Recrutamento e Seleção

Principais desafios do recrutamento e seleção de pessoas

Principais desafios do recrutamento e seleção de pessoas

Entre tantas responsabilidades de recursos humanos, planejar suas estratégias para contratação de pessoas está entre os principais desafios do recrutamento e seleção

Quem atua na área de recursos humanos sabe da importância que o recrutamento e seleção tem para o crescimento da empresa. Por isso, este processo possui muitos obstáculos.

Entretanto, este processo deve ser conduzido por uma equipe qualificada para extrair os melhores resultados. Sendo assim, tal qualificação exige pessoas experientes e antenadas em tecnologia e novas tendências de mercado.

Veja mais sobre o novo perfil do profissional de recursos humanos.

Veremos neste artigo, alguns dos principais desafios do recrutamento e seleção de pessoas. Além, de como os profissionais de recursos humanos fazem para encontrar as melhores soluções. Confira:

Definir o perfil ideal para a vaga

Etapa essencial para que o recrutamento e seleção de pessoas aconteça de forma assertiva é a construção de um perfil que exemplifique bem o tipo de profissional que a empresa precisa.

O desafio do recrutamento e seleção é entender quais as qualificações necessárias para as vagas. Assim, unir habilidades com os aspectos relacionados ao fit cultural da empresa e entender quem é esse profissional no mercado. Ou seja, reunir essas informações e ter a certeza de que vai atrair o candidato ideal é um momento determinante e que precisa de atenção.

Uma alternativa para resolver essa questão sem ter problemas com a triagem de currículos é desenvolver uma persona, um desenho de candidato ideal, que pode ser exemplificado com as características mais próximas de uma pessoa.

Usar um personagem para exemplificar o candidato ideal pode ser uma excelente saída, pois com um desenho de perfil, fica mais fácil aproximar a comunicação com os profissionais aderentes à vaga.

Desenvolver testes de acordo com a vaga

Outro desafio muito comum em recrutamento e seleção de pessoas é a criação de testes de acordo com cada vaga.

Devido a alta demanda de trabalho em recrutamento e seleção é difícil estabelecer padrões e definir previamente testes que podem ser aplicados na abertura de vagas. No entanto, com um tempo dedicado ao planejamento, o profissional de recursos humanos conseguirá criar uma metodologia prática e poderá replicar em diversos processos de seleção.

Ao construir testes de acordo com as áreas da empresa, por exemplo, o recrutador poderá otimizar o processo seletivo quando uma vaga é aberta.

Portanto com o auxílio dos gestores e especialistas de diversas áreas, o RH consegue ter uma visão mais estratégica sobre os setores e pode criar avaliações personalizadas para garantir mais assertividade na hora da contratação.

Alinhar expectativas entre empresa e candidato

Talvez este tópico não seja um desafio para sua empresa. No entanto, é um item que precisa de destaque e merece estar entre os desafios do recrutamento e seleção.

É muito importante na hora da contratação, alinhar as expectativas entre empresa e candidato, assim, você garante que o profissional ingresse na organização sabendo o que esperam dele.

Mas atenção, isso não serve apenas para deixar claro o objetivo da empresa com o novo funcionário. Posicionar o lado da empresa é um passo, o outro é entender o que o profissional espera da empresa, da vaga e, até mesmo, do desenvolvimento da sua carreira.

Afinal, são esses pontos que farão com que candidato e empresa tenham uma relação transparente desde o primeiro momento.

Tempo de preenchimento da vaga

O tempo tem sido um dos principais desafios do recrutamento e seleção na maioria das empresas. Sendo, muitas demandas, entregas, prazos e metas a cumprir em pouco tempo. Sem dúvida o senso de urgência mudou muito nos últimos anos e, em recrutamento e seleção, isso não seria diferente.

Com a alta demanda de trabalho e a rotina corrida que permeia o setor de RH, recrutar novos profissionais em prazos curtos tornou-se um enorme desafio.

No entanto, já existem algumas ferramentas que otimizam o tempo de atração de currículos, triagem de perfis e até automatizam as etapas de um processo de seleção.

Por exemplo o PandaPé, software de recrutamento e seleção de pessoas do InfoJobs. Um ATS é uma ferramenta excelente para recrutadores que encontram dificuldade em gerenciar o tempo. Além disso, os serviços do InfoJobs também são capazes de reduzir o tempo de preenchimento de vagas.

Falta de recursos de tecnologia

Atualmente este é um item que tem sido muito discutido, já que a tecnologia invadiu a rotina nas empresas de forma repentina. Afinal, não faltam opções que facilitem o dia a dia de todas as áreas de uma organização.

Há alguns anos, era comum ver uma pilha de currículos no RH, pois não existiam muitos recursos além das planilhas em Excel para apoiar as atividades de recrutamento e seleção. Mas, graças a transformação digital, a forma de trabalhar mudou e a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia de qualquer empresa.

Neste ponto, os desafios do recrutamento e seleção é encontrar os recursos ideais para a área e justificar a importância em contratar ferramentas que podem fazer a diferença nos resultados. Portanto, certifique-se dos sistemas que existem, pesquise e faça um levantamento das ferramentas mais interessantes para o setor.

Use um ATS para melhorar os desafios do recrutamento e seleção da sua empresa

Então, apresente as possibilidades que esses recursos podem oferecer para a área e como a empresa pode ganhar na implementação de novas tecnologias.

No PandaPé, existem funções capazes de automatizar atividades de R&S, como:

  • Publicar vagas em diversos canais com um clique;
  • Centralizar informações em um dashboard;
  • Usar inteligência artificial para tomada de decisão mais assertiva;

Para conferir outras dicas de como superar os desafios do recrutamento e seleção, acompanhe o nosso Blog.

Você já conhece o Pandapé?