Indicadores de Recrutamento e Seleção e a importância de medir os resultados

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Saiba qual a importância de analisar os indicadores de recrutamento e seleção e medir os resultados das contratações

Indicadores de recrutamento e seleção

Ao longo dos anos, a área de Recursos Humanos tem se transformado bastante e se tornado estratégica, e um dos motivos disso é a análise dos indicadores de recrutamento e seleção.

O RH deixou de realizar apenas atividades operacionais e burocráticas, e passou a se envolver em ações que contribuem direto com o crescimento e resultados da empresa.

Em recrutamento e seleção, um dos pilares que garantem o desenvolvimento do setor é a mensuração de resultados.

Analisar os indicadores de recrutamento e seleção é muito importante para que a empresa possa melhorar processos, garantir experiência do candidato positiva e mensurar o retorno que traz uma boa contratação.

Além disso, medir os dados de seleção e contratação de funcionários, ajuda a melhorar a produtividade do RH e chamar atenção para o trabalho da área.

Acompanhe esse post e entenda mais sobre o assunto.

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Principais indicadores de recrutamento e seleção

Neste artigo, separamos alguns indicadores de recrutamento e seleção que precisam ser explorados pelo RH. Confira:

1. Turnover

Um dos indicadores mais famosos em RH, o turnover é o KPI que mede a rotatividade na empresa.

Nesse caso, é necessário considerar a quantidade de colaboradores contratados, quantos saíram e o total de colaboradores da empresa.

O cálculo pode ser feito da seguinte forma: somar contratações e desligamentos e dividir por dois.

Em seguida, divida o número pelo total de funcionários e obtenha os resultados. Se possível, faça essa análise mensalmente, pois assim é possível ter uma média e fazer avaliação deste indicador.

turnover

Ao entender que a rotatividade está alta, é necessário criar um planejamento para que esse número normalize e não afete o clima organizacional da empresa.

No artigo “Como reduzir o turnover com ajuda da tecnologia” você pode conferir algumas dicas de como melhorar esse indicador, usando a tecnologia.

2. Canais de divulgação x Contratações

Se sua empresa divulga as vagas sempre nos mesmos canais, certamente você já sabe quais são os que dão mais retorno em número de contratações, correto?

Independente da sua resposta, o importante neste indicador é ter a certeza de qual canal atende mais às necessidades da empresa em relação à busca por talentos.

De onde estão vindo os profissionais mais aderentes à cultura da empresa?

Uma dica para mensurar esse retorno é analisar cada canal:

  • Qual o custo;
  • Quantas vagas podem ser publicadas;
  • Quais dão mais retorno em termos de profissionais aderentes à cultura.

Esse é um dos indicadores de recrutamento e seleção importantes, pois a partir dele o RH se preocupa em investir divulgação onde o retorno é maior, e poupa esforços.

3. Experiência do Candidato

Atrair os candidatos ideais e contratar profissionais qualificados depende de uma entrevista favorável.

Nesse sentido, avaliar a experiência do candidato pode ser uma maneira eficiente de medir o trabalho desenvolvido pelo recrutamento e seleção, além de expor a preocupação da empresa com o momento de seleção e entrevista.

Uma maneira de mensurar os resultados da experiência do candidato é disponibilizando uma pesquisa NPS (Net Promoter Score) no momento de dar feedback aos profissionais.

Outra opção é consultar as avaliações da sua página pública no InfoJobs. Lá você encontra avaliações específicas registradas pelos candidatos sobre as entrevistas na empresa.

Por serem comentários espontâneos, esse é um bom termômetro para analisar como está a reputação do seu processo de recrutamento e seleção.

Para saber mais sobre Experiência do Candidato, leia o artigo “8 motivos do que NÃO podemos esquecer sobre Candidate Experience”.

experiência do candidato

4. Custos de contratação

Um dos principais indicadores de recrutamento e seleção é o custo de contratação, ele serve para mostrar resultados da área e justificar investimentos em novos colaboradores.

Todo processo seletivo gera custos e consome tempo dos profissionais de RH. Por isso, é necessário medir o investimento e entender, também, se o tempo gasto nessa atividade está de acordo com o valor esperado.

Liste tudo o que envolve o processo de seleção, como:

  • Canais de divulgação;
  • Materiais;
  • Headhunters;
  • Consultorias;
  • Softwares;
  • Outros recursos.

Calcule, ainda, a hora dos profissionais envolvidos para obter informações sobre quanto de hora homem é usado nos processos da empresa.

Depois de calcular, faça uma média de quanto custa cada contratação e reflita sobre a possibilidade de efetuar alguma mudança estratégica. Pense na probabilidade de retirar gastos ou incluir serviços mais efetivos e que gerem retorno para a área, por exemplo.

Uma dica é usar os sistemas de recrutamento e seleção, como o PandaPé, que além de otimizarem o tempo de R&S, facilitam a mensuração dos indicadores de recrutamento e seleção.

5. Tempo de contratação e prazos

Se a sua empresa possui grande número de vagas abertas durante o ano todo, esse é um dos indicadores de recrutamento e seleção mais importantes.

Calcular o tempo de contratação e tentar reduzi-lo sem perder a qualidade do processo de seleção é um desafio, mas usando um software de R&S essa dificuldade é resolvida.

Estipular os prazos previamente e calcular o tempo de recrutamento são pontos importantes para medir esse indicador e trabalhar por melhores resultados.

No PandaPé, por exemplo, o Smart Recruiting é uma função que otimiza o tempo de contratação, pois ao automatizar os processos, o RH consegue eliminar as atividades operacionais.

Além disso, com a inteligência artificial do software, as tomadas de decisão são mais rápidas e assertivas, diminuindo, ainda mais o tempo de contratação e atendendo os prazos esperados.

Quer saber como o PandaPé pode facilitar o gerenciamento de indicadores de recrutamento e seleção? Peça uma demonstração!