RH Estratégico

Indicadores de RH: mais de 61% dos profissionais já tomam decisões baseadas em dados

Indicadores de RH: mais de 61% dos profissionais já tomam decisões baseadas em dados

Pesquisa realizada pelo Infojobs mostra a importância dos indicadores de RH e de uma área mais estratégica

As transformações ocorridas nos últimos meses no mercado, fizeram com que as funções direcionadas aos profissionais do setor de RH mudassem. Passando agora se voltar mais para os resultados, assim como as demais áreas das empresas.

Uma pesquisa realizada pelo Infojobs, HT Tech que desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas, revelou que mais de 61% dos profissionais da área já tomam decisões com base em dados, tornando o setor mais estratégico e assertivo.

Percepção dos profissionais sobre os indicadores para RH

95,5% dos entrevistados consideram importante ou muito importante o uso de dados para a construção de boas experiências e melhora nos processos. O estudo foi feito em maio e ouviu 520 profissionais de RH. 

“Quando nós falamos de RH estratégico, estamos falando de dois pontos principais. O primeiro é a utilização de tecnologia para otimizar as atividades, e o segundo são as decisões com base nos principais desempenhos do setor. O que não é medido, não pode ser melhorado. Analisar os indicadores, pontos positivos e de melhoria é a chave para a evolução do negócio”, afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

Os dados do Infojobs indicam que 48,1% das empresas já utilizam tecnologia para analisar os indicadores de RH. Entre os parâmetros, os que são mais avaliados são:

  • Aderência das contratações (27,8%):
  • Taxa de turnover (15,2%);
  • SLA das vagas (13,6%).

A partir da análise de dados, a equipe consegue mensurar pontos importantes para realizar uma contratação alinhada com as necessidades da organização. E assim, promover o encontro certo entre a empresa e o profissional. 

indicadores de rh

Desafios de analisar os indicadores de RH

Embora analisar os indicadores seja uma prática vantajosa para o RH, uma vez que agrega nos resultados e na tomada de decisão, o setor ainda encontra algumas barreiras. A pesquisa mostra que a ausência de especialistas (25,5%) e a falta de informações sobre o tema (25,5%) são as principais dificuldades do setor para implementar uma análise de dados.

Por outro lado, 31,6% das pessoas consideram que informações descentralizadas são seu maior desafio para analisar os dados e 23,7% afirmam que não têm tempo para isso pois se ocupam com outras atividades. 

E é exatamente nesse contexto que a tecnologia pode facilitar o processo de análise de dados. Em mais da metade das empresas entrevistadas, 54,4%, os dados são manuseados em planilhas, e isso dificulta a rotina de análise. Nesse contexto, tecnologia ajuda a substituir as inúmeras trocas de e-mails, o armazenamento de currículos, a criação de dezenas de planilhas e a perda de informações, centralizando tudo em um só lugar de maneira eficiente. 

É importante destacar que a tecnologia não substitui a sensibilidade do fator humano, mas um sistema operacional garante ajuda para tornar os processos muito mais ágeis e assertivos, desde a divulgação de uma vaga, até a triagem de currículos, entrevista e seleção.

Com a ajuda de softwares de recrutamento é possível adaptar os processos e absorver todas as transformações recentes sempre com o ‘ser humano’ no centro. E também, aumentar a produtividade, por facilitar a rotina e diminuir os custos com um trabalho mais eficaz.