Já somos TETRACAMPEÃO na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Metodologias
RH Estratégico

Glossário de RH: 43 nomenclaturas e siglas para ficar por dentro

Glossário de RH: 43 nomenclaturas e siglas para ficar por dentro

Ter sempre em mãos um glossário de RH vai te ajudar a se manter por dentro dos principais termos da área. Confira!

Todas as áreas possuem termos técnicos, conceitos e siglas específicas que podem confundir muita gente, e no setor de recursos humanos não é diferente. Nesse sentido, contar com um Glossário de RH é importante para estar sempre por dentro dessas definições.

Glossário de RH com os principais termos

Com a enxurrada de informações e o avanço veloz das áreas, pode ser difícil para os profissionais, novos ou veteranos, saberem o que acompanhar. Por isso, preparamos esse Glossário de RH.

1. Absenteísmo

O absenteísmo é o indicador do tempo de trabalho perdido pelos colaboradores quando eles não comparecem ao trabalho. Ou seja, ele está relacionado às faltas e ausência por diversos motivos.

2. ATS

Sigla referente à Applicant Tracking System. O ATS é uma plataforma de recrutamento e seleção como o Pandapé, que combina todas as ferramentas necessárias para um processo seletivo digital, desde o recrutamento até a admissão, de forma econômica, rápida e tecnológica.

3. AI

Cada vez mais presente no glossário de RH, em inglês, Artificial Intelligence, em português, Inteligência Artificial, que nada mais é do que a tecnologia que revoluciona processos de forma ágil e inteligente. No RH, costuma ser aplicada nos processos seletivos por meio de ATS como o Pandapé.

4. ASAP

Embora não seja uma exclusividade do glossário de RH, a sigla de “As soon as possible” também é bastante utilizada. Ela se refere ao prazo e entrega de algo, sinalizando urgência. Usando essa sigla você solicita algo para entregar o quanto antes.

5. API

Em português, o termo API pode ser traduzido como “Interface de Programação de Aplicação”. Essa questão trata de um código de programação que funciona como uma porta para unificar funcionalidade de softwares.

6. Automação de processos

Um dos termos técnicos que não poderiam faltar nesse glossário de RH é a automação de processos. A automação é, basicamente, quando a tecnologia é utilizada para otimizar o trabalho humano, como por exemplo na triagem de currículos.

7. Benefícios flexíveis

Diferente dos benefícios pré-estabelecidos e concedidos pela empresa sem levar em conta as necessidades dos colaboradores, os benefícios flexíveis são uma opção que dá liberdade para o funcionário utilizar determinadas cotas da forma que prefirir.

8. Business partner

No RH, corresponde àquele a quem é atribuído o planejamento estratégico. Ou seja, quem trabalha em pontos importantes para o sucesso da organização e gestão de pessoas.

9. B2B ou B2C

Ainda que sejam bastante utilizados em marketing, são termos que devem ser reconhecidos por todas as áreas, sendo importante também para o glossário de RH. B2B, Business-to-business, corresponde a empresas que prestam serviços para outras empresas, enquanto B2C, Business-to-consumer, trata direto com o consumidor final.

10. Burnout

O burnout se trata de um estresse avançado que ocasiona o esgotamento físico e mental do profissional. Esse é um termo bastante utilizado atualmente pois trata da saúde mental dos colaboradores.

ambientes saudáveis - glossário de RH

11. Cultura organizacional

A cultura organizacional da empresa é formada por uma série de aspectos como: valores, missões e objetivos que conduzem o dia a dia e os processos da organização. Esse conjunto de ideais é o reflexo do DNA da organização, sua identidade e o clima organizacional.

12. Clima organizacional

Embora seja um termo bastante conhecido, ele não poderia faltar nesse glossário de RH. O clima organizacional é um conjunto de fatores que compõem o nível de satisfação dos colaboradores em relação às empresas. Ele está totalmente associado à percepção que os funcionários têm sobre a gestão, a organização e aos colegas de trabalho.

13. Deep Learning (DL)

A tradução significa aprendizagem profunda, que trata de tecnologias avançadas que aprendem de forma independente. Basicamente, funciona como a Inteligência Artificial.

14. eNPS

O eNPS, Employee Net Promoter, é o índice de satisfação dos colaboradores em relação à empresa. Ele mostra o quanto os funcionários são “promotores” da empresa em que trabalham. Assim, dentre outros quesitos, o eNPS avalia a probabilidade dos colaboradores recomendarem a sua organização como um bom lugar para se trabalhar

15. Employee Experience (EX)

Retenção de colaboradores é um assunto cada vez mais importante para as empresas, por isso esse termo não poderia estar fora do glossário de RH. O Employee Experience é o conjunto de esforços para melhorar a jornada e desenvolvimento do colaborador.

16. Employer Branding

O conjunto de boas práticas que compõem a estratégia de Employer Branding têm como principais objetivos desenvolver o capital humano, priorizar o bem-estar, integrar as pessoas aos valores e cultura da empresa, gerenciar a reputação da marca, atrair e reter talentos.

17. Experiência do candidato

Se trata do investimento em gerar uma boa impressão em relação à empresa para atraí-lo através da identificação, associado principalmente aos processos seletivos.

minicurso employer branding

18. E-recruitment

É um termo usado basicamente para definir o uso de ferramentas online para o recrutamento e seleção.

19. Fit Cultural 

O Fit Cultural é a capacidade de uma pessoa se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa.  Levar em consideração o Fit Cultural significa entender o quanto o candidato se parece com a sua empresa e está preparado para os desafios e responsabilidades

Veja 20 perguntas para avaliar o Fit Cultural do candidato no processo seletivo.

fit cultural - glossário de RH

20. Feedback

O feedback é um tipo de avaliação simples que mede o comportamento e performance, sejam candidatos ou colaboradores da empresa. E que é oferecido como retorno, que pode apresentar pontos positivos ou negativos.

21. Funil de recrutamento

O funil de recrutamento corresponde a todas as etapas da contratação e ajuda a identificar os pontos de melhoria nas ações, como por exemplo na taxa de aquisição de novos colaboradores.

22. HRTech

São as empresas que desenvolvem tecnologia para gestão de RH e gestão de pessoas, como o Infojobs.

23. Headhunter

Com tantas nomenclaturas novas em relação às profissões, ter nesse glossário de RH esse termo é muito importante. Portanto, headhunter é o profissional de RH responsável pelo recrutamento exclusivamente de pessoas do mundo corporativo.

24. Hard skills

As hard skills correspondem às habilidades profissionais, os conhecimentos técnicos e acadêmicos do profissional, como os cursos, treinamentos, especializações e outras formas de educação que validam um conhecimento teórico.

25. HCM

HCM é a sigla referente ao termo em inglês Human Capital Management, traduzido como Gerenciamento de Capital Humano. Sendo uma ferramenta focada em gestão de pessoas e a digitalização das funções administrativas do departamento.

26. Inbound Recruiting

No Inbound Recruiting ideia não é ir atrás do candidato, mas sim despertar o interesse e desejo do mesmo em buscar a empresa e fazer parte dela.

27. Job Description 

O job description são as informações que vão ser disponibilizadas para a divulgação de uma vaga, como cargo, atividades, salário, benefícios e outros. Ocasionalmente, o job description pode ser o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa. por isso, criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.

28. KPI

Um dos termos técnicos de RH muito utilizados, a sigla para Key Performance Indicators, fala sobre o nível de desempenho da área. Ou seja, acompanhar os KPI’s é acompanhar os indicadores da empresa.

indicadores de rh

29. LGPD

A sigla LGPD se refere à Lei Geral de Proteção de Dados e implica em mudanças no comportamento e processos do RH e do departamento pessoal para o recolhimento, utilização e armazenamento de dados.

30. Machine Learning (ML)

É a aprendizagem da máquina a partir de estatísticas, algoritmos e padrões. Nos próximos anos será cada vez mais utilizado no recrutamento e seleção.

31. Marca empregadora

O conceito de marca empregadora se refere à instituição que emprega pessoas. Por isso, quando tratamos esse tema, nos referimos às ações que despertam o desejo das pessoas em trabalhar na empresa e das práticas que visam a retenção de talentos.

32. Onboarding

O onboarding é o processo de integração para profissionais recém-contratados. Ou seja, ações com o objetivo de capacitar, treinar e socializar com os demais colaboradores. Tendo como objetivo principal diminuir o tempo de adaptação.

33. Outbound Recruiting 

O Outbound Recruiting representa o formato de recrutamento no qual o recrutador vai em busca do candidato perfeito para a vaga. Ou seja, se trata da busca ativa por novos talentos para a empresa.

34. People Analytics

Outro termo recorrente no glossário de RH, People Analytics, ou análise de pessoas, é uma metodologia baseada em dados. O seu objetivo nada mais é do que coletar, organizar e orientar a equipe de RH por meio de softwares que cruzam as informações e apresentam resultados para a tomada de decisão.

35. RH estratégico

Corresponde ao RH moderno, que utiliza tecnologia para melhorar seus processos e que está preocupado em realizar atividades de forma estratégica, a fim de ajudar a impactar positivamente os resultados da empresa.

36. Recrutamento data-driven

É a aplicação de dados na estratégia de recrutamento e seleção de talentos. Essa ação serve para ajudar a tomar decisões assertivas e baseada em dados.

37. Smart Recruiting

O Smart Recruiting é a funcionalidade do ATS Pandapé que automatiza as atividades manuais do recrutador, com o objetivo de acelerar os processos de recrutamento. A ferramenta leva em consideração a inteligência que o sistema adquire quando o recrutador determina previamente os filtros e etapas do processo.

38. Software de recrutamento e seleção

Um software de recrutamento e seleção, ou ATS (Applicant Tracking System), é uma ferramenta que tem como objetivo transformar as atividades operacionais do RH, em processos automatizados e inteligentes. Essas ações proporcionam economia de tempo e recursos, mas sem perder a qualidade das contratações. 

39. SLA

SLA é a sigla do glossário de RH que corresponde ao tempo em que uma empresa demora até a contratação de um novo colaborador. Hoje em dia, empresas como a HBL Brasil já conseguiram reduzir esse tempo em 50% por meio de ferramentas como o Pandapé. Confira a História de Sucesso da HBL Brasil!

40. Soft skills

As soft skills são basicamente os conhecimentos pessoais de um profissional. Ou seja, aquelas que são ligadas ao comportamento e reações diante de situações cotidianas. Portanto, ela remete à inteligência emocional e a personalidade de cada indivíduo, que impactam nas relações interpessoais de trabalho.  

41. Talent Acquisition

Uma das novas nomenclaturas aos profissionais de RH não poderia deixar de estar nesse glossário de RH. Em tradução simples “Aquisição de Talentos”, trata-se de encontrar, atrair e integrar, de forma estratégica, os melhores e mais qualificados profissionais de acordo com as necessidades da empresa.

O principal objetivo do talent acquisition é a antecipação das necessidades de contratação, observando as demandas das equipes, e construindo uma cadeia de relacionamento com os candidatos.

42. Turnover

A tradução está ligada à rotatividade, que no RH corresponde ao número de pessoas que deixam a empresa em determinado período de tempo.

43. Transformação digital

A transformação digital é, simplesmente, o uso de tecnologias digitais para melhorar processos burocráticos do dia a dia. No contexto do RH, ela vem acontecendo com mais força nos últimos anos, a partir do uso dos ATS.

Bônus do glossário de RH

Nesse dicionário de RH você aprendeu as principais siglas, termos técnicos e expressões da área. Agora, fique por dentro dos materiais que podem ajudar a elevar o seu crescimento profissional e os resultados da sua empresa:

Gostou deste conteúdo? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as tendências da área de RH!