as etapas, tudo de forma digital.

Ainda que o processo seletivo online traga diversos pontos positivos para a busca por candidatos, é importante que as empresas saibam utilizá-los da maneira correta. Afinal, a impessoalidade que pode ocorrer nesse tipo de ação é, muitas vezes, um fator negativo para os candidatos.

Antes de iniciar o recrutamento digital, é essencial que os recrutadores passem por um treinamento com a ferramenta contratada, visando extrair uma experiência positiva dessa atividade.

Recrutamento online em tempos de pandemia

Não é novidade para ninguém que a pandemia transformou a digitalização de diversos setores nas empresas, e no RH isso não foi diferente. O recrutamento online se tornou uma necessidade, principalmente para evitar o contato físico.

Mas não para por aí. Segundo um estudo da Delloite, 73% das empresas consideram o RH digital algo importante, e na América Latina, esse percentual é ainda maior: 81% concordam com o dado.

Ainda de acordo com o estudo, 56% das empresas já estão reformulando os seus processos de RH e tornando-os digitais. Portanto, esse novo normal permanecerá também após a pandemia, uma vez que ele faz parte também da estratégia de competitividade das empresas.

Afinal, a tecnologia faz parte da rotina da grande maioria das empresas e pessoas, uma vez que possibilita mais liberdade geográfica, economia de tempo, agilidade nas tarefas e muito mais.

motivos para digitalizar o rh

Principais benefícios do recrutamento online

Apesar do principal objetivo do recrutamento online ser a contratação de novos colaboradores, essa atividade também contribui positivamente com outras questões dentro das companhias.

Sem dúvidas, as principais vantagens do processo seletivo online são:

  • Flexibilidade;
  • Alcance maior de candidatos;
  • Liberdade geográfica;
  • Economia de tempo;
  • Economia de investimentos;
  • Assertividade nas contratações.

Além desses, há alguns outros pontos positivos que citaremos a seguir:

Avaliações mais aprofundadas

Além da análise do currículo e do perfil, no recrutamento online é possível aplicar testes e provas que auxiliam a entender melhor as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais.

Diferente do que se imagina, essas avaliações não precisam ser cansativas e com grande duração, simplesmente pelo fato do candidato estar à distância e ter mais tranquilidade para realizá-los. 

Com a gamificação, por exemplo, é possível tornar essas etapas mais interativas, interessantes e assertivas.

gamificação

Triagem de currículos mais eficiente

Com a triagem de currículos disponível em um software de recrutamento e seleção como o Pandapé, é possível acelerar o encontro do perfil ideal de candidato a partir de um ranking criado pela Inteligência Artificial.

Além disso, se preferir, com o Pandapé ATS o recrutador também pode fazer a busca ativa entre os mais de 52 milhões de currículos presentes no Infojobs. Vale ressaltar que esse é o maior banco de currículos do Brasil, e o  Pandapé ATS é o único que possui essa integração.

Redução do SLA

Com a tecnologia certa, todas as etapas do recrutamento online podem ser ainda mais otimizadas. Com o Pandapé ATS, a Brasil Risk, por exemplo, reduziu o tempo de aprovação das vagas de 15 dias para 48 horas, e obteve uma redução de 78% no SLA, passando de 23 para apenas 5 dias.

Outro case de sucesso com o software é o Grupo Apisul, que aumentou em 80% a agilidade nos seus processos seletivos, além de encontrar perfis mais adequados.

Criação de um banco de currículos

Com uma ferramenta de recrutamento e seleção a sua empresa pode criar um banco de currículos próprio, sem precisar arquivar pilhas de papel ou diversas planilhas, uma vez que tudo fica armazenado de forma segura.

Assim, sempre que houver uma nova vaga aberta, o recrutador pode consultar primeiro o banco de perfis criado, se preferir. 

Vale lembrar ainda que, esse tipo de sistema para o recebimento e armazenamento de currículos ajuda a empresa a se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Experiência do candidato

A experiência do candidato vem se tornando uma questão cada vez mais importante para as empresas, e mesmo com o recrutamento online, isso não pode ser ignorado.

Dessa forma, ter um processo seletivo simples e acessível é uma das maneiras de ajudar a melhorar a experiência do candidato. Por consequência,  também influencia no fortalecimento da marca empregadora.

Afinal, o processo seletivo online permite, em grande parte das vezes, processos seletivos mais claros e interativos, como citamos anteriormente. 

Como fazer o recrutamento online com eficiência?

Assim como no recrutamento tradicional, o recrutamento e seleção online também conta com as etapas comuns e indispensáveis, como:

  • Planejamento;
  • Triagem;
  • Análise dos candidatos;
  • Entrevista;
  • Feedbacks.

O fato é que, com a tecnologia presente em um ATS como o Pandapé, todos esses processos são otimizados. Assim, a companhia pode encontrar os melhores candidatos.

Outro ponto fundamental para recrutar com eficiência é se lembrar que o recrutamento online pode e deve ser humanizado. Dessa forma, ainda que a tecnologia ajude, o recrutador sempre está à frente do processo seletivo.

Quer saber como tornar o seu RH digital e implementar o processo seletivo online? Clique na imagem abaixo e saiba mais!