Inteligência Artificial no RH: a transformação digital do setor

Tempo de leitura: 6 Minutos

Conheça as vantagens de utilizar sistemas de Inteligência Artificial no RH para realizar a transformação digital e promover processos de recrutamento e seleção mais eficientes

Inteligência Artificial no RH

Cada vez mais a tecnologia está presente nas empresas impulsionando a transformação digital. E no setor de recursos humanos acompanhamos Inteligência Artificial no RH sendo cada vez mais utilizada.

Nesse contexto, com frequência ouvimos falar sobre a substituição do trabalho de seres humanos por máquinas. No entanto, a Inteligência Artificial é algo muito mais abrangente que não tem como objetivo ocupar o trabalho humano.

Em suma, a Inteligência Artificial no RH busca otimizar o trabalho dos recrutadores, a fim de facilitar a rotina e auxiliar na escolha do candidato ideal.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Assim, com a Inteligência Artificial no RH a transformação digital do setor é impulsionada, uma vez que as atividades que até então levavam muito tempo para serem executadas, passam a ser realizadas de forma mais prática.

Além disso, mensuração dos dados e resultados também é simplificada. Assim, fica claro que a principal a vantagem para as empresas ao utilizar Inteligência Artificial está em automatizar processos burocráticos.

7 motivos para você digitalizar os processos de recrutamento e seleção

Como a Inteligência Artificial funciona

Para começar, a Inteligência Artificial é um campo de estudo da ciência da computação que cria e desenvolve máquinas e softwares que atuam como inteligência similar à humana. Ou seja, por meio da programação, repetição e mapeamento de dados, esses sistemas conseguem:

  • Aprender padrões;
  • Raciocinar;
  • Tomar decisões;
  • Entregar resultados.

De forma resumida, a Inteligência Artificial no RH utiliza machine learning para coletar dados e mensura o comportamento do recrutadores, aprender com eles. Para com isso, oferecer informações de acordo com as expectativas da empresa em relação as contratações ao cruzar com as informações apresentadas previamente.

A Inteligência Artificial no RH

Sem dúvidas, são inúmeros os avanços quando falamos da transformação digital com Inteligência Artificial. O que contempla também o RH, assim, a área que é conhecida por ser a mais humanizada da empresa, está encontrando nesta tecnologia possibilidades surpreendentes. Seja para o recrutamento e seleção, ou até mesmo para a gestão de pessoas.

Certamente, com a grande demanda de trabalho no setor de recursos humanos, a utilização de Inteligência Artificial no RH deve ser implantada de forma estratégica, a fim de garantir melhores resultados.

Inteligência Artificial no RH

Especificamente no setor de recursos humanos, a transformação digital e a utilização da Inteligência Artificial no RH, atinge aspectos que eram muito subjetivos, garantindo mais visibilidade para a área. Que começa a se destacar ainda mais internamente e ser mais estratégica para a empresa.

Para entender um pouco mais sobre as transformações que impactam a área de recursos humanos, separamos abaixo alguns exemplos de como as empresas estão usando a Inteligência Artificial para otimizar o trabalho e aumentar a produtividade.

Vantagens da Inteligência Artificial no RH:

  • Gestão de Pessoas estratégica;
  • People Analytics e análise comportamental;
  • Escolha do candidato ideal com machine learning;
  • Análise do perfil dos colaboradores que permanecem na empresa por mais tempo;
  • Competências e/ou formação da maioria dos funcionários;
  • Área com maior taxa de turnover;
  • Perfil dos colaboradores que saem antes dos 3 meses de experiência;
  • Controle de horários e produtividade;
  • Recrutamento e Seleção usando Inteligência Artificial no RH.

Com as soluções de Inteligência Artificial, o processo de recrutamento e seleção tende a ser mais ágil e eficiente. E por consequência, ao otimizar o dia a dia das equipes de recrutamento, é possível pensar em ações mais estratégicas para contratações mais assertivas.

Essas formas de agregar a Inteligência Artificial no RH evidenciam a importância da tecnologia para as empresas. Mas é importante ter em mente, que o uso de sistemas de Inteligência Artificial no RH não substituem as habilidades humanas.

Logo, os profissionais não serão substituídos por máquinas, mas terão que se adaptar a essa nova realidade. Por isso, é fundamental mudar o mindset entender de que forma os avanços podem auxiliar nos processos internos e acelerar o crescimento das empresas.

Midset Digital - Inteligência Artificial

Outras atividades com Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial impacta positivamente muitos processos do setor e transforma a rotina dos recrutadores, por isso está cada vez mais sendo adotada por diversas empresas. Para além do recrutamento, o RH pode contar com a Inteligência Artificial em outras atividades:

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento também pode ser realizado com auxilio da Inteligência Artificial no RH. Com fermentas especificas é possível analisar quais os pontos que precisam de atenção no desenvolvimento das equipes e como melhorá-los. 

Com essas informações o RH pode realizar um treinamento que realmente seja efetivo e contribua para o conhecimento e desenvolvimento dos colaboradores. 

Gestão de pessoas

Mesmo com a humanização das relações de trabalho, a Inteligência Artificial no RH também contribui para a gestão de pessoas, uma vez que é possível analisar:

  • Necessidades dos colaboradores;
  • Mensurar o desempenho;
  • Taxa de absenteísmo.

Com esses dados é possível analisar se o colaborador está satisfeito e sendo produtivo, e com isso, propor ações para melhorar a jornada e o clima organizacional.

Controle de jornada 

Outra atividade que a inteligência artificial pode impactar é no controle de jornada de trabalho, principalmente por que essa é uma tarefa burocrática que exige muito dos profissionais.

Além disso, a jornada de trabalho deve ser tratada com muito cuidado, observando a atuação de cada um dos funcionários, com registro de horários de entrada e saída do colaborador, cálculos de horas extras e descontos, folha de pagamento e outras informações.

Nesse aspecto, a inteligência artificial no RH dá o suporte necessário para automatizar essa ronita com a tecnologia. sse processo teve um suporte eficiente da tecnologia e os softwares de RH automatizaram essa rotina. 

A tecnologia no software de recrutamento PandaPé

O PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs, utiliza uma rede neural e armazena os dados de acordo com:

  • Comportamento dos recrutadores;
  • Perfil da empresa;
  • Informações pré-definidas para a triagem automática de currículos.

Ou seja, a Inteligência Artificial no RH aprende com cada contração realiza na plataforma.

A Inteligência Artificial no RH também é responsável por rastrear de forma automática os currículos e resultado das avaliações aplicadas, e assim, classificar quais são os profissionais com o perfil mais adequado. E dessa forma, auxiliar as equipes de recrutamento e seleção, que a partir dos resultados consegue entrar em contato apenas os candidatos ideais e realizar contratações assertivas.

Assim, transformação digital do setor de recursos humanos está atrelada a utilização da Inteligência Artificial , para otimizar os processos e realizar contratações assertivas e econômicas.

Conheça o PandaPé