Descubra como tornar o processo seletivo inteligente e centralizado

Tempo de leitura: 6 Minutos

Saiba como utilizar as ferramentas e inovações tecnológicas na contratação de colaboradores e direcionar os processo seletivo inteligente

Processo Seletivo Inteligente

Quando falamos de processos seletivos inteligentes precisamos olhar para o passado do RH, e as atividades operacionais atribuídas ao setor. E assim, entender como a digitalização e o recrutamento inteligente atribui diariamente melhorias na rotina dos recrutadores.

Por muito tempo, o recrutamento de um novo profissionais foi feito a partir da atração de candidatos via indicação ou com divulgação em diferentes canais. Com isso, e baseando-se nas informações do currículo, entrevistas presenciais e referências, o RH contava com a intuição e fechava as vagas da empresa.

Em alguns casos, essa forma de recrutar sem adotar um processo seletivo inteligente dava resultado. Em outros, era sinônimo de retrabalho e tempo perdido do RH. Uma vez que a assertividade do processo seletivo era baixa, impactando o tunover da empresa.

Saiba como reduzir e controlar a rotatividade empresarial

Por outro lado, não dispor de um sistema eficiente e integrado implicava no desencontro de informações. Além disso, era comum em processos manuais perder os dados de um recrutamento já encerrado. Afinal, com rotina sobrecarregada do RH, finalizar um processo significa uma etapa a menos e mais tempo para executar outras atividades.

Assim, essa forma de gerenciar os processos de recrutamento causavam alguns problemas para a empresa. Como alta demanda de trabalho e comunicação desorganizada, prejudicando a reputação da marca empregadora e a visão da área internamente. E nesse ponto, o processo seletivo inteligente passa a ser uma solução cada vez mais essencial.

O RH com processo seletivo inteligente

Hoje em dia, o cenário de recrutamento vem mudando bastante. Por isso, muitas empresas começaram a utilizar ferramentas e estratégias mais eficientes, a fim de transformar as atividades em um processo seletivo inteligente.

Transforme o R&S e garanta um processo seletivo inteligente

Centralize as informações

Centralizar informações é um dos principais objetivos do RH com os processos seletivos inteligentes. Pois, garante uma comunicação eficaz entre todos e otimiza o tempo das atividades da área.

Atualmente, existem diversas ferramentas para recrutamento e seleção, porém, antes de contratar um ATS, é fundamental realizar um trabalho de mudança no mindset empresarial. Aqui, para impulsionar um processo seletivo inteligente, é preciso repensar a cultura da empresa, e colocar a inovação e transformação digital em um lugar de destaque.

Saiba como implementar o mindset digital

Faça um planejamento

Processo Seletivo Inteligente

Para um processos seletivo inteligente, o RH deve primeiro, desenhar o processo perfeito, desde a atração até a contratação dos candidatos. Não se esqueça de sinalizar os profissionais envolvidos, tempo do processo e dinâmica das etapas. Além disso, é importante considerar cada tipo de admissão e os indicadores fundamentais para medir o sucessos da nova forma de recrutar.

Mesmo que a empresa não realize o processo seletivo inteligente, o planejamento ajudará a equipe a estipular metas, analisar resultados e desenvolver um trabalho mais estruturado.

Crie um processo seletivo inteligente

Para que o trabalho do recrutador transcorra bem, atrair o perfil ideal, reduzir os desligamentos e melhorar produtividade são pontos essenciais.

No entanto, com uma rotina sobrecarregada e atividades operacionais, os resultados nem sempre são os melhores. E, quando se fala em tecnologia para recrutamento e seleção, muitas empresas ainda não enxergam a importância e não acreditam que traga resultado.

Para criar um processo seletivo inteligente a presença de tecnologia é fundamental. Mas, antes de adotar um ATS, as empresas podem começar centralizando os dados e garantindo comunicação padronizada entre equipe e candidatos.

Por isso, a ideal é desenhar o processo seletivo completo, criar as etapas, transmitir aos recrutadores envolvidos e gerenciar tudo isso com um arquivo compartilhado. A fim de que todos fiquem na mesma página e nenhum dado se perca.

Armazene as informações dos candidatos

Não é porque um processo seletivo foi encerrado, que os dados devem ser excluídos. Em um processo seletivo inteligente, seja com tecnologia ou não, é essencial que as informações de cada etapa do recrutamento fiquem arquivadas.

Os currículos, testes e perfis dos candidatos envolvidos em cada processo são dados valiosos para o RH. Os profissionais que se candidatam, os selecionados, os que não se enquadram na vaga, e aqueles a empresa retém, todos eles, têm algo a dizer.

Ou seja, o registro desses dados facilitará o processo de futuras vagas, uma vez que serve com banco de currículos para a empresa. Por outro lado, as informações extraídas poderão ser base para análise e entender os perfis por vaga, por área ou por aderência em relação à cultura da empresa.

Assim, um dos pilares para o processos seletivo inteligente é armazenar os dados de cada processo. E a partir deles obter direcionamentos importantes para as novas contratações. Entretanto, o RH deve se atentar as medidas impostas pela LGPD para arquivar tais dados com segurança.

Saiba quais são os impactos da LGPD no RH

Conheça as ferramentas

Processo Seletivo Inteligente

Mesmo que sua empresa não esteja pronta para contratar algum sistema de R&S, é importante que você fique por dentro das soluções existentes. E assim , se atente ao potencial de outras outras empresas diante do recrutamento e seleção.

Então, com tantos avanços tecnológicos no RH e o aumento de sistemas que oferecem soluções inovadoras para o setor, pode ser difícil diferenciar os ATS disponíveis no mercado.

Por isso, antes de contratar, pesquise os softwares com equipe, entenda as necessidades da empresa e analise onde poderiam ganhar tempo e reduzir os custos. Para o time de RH, otimizar as atividades pode ser o ponto mais importante. Enquanto para a empresa, um item essencial, provavelmente, é reduzir custos.

O PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs, é uma solução que automatiza os processos de R&S. Além de unificar a comunicação da equipe e contar com o uso de Inteligência Artificial para entregar os melhores perfis ao RH. Com o nosso ATS, você encontra recursos inovadores e que garantem mais eficiência para R&S.

Conheça todas as funcionalidades PandaPé

Trabalhe a reputação da marca

Imagine se um candidato que tem o perfil ideal para a sua vaga receber uma informação repetida da empresa? Ou um retorno negativo da entrevista de forma equivocada?

Pois bem, a gestão automatizada do recrutamento, ponto fundamental do processo seletivo inteligente, pode melhorar a reputação da sua marca.

Além de otimizar a rotina de RH, um processo seletivo inteligente é capaz de impulsionar a marca empregadora. Por isso, investia na experiência do candidato para que o profissional tenha uma percepção positiva e acolhedora.

Nesse cenário, as ações de Employer Branding melhoram a credibilidade da empresa e influenciam diretamente a reputação da marca empregadora. Com isso, são estratégias que devem fazer parte dos processos seletivos. Pois, hoje em dia, os candidatos escolhem seus locais de trabalho considerando avaliações e experiências divulgadas.

A tecnologia para um processo seletivo inteligente

Para justificar a contratação de um software, é necessário mostra como o processo seletivo inteligente dá resultado: seja para a empresa, ou para o desenvolvimento da área.

Portanto, ao implantar essas ideias e estruturar melhor sua estratégia de recrutamento, levante os dados relevantes e apresente internamente.

  • Informações e resultados sobre redução de custos com recrutamento;
  • Retenção de talentos;
  • Aprimoramento da reputação da marca.

Esse são alguns pontos que podem ser abordados e explorados para que consiga adotar o processo seletivo inteligente e elevar os resultados do RH.

Solicite uma demonstração PandaPé e saiba como podemos te ajudar a criar um processo seletivo inteligente. Que utilize Inteligência Artificial, centralização de dados e automatização de processos em recrutamento e seleção.

Processo Seletivo Inteligente