O que é recrutamento e seleção?

Tempo de leitura: 4 Minutos

Saiba o que é recrutamento e seleção e quais as principais atividades desta área do RH

o que é recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção é a atividade de Recursos Humanos responsável por atrair, entrevistar e contratar profissionais para atuar em determinada empresa.

Falar sobre o que é recrutamento e seleção pode não ser uma grande novidade para muita gente. Mas o que não podemos deixar de falar é que esse trabalho está ligado também a estratégia e processos organizados, realizados por profissionais capacitados.

Neste artigo falaremos mais sobre o que é recrutamento e seleção, sua importância e o mercado atual. Confira!

O que é recrutamento?

“Mas afinal, o que é recrutamento e seleção?”. Para entender o conceito geral, é importante compreendermos as suas etapas separadamente.

O recrutamento é a etapa específica para atração de candidatos e triagem de currículos. O objetivo de um profissional focado em recrutamento é encontrar o perfil ideal para ocupar a vaga.

Ainda que a atração de candidatos seja uma atividade comum no dia a dia das empresas, ela requer bastante dedicação e investimento de tempo por parte dos profissionais da área, principalmente quando o número de candidatos é elevado.

Com isso, muitas empresas passam pela dificuldade de desenvolver um trabalho de recrutamento eficiente, sem que a atração de candidatos tome um tempo excessivo, atrapalhe ou atrase as etapas seguintes do processo seletivo. Não é à toa que cada vez mais empresas têm recorrido ao software de recrutamento e seleção e outros tipos de soluções digitais que visam otimizar esse trabalho e tornar o RH estratégico.

O que é seleção?

A etapa de seleção de candidatos acontece quando já existem currículos suficientes para a escolha dos melhores profissionais. A partir daí, é possível iniciar as próximas fases e eleger qual ou quais candidatos devem ingressar na empresa.

Selecionar candidatos é tão estratégico quanto recrutá-los, pois envolve a a aplicação de testes de habilidades, provas de acordo com requisitos essenciais, dinâmicas em grupo, entrevista com RH e com os gestores.

Com a qualificação dos dados obtidos ao selecionar candidatos, é possível entender os perfis, encontrar pontos positivos e negativos nos profissionais e finalizar o processo. Todas essas etapas são fundamentais para garantir que o profissional escolhido esteja alinhado ao Fit Cultural da empresa.

Hoje em dia também é muito comum que o RH conte com a tecnologia para melhorar a eficiência dessas etapas. Em muitos casos é possível criar um fluxo automático de triagem e testes, para que o profissional que chegue à etapa da entrevista esteja mais dentro do perfil esperado.

o que é recrutamento e seleção

A importância do novo perfil de candidato

Já falamos em outro artigo sobre a mudança no perfil dos novos profissionais do mercado, mas é importante ressaltar o quanto a experiência do candidato precisa ser considerada para que o profissional tenha a real percepção de como seria trabalhar na empresa. E isso não é interessante apenas para o candidato, mas para a empresa também, pois a contratação assertiva é sinônimo de resultado para o RH.

Mercado profissional em Recrutamento e Seleção

Agora que você já entendeu melhor o que é recrutamento e seleção, precisamos falar sobre o mercado que envolve essas atividades e em suas transformações.

A partir da transformação digital e da mudança no novo perfil de candidato, o RH precisou reinventar e hoje não é somente uma área operacional que trabalha conforme a demanda de admissões e demissões.

Atualmente, para se destacar na área, o novo profissional de recrutamento e seleção precisa estar atento às novidades e acompanhar o mercado. Seja por meio de conteúdo, cursos, treinamentos ou seguindo os especialistas e entusiastas do setor.

Da mesma maneira que o recrutador procura profissionais dedicados e que façam a diferença no time de colaboradores, o profissional de R&S também precisa ser esse funcionário. A contribuição com as mudanças no setor devem ser geradas pelos profissionais da área.

Entender e estar ligado às novas tecnologias também é uma excelente forma de aprimorar o conhecimento e levar inovação para dentro das empresas por onde passa. Atualmente, os recursos tecnológicos tiram o profissional do momento de entender e aplicar o que é recrutamento e seleção e o levam ao patamar estratégico.

O futuro do recrutamento e seleção

Um exemplo de tecnologia que pode agregar muito ao recrutamento e seleção é o PandaPé. O ATS criado pelo InfoJobs é capaz de digitalizar, automatizar e centralizar informações dos processos seletivos, garantindo inovação e tecnologia avançada para otimizar a rotina em R&S.

O PandaPé nasceu para trazer ao mercado de RH uma solução que pudesse andar lado a lado com o recrutamento e seleção e ser um forte aliado do profissional que inova e enxerga o RH como uma área estratégica, repleta de potencial e capaz de fazer a diferença nos resultados de uma organização.

Se você entendeu o que é recrutamento e seleção e a importância que ele possui em sua empresa, é hora de dar os próximos passos. Peça uma demonstração gratuita!