[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recrutamento e Seleção

Por que incluir um Software de Recrutamento nas estratégias de RH?

Por que incluir um Software de Recrutamento nas estratégias de RH?

Saiba como adicionar tecnologia no RH. Usar um software de recrutamento é uma das principais maneiras de contratar com eficiência e economia

Atualmente, o mercado oferece muitas ferramentas que garantem a eficácia das atividades do setor de recursos humanos.

Esse é o caso dos softwares de recrutamento e seleção, como Pandapé. Esse modelo de ferramenta é uma ótima opção para digitalizar e agilizar os processos seletivos, além ser uma alternativa para otimizar a gestão de talentos de forma proativa e eficaz. Por isso, apresentaremos os benefícios de incluí-las ao RH para uma atuação estratégica.

Com frequência falamos sobra a transformação digital que a evolução acelerada da tecnologia proporcionou ao mundo corporativo, e a importância de não resistir à essas mudanças. Por isso, é fundamental que o departamento de recursos humanos, mude o mindset operacional e burocrático, para o digital. Pois essa é a área tem o dever de promover as mudanças organizacionais.

No setor de recursos humanos, a Inteligência Artificial ajudará a encontrar, selecionar e contratar os melhores candidatos. Mas também a reter esses profissionais e oferecer a eles as melhores condições competitivas do mercado, com as ações de Employer Branding.

Inteligência Artificial no RH para promover a transformação digital

A digitalização, em termos de recrutamento, está melhorando a forma de execução dos processos seletivos. Por isso, ousamos afirmar que só as empresas que agregam tecnologia nas atividade de recrutamento  e seleção, poderão competir para a atração dos talentos, garantindo o sucesso da empresa.

O que é um software de recrutamento e seleção?

O software de recrutamento é a ferramenta que digitaliza os processos de recrutamento e seleção, com o objetivo de encontrar os melhores talentos, otimizando o tempo e reduzindo custos, além de fortalecer a comunicação e experiência dos candidatos. Pois isso, essa é uma ferramenta que permite a construção também da marca empregadora, para aprimorar o a reputação da empresa.

Entenda as vantagens de usar um ATS

Em um ATS de recrutamento e seleção podemos encontrar seis elemos principais que digitalizam os processos para entregar a solução esperada:

Smarting Recruting

A automatização do processo seletivos permite que o RH aplique filtros pré-estabelecidos às candidaturas, e assim a ferramenta filtra os currículos mais adequados às vagas.

Inteligência Artificial

O software de recrutamento analisa o comportamento dos recrutadores e perfil da empresa, armazena as informações, e com o machine learning assim reconhece e entrega os candidatos mais aderentes.

Relatórios

Com a análise de dados, o setor de recursos humanos consegue obter KPIs importantes sobre a eficiência dos processos, vagas e recrutadores. No software de recrutamento essas informações geradas de forma automática, simplificando análise.

Banco de dados

Em um software de recrutamento como o Pandapé, é possível salvar os currículos aplicados, e até descartados em processos seletivos anteriores. Assim, os perfis ficam centralizado em um só lugar, e podem ser acessados em outras oportunidades.

Vídeo entrevista

Esse é um recurso cada vez mais utilizado pela praticidade de conhecer o candidato por uma chamada de vídeo, o que gera economia no processo.

Multiposting

Esta funcionalidade torna possível automatizar as postagens de vagas para diversos canais de emprego, com um único painel de controle e recebimento de candidaturas.

Employer Branding

Com o gerenciamento da página “Trabalhe Conosco” e as redes sociais da empresa é possível impulsionar a marca empregadora e manter o contato com potenciais candidatos.

Os benefícios de um software de recrutamento

Esses sistemas são reconhecidos por analistas do setor como uma ferramenta líder para atrair talentos e gerenciar processos.

Os softwares de recrutamento possuem os recursos necessários para entregar soluções ao RH e digitalizar o setor para atingir os melhores resultados. Assim aqui apresentamos os motivos pelos quais você não pode deixar de incluir esta valiosa ferramenta em sua estratégia.

Otimização de tempos e custos

Com um software de recrutamento, o trabalho manual, burocrático e administrativo é reduzido ao mínimo, pois a tecnologia própria é capaz de receber os currículos, analisa, arquivar, organizar e identificar os candidatos ideais, em tempo recorde, com um mínimo de recursos e sem perder a qualidade.

Atração de candidatos de qualidade

Este é um dos grandes desafios dos recrutadores e o software de recrutamento torna os processos seletivos mais competitivos, além de mostrar a digitalização da organização, sendo um atrativo para muitos candidatos.

Empresas que utilizam a ferramenta estão um passo à frente da nossa concorrência, pois facilitará à equipa a identificação dos profissionais mais adequados para as vagas disponíveis. 

Melhoria na experiência do candidatado

Efetivamente, outra razão importante para ter um software de recrutamento e seleção é aprimoramento da experiência do candidato, garantindo dinamismo, feedbacks constantes e o acompanhamento do status do processo do início ao fim.

Isso acontece graças à capacidade da ferramenta em construir etapas atraentes, e-mails automáticos que informam evolução da candidatura e a criação de formulários rápidos.

Saiba como melhorar a experiência do candidato com o recrutamento online

Melhoria da tomada de decisão

Um software de recrutamento é útil para gerar reportes e relatórios automaticamente, com dados confiáveis, a fim de antecipar as necessidades da empresa.

Logo, com esses dados, a área de atração de talentos terá a oportunidade de conhecer as métricas de recrutamento mais importantes e tomar decisões estratégicas para otimizar seus processos.

Desde encontrar os canais de publicação como maior eficácia de acordo com o perfil, melhorar os processos da equipe de recrutamento ou até o desenvolvimento da própria vaga.

Resultados do uso de um software de recrutamento

Atualmente, cada vez mais as empresas então aderindo ao uso dessa ferramenta de gestão de talentos. E diversas empresas confirmam a eficácia com dados.

No Infojobs, sabemos que a inovação é um elemento que não deve faltar nesta era digital. Por isso, desenvolvemos o Pandapé, único software de recrutamento integrado ao jobsite.

Sendo assim, o ATS de última geração garante aos recrutadores encontrar os melhores talentos e reduzir os custos com os processos, além de melhorar a comunicação com os candidatos.

Você já conhece o Pandapé?