Inteligência Artificial no RH e a transformação das empresas com a tecnologia

Conheça as vantagens de implementar sistemas com Inteligência Artificial no RH para empresas de diferentes segmentos.

Muito se discute sobre a substituição do trabalho de seres humanos por máquinas, no entanto, a Inteligência Artificial é algo muito mais abrangente e que busca otimizar o trabalho das pessoas e entregar soluções, informações e respostas de forma inteligente.

Atividades que, até então, levavam muito tempo para serem executadas ou que não eram possíveis de mensurar, agora podem ser realizadas com Inteligência Artificial e é aí que está a grande vantagem para as empresas.

Inteligência Artificial é o campo da ciência da computação que consegue criar máquinas que pensem como humanos, com capacidade de aprender, raciocinar, perceber e até tomar decisões de forma racional.

Já são tantos os avanços em AI (Artificial intelligence) que até o RH, área conhecida por ser a mais humana da empresa, está encontrando nesta tecnologia possibilidades surpreendentes, tanto para recrutamento e seleção, quanto para gestão de pessoas.

Com a grande demanda de trabalho em RH e a responsabilidade em relação ao controle de colaboradores, a utilização de Inteligência Artificial no RH deve ser implantada de forma estratégica, a fim de garantir melhores resultados.

Para entender um pouco mais sobre as transformações que impactam o setor de RH, separamos abaixo três exemplos de como as empresas estão usando esse tipo de recurso para melhorar a produtividade e os resultados em Recrutamento e Seleção e Gestão de Pessoas.

  • Gestão de Pessoas e Inteligência Artificial no RH
  • People Analytics e análise comportamental
  • Análise do perfil dos colaboradores que permanecem na empresa por mais tempo;
  • Competências e/ou formação da maioria dos funcionários;
  • Área com maior rotatividade;
  • Perfil dos colaboradores que saem antes dos 3 meses de experiência;
  • Controle de horários e produtividade nos diferentes dias da semana.
  • Recrutamento e Seleção usando Inteligência Artificial

Com essas soluções, o processo completo de recrutamento e seleção pode ser muito encurtado, facilitando o dia a dia das equipes de recrutamento e trazendo mais assertividade nas contratações.

Essas maneiras de usar a Inteligência Artificial no RH evidenciam a importância da tecnologia para as empresas e mostram que os profissionais não serão substituídos por máquinas, mas terão que se adaptar e entender de que forma os avanços podem auxiliar nos processos internos e acelerar o crescimento das empresas.

Especificamente em RH, a mudança atinge aspectos que eram muito subjetivos, garantindo mais visibilidade para a área, podendo se destacar internamente e ser mais estratégica para a empresa.

O PandaPé, novo software de recrutamento e seleção, utiliza uma rede neural e armazena informações de acordo com o comportamento dos recrutadores. Com a Inteligência Artificial, o sistema é capaz de reconhecer os perfis de candidatos mais aderentes às posições e, dessa forma, auxilia equipes de Recrutamento e Seleção de empresas de diferentes segmentos.

Para entender como funciona o PandaPé e como ele pode ajudar a sua empresa, acesse o site.