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7 maneiras de melhorar seu processo de seleção

7 maneiras de melhorar seu processo de seleção

Conheça as dicas que vão ajudar a otimizar e trazer mais resultados para o seu processo de seleção de candidatos!

Um processo de seleção tem o objetivo de encontrar o candidato ideal para uma vaga. No entanto, além disso, o desafio também está em fazer isso no menor tempo possível e com um investimento limitado.

Para encontrar um bom candidato é necessário ler currículos e fazer algumas entrevistas. No entanto, existem alguns erros que, ao longo do caminho, podem fazer com que você perca candidatos de qualidade. Como por exemplo uma oferta de trabalho mal redigida ou mal detalhada, uma página “Trabalhe conosco” desatualizada, etc.

Por todas essas razões, separamos as sete maneiras de melhorar seus processos de seleção para ajudá-lo a atrair e contratar os melhores talentos para sua organização.

1. Construa uma marca empregadora forte

Candidatos qualificados podem ser atraídos por uma empresa com forte marca empregadora e que se destaque por ser um bom lugar para desenvolver carreira e trabalhar.

Conteúdos sobre os benefícios de trabalhar na empresa, depoimentos e posts em redes sociais podem ajudar a transformar um profissional em um talento interessado em sua organização, podendo participar do processo de seleção.

A reputação da marca é vital para atrair o talento que se encaixa com os valores da empresa. Hoje em dia, as pessoas não estão interessadas em aceitar uma oferta de emprego, se a empresa que a oferece tiver uma má reputação.

Esse ponto ajudará você a melhorar consideravelmente seus processos de seleção e auxiliará na redução de custo com recrutamento, também.

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2. Seja rápido e eficiente

Ser rápido nos processos de seleção é essencial, pois os candidatos qualificados que estão no mercado, costumam procurar e encontrar vagas adequadas de forma acelerada.

Ter agilidade em todas as etapas do processo de seleção é especialmente importante em mercados competitivos, onde a atração de talentos pode ser um desafio, devido à dificuldade de encontrar profissionais especializados em determinadas áreas.

Se você não quer perder um candidato, é preciso encurtar os processos, fazer uma boa filtragem dos currículos. Para isso, a automação do processo pode ser a chave para a criação de equipes competitivas com alto nível de adaptação à empresa.

A tecnologia é útil no processo de seleção, pois será possível eliminar tarefas repetitivas, usar Smart Recruiting para filtrar os candidatos e, dessa forma, obter um número de pessoas adequadas para a posição.

Atente-se para a comunicação clara, é importante informar as pessoas sobre o processo de seleção para que possam responder sobre o interesse e entender sobre prazos e etapas.

3. A importância dos Job Descriptions

O primeiro contato com o processo é a descrição da vaga. É importante que o candidato saiba que posição ele precisa cobrir, quais habilidades e conhecimentos são esperadas e quais benefícios ele receberá trabalhando na empresa.

A localização e os salários também são importantes ao tomar a decisão de participar ou não de um processo de seleção.

Se você houver mais informações como, por exemplo, objetivos esperados do profissional, equipe que fará parte ou características interpessoais necessárias, será um acréscimo positivo no job description.

Uma vaga ruim pode fazer com que a taxa de conversão seja baixa, mas também pode aumentar o índice de turnover, sendo que após a contratação, a pessoa decida deixar a empresa por entender que a posição atual não correspondia ao que havia lido na vaga.

4. O uso de redes sociais

Parece quase impossível que uma empresa não esteja, atualmente, em nenhuma das redes sociais. Quase 90% dos profissionais, especialmente os jovens, usam essas redes para solicitar ou procurar ofertas de emprego.

Este canal permite que você espalhe as ofertas, expandindo o escopo que você não obtém com o restante das fontes de recrutamento e criando um processo de seleção eficiente. é o que chamamos de Social Recruiting

É importante estabelecer um procedimento para se registrar, pode ser uma página de destino ou direcioná-los ao site de carreira.

5. Acordo com a cultura da organização

Os valores e filosofia da empresa devem ser transmitidos, pois o candidato deve saber se sua filosofia e missão são compatíveis com a da empresa.

Pode parecer um assunto banal, mas isso é cada vez mais importante, já que as pessoas procuram desenvolver todo o seu potencial e contribuir com algo que vai além do salário ou do setor, que faça sentido para a vida.

Fale com o departamento de Marketing e Comunicação e defina esses tópicos no seu processo de seleção, para que tanto as ofertas de emprego, quanto a marca do empregador estejam de acordo com a cultura da empresa

6. Unificar os critérios da entrevista

Para evitar itens subjetivos que ou esquecer de perguntar certos aspectos, é importante que você unifique os critérios e estabeleça o processo com antecedência.

Uma boa organização da entrevista permitirá que todos os candidatos que entrarem no processo de seleção sejam avaliados pelos mesmos padrões.

Faça uma lista de questões centradas nesses grupos de perguntas: conhecimento da empresa, habilidades, competências e compatibilidade com a organização e com o departamento.

Com um Software de Recrutamento como o PandaPé, a empresa poderá preparar um Kit de Entrevista para cada vaga, assim como agendar as entrevistas com os diferentes membros da equipe de forma automatizada.

Lembre-se de que as anotações e avaliações do candidato são importantes, portanto, não esqueça de adicioná-las ao perfil da pessoa entrevistada e compartilhá-las com o restante da equipe.

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7. Verifique os comentários

Por fim, mantenha-se informado sobre os retornos das entrevistas e das avaliações que elas geram em sites e redes sociais. Esses comentários podem prejudicar ou melhorar sua empresa como uma marca de empregador.

O InfoJobs possui uma área exclusiva para que candidatos, colaboradores e ex-colaboradores possam avaliar suas experiências com as empresas, você pode acompanhar por aqui.

Então, verifique o que seus colaboradores dizem e use esse canal para fortalecer e fortalecer sua marca. Peça aos seus colaboradores para avaliar a empresa na página.

Agora chegou a hora de iniciar o processo de recrutamento e encontrar os melhores talentos para sua organização.