O que é recrutamento e seleção?

Saiba o que é recrutamento e seleção e quais as principais atividades desta área do RH.

o que é recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção é a atividade de Recursos Humanos responsável por atrair candidatos e contratar profissionais para atuar em determinada empresa.

Trabalho que precisa de estratégia e processos organizados, o recrutamento de candidatos geralmente é realizado por profissionais formados em psicologia ou recursos humanos e especializados em contratação de candidatos.

O que é recrutamento

Etapa específica para atração de candidatos e triagem de currículos, o recrutamento é a parte responsável por encontrar os profissionais mais adequados para cada vaga e de acordo com as necessidades da empresa.

O objetivo de um profissional focado em recrutamento é o de encontrar o perfil ideal e dentro da qualificação necessária. E, por mais que a atração de candidatos seja muito normal quando existem vagas abertas, as empresas que mais crescem são aquelas que estão sempre preparadas para encontrar novos colaboradores.

Além disso, o que é recrutamento e seleção passa por uma questão importante para muitos profissionais da área, que é o desafio de encontrar um grande número de candidatos qualificados, em um tempo cada vez menor.

Muitas empresas passam pela dificuldade de desenvolver um trabalho de recrutamento eficiente, sem que a atração de candidatos tome um tempo excessivo, atrapalhe ou atrase as etapas seguintes do processo seletivo.

Uma dica para otimizar o tempo na hora da atração de candidatos é contar com soluções digitais que facilitem as atividades operacionais para que o RH seja mais estratégico.

O que é seleção:

Etapa posterior ao recrutamento, a seleção de candidatos acontece quando já existem currículos suficientes para a escolha dos melhores profissionais. A partir daí, é possível iniciar as próximas fases e eleger qual ou quais candidatos devem ingressar na empresa.

Selecionar candidatos é tão estratégico quanto recrutá-los, pois envolve muita técnica do RH, que precisará filtrar as informações obtidas por meio dos currículos e, dessa forma, saber quem são os profissionais mais aderente à vaga e cultura da empresa.

Existem diversas formas de fazer seleção de candidatos, como aplicação de testes de habilidades, provas de acordo com requisitos essenciais, dinâmicas em grupo, entrevista com RH e entrevista com gestores.

Com a qualificação dos dados obtidos ao selecionar candidatos, é possível entender os perfis, encontrar pontos positivos e negativos nos profissionais e finalizar o processo.

Uma questão importante em selecionar e entrevistar os melhores candidatos é perceber quando nenhum dos profissionais está capacitado para ingressar na vaga. Nesse caso, não tenha medo de recomeçar o processo até que o RH e gestores estejam mais certos em relação ao novo colaborador.

A importância do novo perfil de candidato

Já falamos em outro artigo sobre a mudança no perfil dos novos profissionais do mercado, mas é importante ressaltar o quanto a experiência do candidato precisa ser considerada para que o profissional tenha a real percepção de como seria trabalhar na empresa. E isso não é interessante apenas para o candidato, mas para a empresa também, pois a contratação assertiva é sinônimo de resultado para o RH.

Mercado profissional em Recrutamento e Seleção

A partir da transformação digital e com a mudança no novo perfil de candidato, o RH teve que se reinventar e hoje não é mais uma área operacional e que trabalha apenas conforme a demanda de admissões e demissões.

Atualmente, para se destacar na área, o profissional de recrutamento e seleção precisa estar atento as novidades e acompanhar o mercado, por meio de conteúdo, cursos, treinamentos ou seguindo os especialistas e entusiastas do setor.

Da mesma maneira em que o recrutador procura profissionais dedicados, que façam a diferença no time de colaboradores, o profissional de R&S também precisa ser esse funcionário, que contribui com os resultados, dá ideias e colabora com a empresa.

Entender e estar ligado às novas tecnologias também é uma excelente forma de aprimorar o conhecimento e levar inovação para dentro das empresas por onde passa.

Já são muitos os recursos de tecnologia que existem no mercado de RH e, dominar novas ferramentas pode ser fundamental para que os profissionais de recrutamento e seleção se destaquem diante de tantos talentos.

O software de recrutamento e seleção do InfoJobs é capaz de digitalizar, automatizar e centralizar informações dos processos seletivos, garantindo inovação e tecnologia avançada para otimizar a rotina em R&S.

O PandaPé nasceu para trazer ao mercado de RH uma solução que pudesse andar lado a lado com o recrutamento e seleção e ser um forte aliado do profissional que inova e enxerga o RH como uma área estratégica, repleta de potencial e capaz de fazer a diferença nos resultados de uma organização.

Que tal levar tecnologia e inovação para a empresa e ainda otimizar seu tempo em R&S? Peça uma demonstração gratuita aqui.