[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recrutamento e Seleção

Modelo de feedback para candidatos: qual aplicar em cada etapa

Modelo de feedback para candidatos: qual aplicar em cada etapa

Encontre o modelo de feedback ideal para enviar e entenda mais sobre a importância dessa ação

A experiência do candidato é um trabalho que faz parte do dia a dia do RH, e para que seja positiva, é importante seguir alguns passos. Entre eles, está o envio de feedback para os candidatos.

O feedback é a etapa final do processo seletivo e ajuda a estreitar a relação entre as partes, independentemente do resultado do processo seletivo. 

Com o aumento nas buscas por emprego e a chegada das redes sociais, a cobrança desse retorno por parte das empresas se tornou ainda maior.

Não é à toa que 39,2% das empresas passaram a oferecer durante a pandemia um feedback aos candidatos de forma automática, e-mail ou atualização dentro das plataformas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Infojobs e a Employer Branding Brasil

Pensando na importância deste assunto, separamos mais algumas dicas de como fazer e mais de um modelo de feedback para a sua empresa aplicar e garantir a boa relação com os candidatos.

O que é feedback?

O feedback nada mais é que um tipo de avaliação que mede o comportamento e performance das pessoas, sejam candidatos ou colaboradores da empresa. E que é oferecido como retorno, que pode apresentar pontos positivos ou negativos.

Independente de quais sejam as observações, é importante que o feedback seja realizado buscando promover o desenvolvimento profissional de quem o recebe.

Portanto, essa ação se trata de uma avaliação oferecida com o objetivo de conduzir e ajudar a melhorar a atuação e comportamento de uma pessoa. 

Independente do âmbito, oferecer um feedback demonstra importância com o outro, uma vez que envolve aprendizados e nivelamento de expectativas.

Dessa forma, ter em mãos um modelo de feedback para processo seletivo é indispensável para qualquer recursos humanos.

caixa de ferramentas para RH

Por que oferecer o feedback aos candidatos é importante?

Ter um modelo de feedback para oferecer aos candidatos faz parte do trabalho de Candidate Experience. Afinal, quem é que nunca aguardou ansiosamente pelo retorno de um processo seletivo? 

A falta de retorno em um processo seletivo pode gerar muitas frustrações para o candidato, além da imagem negativa que se cria sobre a empresa. 

Para se ter ideia, 43,8% dos entrevistados, em uma pesquisa de marca empregadora realizada pelo Infojobs, disseram que a falta de feedback é o principal fator negativo durante o recrutamento.

Essa experiência ruim durante o processo seletivo pode ainda prejudicar outros pontos da empresa. Os exemplos disso estão nesses dados do estudo promovido pela Employer Branding Brasil:

  • 83% dos candidatos dizem que são mais propensos a nunca mais se candidatar a uma empresa após uma experiência negativa;
  • 59% dizem que são mais propensos a dizer aos outros para não se inscreverem nas vagas;
  • 42% dizem que são menos propensos a comprar os produtos da empresa.

Sendo assim, ainda que o modelo de feedback usado seja para uma resposta negativa sobre a vaga, é importante que ele seja aplicado.

Tipos de feedback

Antes mesmo de pensar no modelo de feedback é importante entender os seus conceitos, aplicações e, principalmente, a diferença entre feedbacks construtivos e destrutivos.

Feedback construtivo: é aquele que evidencia os pontos fortes e fracos, traz comentários baseados em fatos e é coerente.

Feedback destrutivo: é aquele que apenas critica, não é objetivo, não possui embasamento, pode apresentar contradições e até ser colocado de maneira invasiva ou ofensiva.

Além disso, existem os tipos de respostas positivas e negativas. Veja a diferença entre elas:

Feedback positivo

Como o próprio nome diz, o modelo de feedback positivo é aquele que foca no reconhecimento do mérito das ações realizadas pelo profissional. 

No caso do recrutamento e seleção, ele é aplicado quando o candidato avança de fase ou é aprovado pela empresa. Ainda que não tenha sido aprovado, o feedback nas demais etapas servirá como um incentivo para que o profissional se inscreva em outras oportunidades da empresa.

Feedback negativo

Nesse caso, a comunicação deve ser feita de maneira transparente, mas jamais de forma grosseira ou ofensiva. O objetivo nessa situação é apontar atitudes técnicas ou comportamentais que não estão alinhadas com o que a empresa espera.

A ideia é que esse tipo de feedback sirva como um impulso para que o profissional trabalhe os seus pontos de atenção e se desenvolva. 

Na tratativa com candidatos, não é diferente. Esse retorno em muitos casos torna-se menos avaliativo de forma individual, mas ainda assim deve ser aplicado.

Modelo de feedback para a sua empresa

Criamos alguns modelos de feedback para você se inspirar na hora de dar o retorno aos candidatos. No entanto, é importante que você o personalize de acordo com o tom e voz utilizados por sua empresa, além de outros detalhes que possam tornar essa comunicação ainda mais próxima.

Lembre-se que quanto mais o candidato avançar nas etapas do recrutamento e seleção, mais personalizado e pessoal deve ser os feedbacks.

Confirmação de candidatura

Este modelo de feedback deve ser enviado após a inscrição do candidato à vaga:

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Muito obrigado(a) pelo interesse à vaga (nome da vaga)!

É muito importante para nós receber a sua candidatura. Agora o nosso time de RH analisará o seu currículo a fim de verificar se está compatível com a nossa oportunidade.

Caso o seu perfil esteja entre os selecionados, entraremos em contato em breve com detalhes sobre a próxima etapa. Tá legal?

Este processo seletivo terá as seguintes fases: (Descrever as etapas do processo seletivo).

E fique tranquilo, te manteremos sempre informado daqui pra frente. Esperamos te conhecer melhor em breve!

Obrigado(a) e boa sorte!

(Inclua sua assinatura personalizada)

Triagem e testes

Modelo de feedback para quando o candidato avança na primeira etapa:

Olá [nome do candidato (a)! Tudo bem?

Eu sou (seu nome), da área de (nome do seu departamento) aqui da (nome da empresa). Esta parte é opcional.

Gostaríamos de lhe contar uma novidade bem legal! Analisamos o seu currículo e você foi pré-selecionado(a)!

Daremos início a primeira etapa do processo para a vaga de (nome da vaga) e queremos saber se o seu perfil deu mesmo o match com a nossa empresa.

Aqui vão as informações para essa etapa:

(Nome do teste, dicas, horário, links de acesso ou outras informações).

Mas lembre-se que há um prazo para concluir. Gostaríamos de receber estas informações até xx/xx, às xx:xx.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Obrigado(a) e boa sorte! Nos falaremos em breve.

(Inclua sua assinatura personalizada)


Convite para entrevista

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Você está indo muito bem!

Gostamos do seu perfil e do seu teste de (nome do teste). Parabéns!

Queremos agendar uma entrevista para te conhecer mais ainda, entender sobre seu histórico profissional e expectativas.

Podemos contar com a sua presença no dia xx, às xx:xx?

Sinalizar se a entrevista será online ou presencial e indicar o link da conversa ou endereço.

Boa sorte e nos falamos em breve!

(Inclua sua assinatura)

Retorno negativo 

Modelo de feedback para desaprovação após avaliação dos testes e conversas:

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Gostaríamos muito de agradecer o interesse, disponibilidade e tempo investidos ao longo do processo seletivo para fazer parte da nossa equipe.

Esse contato é para te passar um feedback sobre a(as) etapa(as) que você participou conosco.

O nosso time trabalhou bastante, analisou detalhadamente e entendemos que, neste momento, alguns pontos não estão compatíveis com as nossas expectativas em relação à vaga de (nome da vaga). Se possível, detalhar os motivos da reprovação.

Entendemos que receber uma negativa não é legal, mas esperamos que, de alguma forma, nosso processo seletivo tenha contribuído para o seu desenvolvimento.

Obrigado(a) e desejamos muito sucesso em sua carreira!

(Inclua sua assinatura personalizada)

Retorno positivo – Contratação

Modelo de feedback para proposta inicial de contratação:

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Gostaríamos muito de agradecer o interesse, disponibilidade e tempo investidos ao longo do processo seletivo para fazer parte da nossa equipe. 

Acreditamos que você está alinhado com o que procuramos e com os nossos valores. 

Portanto, parabéns! Você está aprovado(a) para a vaga de (nome da vaga)!

Em breve você receberá um contato do nosso (nome e departamento) para acertar os detalhes da contratação e envio dos documentos necessários.

Seja bem-vindo(a) à (empresa)!

(Inclua a sua assinatura)

Encontre outros modelos de feedback baixando o material da imagem abaixo:

feedback no processo seletivo

Feedback com tecnologia

O feedback é uma etapa indispensável tanto para as empresas que desejam oferecer uma boa experiência ao candidato, como para que eles não se sintam frustrados ou abandonados no processo seletivo.

No entanto, na maioria das vezes, essa é uma tarefa que exige muito tempo e concentração dos recrutadores, que acabam deixando de realizá-la para focar em outras atividades.

A boa notícia é que, hoje em dia, com a ajuda da tecnologia o feedback pode ser feito de forma automática e para todos os candidatos. 

O Pandapé ATS é o software de recrutamento e seleção que ajuda a otimizar o processo seletivo, inclusive na hora de enviar o modelo de feedback personalizado, de acordo com cada etapa e candidato.

Faça um teste gratuito e conheça!