[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
RH Estratégico

OKR para RH: O que é e como usar

OKR para RH: O que é e como usar

A abreviação OKR significa “Objectives and Key Results’ e traduzindo para o português, sua definição significa objetivos e chaves para os resultados”. Tendo em vista esse significado, a metodologia OKR é uma forma de gestão que visa o cumprimento de metas a curto prazo para conseguir alcançar os objetivos de uma determinada empresa.

A ideia, por sua vez, surgiu em 1999 quando John Doerr, um dos investidores do Google, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa. 

Esse, no caso, é o maior case de sucesso da metodologia, que suportou o crescimento exponencial de funcionários do Google e continuou trazendo resultados para toda a empresa.

Continue a leitura para entenda mais sobre o assunto!

Como a metodologia OKR funciona?

A metodologia OKR consiste no planejamento estratégico definido por duas perguntas principais: onde eu quero chegar, e como eu vou chegar até esse objetivo?

Dessa maneira, a OKR atua na definição de um objetivo, e como é possível atingi-lo através de outras metas definidas (geralmente de 2 a 5) para serem alcançadas em cada trimestre.

Um exemplo claro de uma estratégia implementando a metodologia de OKR é a seguinte:

Objetivo: Ter equipes qualificadas e comprometidas

Key Results:

  1. Diminuir a taxa de rotatividade em 5%; 
  2. Disponibilizar 1 curso de especialização para cada colaborador;
  3. Diminuir a taxa de absenteísmo em 10%.

Para montar uma estratégia você precisa definir onde deseja chegar e como, considerando cada objetivo que te levará mais perto do seu objetivo geral com os resultados chave.

indicadores de rh

3 dicas para implantar a metodologia OKR 

Se você achou interessante a metodologia OKR e pretende implantá-la em sua empresa, confira essas 3 dicas que te guiarão em um passo a passo simplificado:

1. Defina metas desafiadoras

O primeiro passo para conseguir implantar a OKR na gestão da sua empresa é estudando os seus indicadores e definindo metas desafiadoras, mas que sejam possíveis de serem cumpridas por sua equipe.

2. Revise suas metas regularmente 

Dentro da OKR um requisito importante é estar sempre atento ao andamento dos alcances de objetivos.

É necessário analisar estrategicamente os dados levantados e caso haja algum contratempo, ter inteligência emocional para conseguir traçar outra rota e remanejar o seu planejamento para que o resultado seja alcançado da mesma forma.

Outra dica importante é fazer com que essas metas definidas tenham um prazo e que sejam divididas em ciclos curtos, pois isso ajudará a engajar os colaboradores e tornará o resultado alcançável.

3. Incentive sua equipe 

Além de saber definir suas metas e estabelecer seus objetivos e caminhos para chegar até ele, o incentivo à equipe é essencial. 

Para implantar a metodologia OKR você precisa manter os seus funcionários focados e unidos para que a produtividade seja maior e a satisfação pessoal também. Assim, o objetivo é alcançado com rapidez e comprometimento.

OKR na área de Recursos Humanos

Uma das áreas que mais usam a OKR e possuem um papel muito importante nas organizações é o setor de Recursos Humanos. 

A OKR no RH ajuda a manter uma gestão eficaz e age na promoção da satisfação dos colaboradores e também na visão que os mesmos possuem da empresa.

Dentro do RH, a OKR possui o objetivo de deixar cada vez melhor os indicadores da empresa e fazer com que os funcionários tenham uma boa experiência na corporação.

No decorrer dos anos, a OKR se mostrou a ferramenta de gestão mais eficiente em comparação às outras metodologias, e por isso, ganha cada dia mais espaço nas instituições.

Além disso, as maiores empresas do mundo utilizam da OKR, visto isso é possível dizer que sua eficiência é comprovada. 

Benefícios da metodologia OKR

A metodologia OKR vem sendo cada vez mais implantada nas empresas, por isso reunimos aqui os maiores benefícios em implantar essa ferramenta estratégica de gestão.

1. Foco

Com a implementação da metodologia OKR as equipes se tornam focadas e engajadas para cumprir os seus objetivos. A partir da determinação dos resultados, o foco se concentra nas metas a serem atingidas e os colaboradores se voltam para o alcance desses objetivos.

2. Compromisso

Com o foco nos objetivos, duas importantes soft skills são desenvolvidas: comprometimento e determinação. Os colaboradores aprendem a ter responsabilidade com suas atividades e se tornam pessoas comprometidas com resultados.

3. Resultados

Como visto, a metodologia OKR é uma grande forma de gestão e que torna a empresa unificada e comprometida com suas metas. Isso, por sua vez, traz resultados positivos em vários âmbitos, e principalmente no que diz respeito ao crescimento e reconhecimento da empresa dentro do mercado.

4. Engajamento

Com o foco nas metas estabelecidas a equipe se torna engajada, o que pode melhorar o clima organizacional e a experiência do funcionário com a empresa.

O relacionamento do colaborador com a empresa se torna mais satisfatório quando todos se comprometem com um mesmo objetivo.

Com os objetivos traçados e as metas divididas em etapas, sua gestão se tornará mais fácil e assertiva para trabalhar!

acelere os processos de R&H