Recrutamento e seleção na nova era do funcionário-cliente

Um recrutamento e seleção eficiente passa por uma visão estratégica em relação ao candidato. O perfil de consumidor mudou, o de funcionário também.

Muito se fala sobre a mudança no perfil do consumidor que, de uns anos para cá, começou a ser mais exigente, fazer mais pesquisa e procurar formas de tomar decisão muito baseadas em satisfação, analisando notas e avaliações de outros clientes.
Neste artigo, vamos abordar as mudanças no perfil de candidato, que acompanham as transformações dos clientes e que precisam de atenção, tanto em gestão de pessoas como em recrutamento e seleção.

Crescimento da empresa X recrutamento e seleção

Quando uma empresa começa a acelerar seu crescimento, é muito comum que os gestores pensem, exclusivamente, em produzir muito e vender ainda mais.

Mas e a entrega? Será que a contratação de novos funcionários está prevista quando uma empresa começa a crescer muito?
Pois bem, com um RH estratégico é possível acompanhar o progresso da empresa de maneira que o time de colaboradores cresça de acordo com a necessidade da organização.

É por isso que o recrutamento e seleção precisa estar alinhado com a equipe de gestores, pois as áreas vão precisar de apoio e novos profissionais para entregar as vendas e garantir a satisfação dos clientes.

Novo perfil de candidato

Outra questão que precisa estar estruturada com o recrutamento e seleção da sua empresa é o novo perfil de candidato.

Acompanhando as mudanças de comportamento dos consumidores, os candidatos também estão buscando novas oportunidades de trabalho em empresas que se identifiquem e que se mostrem como bons lugares para trabalhar e se desenvolver na carreira.

Assim como acontece com os clientes, as avaliações de empresas servem como fonte de informação sobre cultura organizacional, salários, benefícios e até plano de carreira. Dados fornecidos por funcionários e ex-funcionários ajudam os candidatos a entenderem se as empresas podem ser interessantes para se desenvolver profissionalmente.

No InfoJobs existe um serviço de avaliação de empresas que permite que os profissionais respondam sobre suas impressões e experiências nas empresas que passaram. A partir de 5 avaliações, é criada uma página pública com comentários e notas para que a organização possa gerenciar as informações, buscando atração de profissionais aderentes à empresa.

Seu funcionário é um cliente

A experiência do candidato pode garantir sucesso no recrutamento e seleção, no entanto, é preciso entender que um colaborador que já está na empresa é como um cliente, que pode avaliar a organização, multiplicar informações sobre a experiência lá dentro e ser, até mesmo, um intermediário de novos consumidores, trocando ideias sobre questões positivas ou negativas em relação aos produtos ou serviços vendidos.

Nesse sentido, é interessante que a empresa tenha um planejamento focado nos colaboradores e em como direcioná-los para que estejam sempre alinhados com a cultura organizacional e se sintam parte do negócio.

Marketing e Gestão de Pessoas

O marketing é a área responsável por identificar necessidades e desejos de clientes e potenciais consumidores, a fim de aproximar a marca do público-alvo e fazer com que serviços e produtos sejam cada vez mais vendidos. Por meio de estratégias, o marketing cria campanhas para engajar o consumidor até que ele se interesse por determinado serviço ou produto.
Para que isso aconteça, o marketing precisa entender plenamente o perfil do consumidor, quais são as dores e como os produtos podem servir para este público.

Mas, como o marketing pode ser aplicado em gestão de pessoas? Assim como é necessário estudar o público-alvo para vender, os colaboradores também precisam estar alinhados com o que a empresa tem a oferecer. Com tantas mudanças já citadas, fica claro que desde o recrutamento e seleção até a forma como os profissionais se desenvolvem, a gestão precisa estudar seu público interno e estar preparada para alinhar as dores dos funcionários com as soluções da empresa para as pessoas.

Essas mudanças no comportamento de consumidores e profissionais é apenas o reflexo das transformações e inovações que estão acontecendo nas nossas vidas há alguns anos. É perceptível que a tecnologia e o acesso à informação modificaram a forma como pesquisamos, nos relacionamos, encontramos soluções e tiramos dúvidas.

Com toda essa transformação, as pessoas se tornaram mais exigentes e o novo colaborador também. O funcionário-cliente, além de entender mais do que quer e ir em busca de suas realizações dentro das empresas, é capaz de produzir mais e dar mais resultado para as organizações, já que para ele, o importante é ter propósito e sentir-se bem no lugar que vai desenvolver sua carreira.

Além de encantar um profissional no momento de recrutamento e seleção, garanta a satisfação do seu público interno durante a trajetória na empresa.

Com o PandaPé, software de recrutamento e seleção, a área de RH consegue criar etapas que facilitam a experiência do candidato durante as etapas da entrevista e auxiliam na comunicação com o candidato, o que garante eficiência na contratação e facilita a entrada de colaboradores com mais aderência à cultura da empresa.