[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé

Pandapé e Hand Talk: nova implementação no ATS impulsiona a diversidade no mercado de trabalho

Pandapé e Hand Talk: nova implementação no ATS impulsiona a diversidade no mercado de trabalho

Saiba como o software para RH, Pandapé e a plataforma de tradução em Libras, Hand Talk, fomentam processos seletivos mais inclusivos 

Entender a necessidade de tornar os processos seletivos mais inclusivos foi o que fez o Pandapé incluir no site e nas páginas de candidatura o Hand Talk, plataforma de tradução em Libras.

Nos últimos anos, a busca por empregos mudou. Os currículos deram espaço às plataformas online e os recrutadores passaram a utilizar Inteligência Artificial para promover processos seletivos cada vez mais ágeis e inclusivos. 

O Infojobs, HR Tech que oferece soluções de tecnologia para o RH das empresas, busca desenvolver os melhores serviços e produtos. A fim de facilitar o dia a dia dos profissionais de RH e promover a melhor experiência aos candidatos

Sempre com a missão de ajudar as pessoas a conseguirem o emprego dos seus sonhos. E as empresas encontrarem os candidatos ideais, com soluções digitais e inovadoras.

Assim, acompanhando as novidades do setor, a empresa investe em soluções para o RH, como o Pandapé. Software de RH que surgiu com o objetivo de agilizar, automatizar, centralizar e humanizar os processos seletivos. 

E agora, conta com uma nova integração com o Hand Talk, que busca atingir os candidatos surdos e com deficiência auditiva. Com o objetivo promover a diversidade e autonomia durante a candidatura a uma vaga de emprego.

diversidade corporativa

A inclusão no mercado de trabalho

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil há quase 10 milhões de pessoas que se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais, ou simplesmente Libras.

Já de acordo com a WFD (Federação Mundial de Surdos), 80% dos surdos de todo o mundo possuem problemas com a alfabetização tradicional. O que resulta em dificuldades para compreender a língua falada e escrita no país.

O mercado de trabalho e, principalmente, as páginas online ainda são pouco acessíveis para as pessoas surdas, impossibilitando o consumo de diversos conteúdos na internet. Uma pesquisa feita pelo movimento Web para Todos e a BigData Corp revelou ainda que apenas 1% dos sites brasileiros são acessíveis, o que reforça esse problema. 

Observar essa necessidade de inclusão fez o Infojobs implementar a tradução em Libras no jobsite e no software de RH, Pandapé. O que torna o recrutamento digital mais inclusivo para empresas que buscam apoiar a diversidade. Além de ampliar as possibilidades para os profissionais.

Pandapé e Hand Talk

Atualmente, o Pandapé é o único ATS com integração ao jobsite, o que facilita a candidatura de diversos profissionais. E com o Hand Talk, e a tradução simultânea de conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais, os processos seletivos são mais inclusivos. 

“Embora a aplicação em uma vaga online seja simples para diversas pessoas, os profissionais surdos ou com deficiência auditiva encontram um cenário diferente. A dificuldade para entender a língua falada e escrita, tira a autonomia ao se candidatar a um emprego, e essa integração busca mudar esse cenário. A diversidade está no nosso DNA, e tornar os processos seletivos mais inclusivos reforça isso.”, afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. 

Dessa forma, o impacto positivo causado no mercado de trabalho é ainda mais positivo, uma vez que o Infojobs conta com mais 53 milhões de currículos, sendo cerca de 264 mil profissionais PcD. Sendo que, desses uma média de 55 mil afirmam apresentar alguma deficiência auditiva. 

Além disso,  muitas empresas já utilizam tecnologia para recrutar, então mesmo em um processo digital, o Pandapé é inclusivo para pessoas que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais. 

Assim, de um lado, a implementação do Hand Talk possibilita que as pessoas surdas tenham acesso às oportunidades divulgadas, e conquistem um emprego. Do outro, a ação fomenta a realização de processos seletivos inclusivos e sem preconceitos nas organizações. 

Conheça a Maya, tradutora virtual de Libras, em todo site do Pandapé!