[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
RH Estratégico

O novo perfil do profissional de recursos humanos

O novo perfil do profissional de recursos humanos

Quais são as principais atitudes do novo profissional de recursos humanos? Veja neste artigo as principais dicas para ter o perfil do profissional digital

Sabemos que o mundo está mudando e, com ele, o modo de trabalhar está sendo transformado. Como vivenciamos nos últimos meses, o isolamento também nos forçou a nos reinventar, tanto pessoal quanto profissionalmente.

A intensificação do uso da tecnologia, a pandemia, o trabalho remoto e muitos outros fatores contribuíram para grandes alterações na maneira como nos relacionamos e desenvolvemos o nosso trabalho.

Em tempos de mudanças como o que estamos vivendo, profissionais de recursos humanos devem estar adaptados à nova realidade e em como ela pode ser inserida em sua rotina.

Afinal, a área lida o tempo todo com pessoas que possuem sentimentos, características e expectativas.

Como adaptar o novo profissional de recursos humanos à nova normalidade?

Para enfrentar os desafios que estão por vir e virão em um futuro próximo, preparamos uma lista de seis dicas para você se adaptar. Confira:

Aceitação da nova realidade

A situação atual forçou o uso de ferramentas tecnológicas, a utilização de novas estratégias e a digitalização do processo, tiveram que ser implementadas rapidamente. É muito importante que você esteja ciente e analise os diferentes cenários dentro e fora da empresa. Assim você pode tomar as melhores decisões para seus colaboradores, a empresa e para si mesmo.

Abertura de canais de comunicação

Como detalhamos em outros conteúdos, a comunicação é a chave do sucesso. É necessário impulsionar a geração de espaços de comunicação mais diretos e assertivos, que busquem a unidade da empresa e que também atendam às reais necessidades de cada uma das áreas.

Você como profissional de recursos humanos, deve consolidar os meios que já existem, além de participar da definição de novas diretrizes necessárias para garantir sua eficácia.

Encontrar o talento certo

Sabemos que encontrar o talento certo que se adeque ao perfil da sua empresa pode ser um desafio, ainda mais quando falamos de perfil digital.

Entretanto, para encontrar mais facilmente, é importante criar estratégias de atração de talentos digitais baseadas em transparência, tecnologia e comunicação clara com o candidato. Entre em contato com candidatos e mostre porque sua empresa é a melhor opção.

Inclusão de perfis digitais

Trabalhar remotamente e colocar a tecnologia em nosso dia a dia, não ficará apenas neste periodo de quarentena, faz parte da nova rotina diária.

Por isso, é necessário listar as tarefas que exigem conhecimento no mundo digital e iniciar a busca por mais perfis digitais, Isso não se aplica apenas às áreas de TI, desenvolvimento tecnológico ou suporte.

A digitalização de perfis profissionais é essencial e nos ajudará a garantir um bom processo de transformação digital em cada uma das áreas da nossa organização.

Recrutamento remoto

Como vimos, a economia está se reativando aos poucos e, nesse sentido, é essencial recrutar e contratar os melhores talentos do mercado de trabalho. Devemos extrair o melhor aprendizado dessa quarentena, entre eles o recrutamento remoto, que economizará tempo, evitará custos e deslocamentos não necessários. Nesse caso, nosso aliado volta a ser a tecnologia, através de um ATS, software de recrutamento e seleção, você poderá atingir os melhores candidatos e ser mais eficiente no gerenciamento do processo seletivo.

O PandaPé permite incorporar diferentes funcionalidades ao seu recrutamento e seleção, como vídeo entrevista, multipublicação, teste personalizado, trabalho colaborativo, entre outros, além de acesso ao maior banco de currículos do Brasil com o InfoJobs para localizar o candidato mais compatível no menor tempo possível.

Fortalecendo a marca empregadora

Com algumas empresas reduzindo custos, normalmente essas iniciativas são esquecidas. No entanto, é em tempos difíceis que uma empresa se mostra como é o tratamento de seus colaboradores, é assim que os candidatos decidem a trabalhar em uma ou outra empresa.

Portanto, agora é a hora de redefinir sua estratégia de Employer Branding, começando ouvir as opiniões de seus funcionários, vendo o que eles dizem sobre sua empresa.

Garanta de qualquer forma, boas experiências, tanto para candidatos quanto para seus colaboradores atuais.

Atitudes e habilidades esperadas do profissional de recursos humanos

Agora, vamos entender o que as empresas esperam do novo perfil do profissional de RH.

Após todo esse período de mudanças pós pandemia, o que fazer para mudar suas atitudes? De todas essas situações difíceis, aprendemos mais quando a mudança é constante e que afeta a todos.

As habilidades dos profissionais de RH devem se adaptar ao momento inegável de transformação acelerada que estamos vivendo.

Com isso, as habilidades que teremos que aprender, se ainda não as tivermos, são:

Resiliência e adaptação

Esses pontos têm a ver com a capacidade de saber aceitar mudanças e se mover com eficiência em relação a elas. 

Se uma pessoa não é resiliente, é muito provável que a adaptação lhe custe mais trabalho. E uma vez que esse profissional faz parte de uma área considerada transversal, é necessário ser resiliente para saber enxergar de forma positiva às mudanças e extrair o melhor delas.

Aberto à inovação

Pensar criativamente, oferecer soluções para diferentes questões e estar aberto às mudanças tecnológicas são atitudes esperadas do profissional de RH atualmente. 

Essas iniciativas ajudam a tirar a área do tradicionalismo e podem ajudar o setor a evoluir, gerando impacto na atração de talentos, no treinamento e desenvolvimento dos profissionais e na retenção dos colaboradores.

Empatia

Desenvolver um trabalho humanizado é a origem do setor e o que se espera cada vez mais do setor.

Lembre-se que a realidade de cada um dos candidatos e colaboradores podem ser diferentes entre si, por isso é preciso estar atento e ser cuidadoso para lidar com cada situação.

E em tempos onde a saúde mental é também uma preocupação das empresas, olhar para a satisfação dos colaboradores aproxima a relação entre ele e a organização e ajuda a evitar problemas futuros.

Profissionais livres de preconceitos

A diversidade e inclusão são pontos cada vez mais cobrados por parte da sociedade, e hoje em dia, os profissionais de recursos humanos tem um papel importante nesse quesito.

Levar a diversidade e inclusão para as empresas pode ser uma iniciativa do RH, que acontece desde o momento do processo seletivo realizado sem viés inconsciente. 

Por outro lado algumas empresas já entendem a necessidade de ter perfis diversos, e por isso buscam perfis de profissionais livres de preconceitos para atuar em sua área de pessoas.

Estratégia

Hoje em dia o RH deixou de ser uma área operacional e passou a ser estratégica para muitas empresas.

Com isso, espera-se que cada vez mais os profissionais de recursos humanos contribua de forma ativa para os resultados da empresa.

Seja isso através de boas contratações, na redução de custos do setor, com a implementação de novas tecnologias que aumentem a produtividade ou com o desenvolvimento dos profissionais.

Transformação

A prontidão para a transformação nos permitirá desfrutar do presente e do futuro a cada passo. portanto, transversalidade refere-se à capacidade de ser multiplicador, mesmo em diferentes situações, sempre sob uma dose de positividade.

Essa mudança é coletiva. Embora tenha um impacto muito positivo sobre nossa rotina e de nossos colaboradores, além de ajudar a alcançar os objetivos da empresa, é um processo que o ajudará a crescer como pessoa.

Concluindo, no nível individual do profissional de recursos humanos, você é chamado para ser um agente de mudança.

Portanto, você deve cultivar a melhor versão de si. Com inteligência emocional e aplicando essas dicas você será exemplo de profissional em seu departamento e também em toda a empresa.