Principais desafios do recrutamento e seleção de pessoas

Entre tantas responsabilidades de recursos humanos, o recrutamento e seleção de pessoas é uma função que exige estratégia e planejamento.

Quem atua na área de RH sabe que, por ser uma atividade de extrema importância para o crescimento da empresa, é repleta de obstáculos.

Neste artigo, vamos abordar alguns desafios do recrutamento e seleção de pessoas e como os profissionais de RH fazem para encontrar as melhores soluções. Confira abaixo:

  • Definir o perfil ideal para a vaga

Etapa essencial para que o recrutamento e seleção de pessoas aconteça de forma assertiva é a construção de um perfil que exemplifique bem o tipo de profissional que a empresa precisa.

O desafio é entender com o gestor todas as qualificações necessárias, unir com aspectos relacionados ao fit cultural da empresa e entender quem é esse profissional no mercado. Reunir essas informações e ter a certeza de que vai atrair o candidato ideal é um momento determinante e que precisa de atenção.

Uma alternativa para resolver essa questão sem ter problemas com a triagem de currículos é desenvolver uma persona, um desenho de candidato ideal, que pode ser exemplificado com as características mais próximas de uma pessoa.

Usar um personagem para exemplificar o candidato ideal pode ser uma excelente saída, pois com um desenho de perfil, fica mais fácil aproximar a comunicação com os profissionais aderentes à vaga.

  • Desenvolver testes de acordo com a vaga

Outro desafio muito comum em recrutamento e seleção de pessoas é a criação de testes de acordo com cada vaga.

Diante da alta demanda de trabalho em R&S, é difícil estabelecer alguns padrões e definir previamente todos os testes que podem ser aplicados na abertura de vagas. No entanto, com um tempo dedicado ao planejamento, o RH conseguirá criar uma metodologia prática e poderá replicar em diversos processos de seleção.

Ao construir testes de acordo com as áreas da empresa, por exemplo, o recrutador poderá otimizar o processo seletivo quando uma vaga é aberta.

Com o auxílio de gestores e especialistas de diversas áreas, o RH consegue ter uma visão mais estratégica sobre os setores e pode criar avaliações personalizadas para garantir mais assertividade na hora da contratação.

Uma dica é reunir os dados de cada área, criar os testes, validar com os gestores e arquivar para usar em futuros processos seletivos.

  • Alinhar expectativas entre empresa e candidato

Talvez este tópico não seja um desafio para sua empresa, no entanto, é um item que precisa de destaque e merece estar entre os desafios do recrutamento e seleção de pessoas.

Muito importante na hora da contratação, alinhar as expectativas entre empresa e candidato vai garantir que o profissional ingresse na organização sabendo o que esperam dele.

Mas atenção, isso não serve apenas para deixar claro o objetivo da empresa com o novo funcionário. Posicionar o lado da empresa é um passo, o outro é entender o que o profissional espera da empresa, da vaga e, até mesmo, do desenvolvimento da sua carreira.

Esses pontos farão com que candidato e empresa tenham uma relação transparente desde o primeiro momento e que, ao ingressar na organização, as premissas da relação estejam esclarecidas.

  • Tempo para preencher a vaga

O tempo tem sido um dos principais desafios na maioria das empresas. Muitas demandas, entregas, prazos e metas a cumprir. O senso de urgência mudou muito nos últimos anos e, em recrutamento e seleção, isso não seria diferente.

Com a alta demanda de trabalho e a rotina corrida que permeia o setor de RH, recrutar novos profissionais em prazos curtos tornou-se um enorme desafio.

No entanto, já existem algumas ferramentas que otimizam o tempo de atração de currículos, triagem de perfis e até automatizam as etapas de um processo de seleção.

O PandaPé, software de recrutamento e seleção de pessoas do InfoJobs, é uma ferramenta excelente para recrutadores que encontram dificuldade em gerenciar o tempo. Além disso, os serviços do InfoJobs também são capazes de reduzir o tempo de preenchimento de vagas.

  • Falta de recursos de tecnologia

Este é um item que tem sido muito discutido ultimamente, já que a tecnologia invadiu a rotina nas empresas e não faltam opções que facilitem o dia a dia de todas as áreas de uma organização.

Há alguns anos, era comum ver uma pilha de currículos no RH e não existiam muitos recursos além das planilhas em Excel para apoiar as atividades de R&S. Mas, graças a transformação digital, a forma de trabalhar mudou e a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia de qualquer empresa.

O desafio aqui é encontrar os recursos ideais para a área e justificar a importância em contratar ferramentas que podem fazer a diferença nos resultados. Portanto, certifique-se dos sistemas que existem, pesquise e faça um levantamento das ferramentas mais interessantes para o setor. Depois disso, apresente as possibilidades que esses recursos podem oferecer para a área e como a empresa pode ganhar na implementação de novas tecnologias.

No PandaPé, existem funções capazes de automatizar atividades de R&S, publicar vagas em diversos canais com um clique, centralizar informações em um dashboard, usar inteligência artificial para tomada de decisão mais assertiva, entre outras funcionalidades que melhoram a rotina e oferecem mais possibilidades de retorno a essa área.

Para conferir outras dicas de como superar os desafios de recrutamento e seleção de pessoas, acompanhe o nosso Blog.