[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Recursos Humanos

25 livros de RH essenciais para todo profissional da área

25 livros de RH essenciais para todo profissional da área

Os livros de RH são uma alternativa interessante para se manter sempre atualizado. Confira as melhores dicas!

Se manter atualizado nas novidades e necessidades do seu setor é uma das habilidades importantes de profissionais que desejam se manter em destaque.

Assim, os livros de RH são opções interessantes para a reciclagem de assuntos já conhecidos e daqueles que são tendência como a transformação digital, inovação em processos, estratégias e gestão de pessoas.

Deixar de se atualizar por meio dos livros de RH pode fazer com que o profissional se torne obsoleto e, consequentemente, menos atrativo para o mercado de trabalho. 

Pensando nisso, reunimos os melhores livros para analistas, líderes e gestores de RH que desejam aumentar o conhecimento e desenvolver a sua carreira.

Saiba como crescer na carreira de RH

Confira os principais títulos e boa leitura!

Lista de livros de RH

1. Gestão de pessoas em empresas inovadoras (Jean Pierre Marras)

Fazendo diversas análises, Jean Pierre mostra os motivos das mudanças na gestão de pessoas durante os anos e quais foram os impactos dessas transformações nas empresas.

Nesse livro, é possível analisar quais são as responsabilidades da área de recursos humanos, os motivos do aumento do desemprego em todo o mundo e muito mais.

2. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações (Idalberto Chiavenato)

Esse livro de RH é voltado para uma das principais funções do setor, e aborda os desafios de realizar uma boa gestão de pessoas, além de chamar atenção para etapas importantes como:

  • Agregar;
  • Recompensar;
  • Desenvolver;
  • Monitorar;
  • Reter.

3. Inteligência emocional (Daniel Goleman)

Uma das dicas de livros de RH é também um conhecido de muitas outras áreas. Nessa obra, o conteúdo aborda uma das principais soft skills esperadas nos dias atuais, a inteligência emocional.

A capacidade de lidar com as emoções e influencia tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, por isso o profissional de RH deve ter esses conhecimentos também.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Além de ser recomendado como um dos livros de RH, esse clássico é útil para profissionais de todas as áreas. Isso porque, nesse livro é possível saber mais sobre técnicas importantes de comunicação, persuasão e liderança.

Para além do ambiente corporativo, a obra também explora técnicas que levam ao melhor relacionamento interpessoal em todos os âmbitos da vida.

5. Planejamento de Recursos Humanos (Maria Diva da Salete)

Dando continuidade a nossa lista, entre os mais focados nos livros de RH está esse que aborda a visão estratégica da área. Seu conteúdo caminha desde a parte de planejamento organizacional até como reter e desenvolver os profissionais.

Alguns dos principais desafios atuais do RH, como engajar profissionais, também estão presentes nas páginas deste livro.

6. Equipes 100% energizadas (Heike Bruch)

Por falar em engajamento, essa dica não poderia ficar de fora. Com base em pesquisas, os autores deste livro mostram como identificar os tipos de energia dentro das organizações e como desenvolver o potencial dos colaboradores em busca da inovação e crescimento.

7. Descubra seus pontos fortes (Marcus Buckingham)

Essa é outra obra que buscar analisar e transformar os pontos fortes da equipe, focando em desenvolver a responsabilidade, significância, crença e maximização dos indivíduos.

Isso porque, para o autor, pode ser contraproducente focar nas fraquezas, o ideal seria reconhecer e alavancar os talentos.

8. Como dizer? A arte de dar e receber feedback (Eliana Pitta)

Encontrar o modelo de feedback ideal é uma prática necessária para a gestão de pessoas. Por isso, esse livro pode ser um bom direcionamento, que traz reflexões de como garantir feedbacks sem falhas.

feedback no processo seletivo

9. Conversas cruciais (Kerry Patterson)

Para quem buscar renovar as técnicas de comunicação, esse é o livro ideal. Contendo insights sobre as relações humanas, sua comunicação e relacionamentos. 

Com isso, o livro aborda também como conduzir suas conversas com empatia para lidar diariamente com diferentes perfis de pessoas.

10. Obrigado pelo feedback (Douglas Stone e Sheila Heen)

De forma bem humorada o livro aborda as ferramentas ideais para aprender a aceitar e agir de forma efetiva a partir dos conselhos recebidos. Principalmente para gerir pessoas, entender como receber feedbacks é fundamental

11. Competência: a chave de desempenho (Cecília Bergamini)

Esse é outro livro de RH que ensina a avaliar as competências individuais dos colaboradores, por isso é essencial para os profissionais dessa área. Assim, é possível despertar o melhor nas pessoas.

Esse livro trata sobre como os líderes, mentores e coordenadores podem desenvolver as habilidades de sua equipe.

12. Bom chefe, mau chefe (Robert Sutton)

Essa obra contém dicas práticas para que líderes e gestores desenvolvam a sua melhor versão, mesmo frente a situações delicadas do dia a dia.Com casos reais, o livro mostra quais são as atitudes esperadas de um bom líder.

Confira quais são os quatro principais tipos de liderança

13. Os 5 desafios das equipes (Patrick Lencioni)

Nesse livro, são apresentadas práticas de liderança para explicar porquê algumas equipes podem dar certo enquanto outras não.

Além disso, o autor também ressalta instruções claras e diretas para superar problemas como a falta de confiança, conflitos, falta de comprometimento e atenção, baixos resultados, entre outros.

14. Modelo de Competências e Gestão de Talentos (Maria Rita Gramigna)

Quais são as habilidades que realmente agregam valor às empresas? Com esse livro é possível conhecer algumas delas por meio de cases, conceitos e estratégias importantes.

Bem como, encontrar competências universais, escalas dentro da estrutura das competências e outras informações necessárias para avaliar equipes.

15. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

Esse é o livro ideal para empresas que estão com problemas de produtividade. Nesse título, tomamos conhecimento da metodologia Scrum, um método que pode ser aplicado em qualquer área para melhorar a produtividade e os resultados de uma equipe.

16. A quinta disciplina (Peter Senge)

Você já imaginou transformar as corporações em ambientes de aprendizagem e criação?

Essa é a proposta deste livro, que explica quais são as 5 disciplinas e as 7 dificuldades para construir esse ambiente onde há domínio pessoal, superação e compartilhamento de ideais.

17. A Startup Enxuta (Eric Ries)

Se engana quem pensa que os aprendizados deste livro podem ser levados somente para as startups. 

A obra mostra que os problemas e projetos de empresas pequenas e que estão em desenvolvimento, muitas vezes fazem parte das grandes instituições. Além disso, aponta como garantir mais agilidade e menos desperdício de esforço em seus trabalhos.

Livros de RH em inglês

Para completar nossa lista de livros de RH, trouxemos algumas obrar escritas em inglês:

18. Generation Z: A Century in the Making (Corey Seemiller e Meghan Grace)

Entender o comportamento profissional dos Millennials também se tornou um dos desafios do RH, principalmente no que envolve o seu desenvolvimento e retenção.

Por isso, esse livro oferece uma visão sobre diversos aspectos dessa geração, incluindo carreira, crenças e desejos, pautados em pesquisas necessárias para todos que lidam com pessoas.

Descubra quais experiências as nova gerações buscam no ambiente de trabalho

19. The Basic Principles of People Analytics (Erick Van Vulpen)

O People Analytics, também conhecido como Análise de Pessoas, está revolucionando o gerenciamento do RH e a forma como são tomadas as decisões de contratação, promoção ou demissão, por exemplo.

Dessa forma, esse livro aborda com uma visão clara o que é o escopo de People Analytics, as funções do RH e ideias para aplicar.

20. The power of people (Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig e Nigel Guenole)

Mais do que nunca os dados se tornaram fundamentais para empresas que querem fazer boas escolhas, e no RH não é diferente.

Esse é um dos principais livros de RH voltado para o uso de dados na área, e demonstra como gerar resultados de maneira rápida e por meio de uma mentalidade estratégica.

indicadores de rh

21. Bring your human to work (Erica Keswin)

Como sabemos, a tecnologia está afetando as conexões humanas, mas será possível diminuir os impactos nas empresas?

Com exemplos inspiradores, a autora apresenta mais de dez maneiras com as quais os profissionais de recursos humanos podem transformar os seus ambientes de trabalho.

22. HR Disrupted: It’s time for something different (Lucy Adams)

A forma como trabalhamos está mudando rapidamente e o RH tradicional não é mais adequado para o seu propósito. 

Por isso, essa edição apresenta soluções práticas para mudar as estratégicas da área e transformar a mentalidade das empresas.

23. Talent wins: the new playbook for putting people first (Ram Charan, Dominic Barton e Dennis Carey)

Valorizar o capital humano é um desafio para muitas empresas, principalmente no que diz respeito aos processos seletivos. 

Com isso, os autores deste livro de RH demonstram exemplos de empresas do Vale do Silício que investem em práticas necessárias para encontrar os melhores talentos.

24. We can’t talk about that at work! (Mary-Frances Winterwds)

Cada vez mais os profissionais de RH precisam estar ligados em assuntos delicados como assédio sexual, saúde mental e tantos outros que podem ocorrer dentro de instituições.

Nesse livro a autora esclarece como a comunicação é necessária e como ela pode ser um agente de transformação mesmo em momento de crise nas empresas.

25. Build it: the rebel playbook for world-class employee engagement (Glenn Elliott e Debra Corey)

Mais uma vez a questão da valorização dos colaboradores vem enfatizada em uma obra. Este livro ressalta a importância da construção de uma cultura de engajamento nas organizações.

Escolha seus livros de RH e boa leitura!

Gostou das dicas de livros de RH que reunimos nesta publicação? Então agora é hora de colocar a leitura e os aprendizados em prática!

E se você procura um conteúdo estratégico e com dicas que podem transformar o seu RH, confira também os materiais educativos gratuitos, como e-books, infográficos, planilhas e histórias de sucesso que preparamos para você.

ferramentas para RH