[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Gestão de Pessoas

5 práticas para melhorar a sua gestão de equipes

5 práticas para melhorar a sua gestão de equipes

Fazer uma boa gestão de equipes é fundamental para que a empresa alcance os resultados esperados. Afinal, são os colaboradores, mediados por uma boa gestão que vão trabalhar em busca do sucesso para o negócio.

No entanto, nem sempre liderar uma equipe é uma tarefa simples. Isso porque a gestão de pessoas envolve diversos desafios, como escolher um bom profissional, manter a equipe sempre motivada e, até mesmo, encontrar maneiras de otimizar a rotina de trabalho.

Como melhorar a gestão de equipes

Separamos neste artigo 5 práticas para melhorar a sua gestão de equipes e transformá-la em uma peça estratégica dentro da empresa. Vamos lá?

1. Contrate a pessoa certa para a vaga

O primeiro passo para melhorar a gestão de equipes é saber como identificar a pessoa certa para a vaga. Isso porque fazer uma boa escolha implica contratar profissionais que estejam alinhados com as necessidades da empresa.

Mas como escolher o candidato certo? Em resumo, as principais etapas para fazer um bom recrutamento e seleção são:

  • Identificar necessidades da empresa: a primeira ação necessária é mapear quais são os cargos e funções que precisam ser preenchidos no quadro de funcionários da empresa;
  • Definição do perfil ideal: é importante definir o perfil esperado desse profissional, como conhecimentos técnicos, perfil comportamental e experiências;
  • Divulgação da vaga: para atrair bons profissionais, a empresa também precisa criar anúncios com informações detalhadas e objetivas. E também divulgar nos canais certos;
  • Triagem de currículos eficiente: a triagem de currículos tem um papel fundamental na escolha candidatos, porque é aqui que os recrutadores selecionam os profissionais mais qualificados para a próxima etapa;
  • Análise de candidatos: esse é um momento decisivo na escolha da pessoa certa para a vaga. Portanto, aplique os melhores testes e faça entrevistas estratégicas.
fit cultural - gestão de equipes

Depois de fazer uma boa escolha, é hora de aplicar um treinamento aliado às necessidades da empresa. Por isso, essa é a próxima dica para melhorar a sua gestão de equipes.

2. Ofereça capacitações e treinamentos

Iniciar em uma nova empresa pode ser um grande desafio para os novos colaboradores. Afinal, é preciso entender como funcionam os processos, se adequar à rotina e conhecer os colegas de trabalho. Tudo isso impacta no seu desempenho dentro da organização.

Por isso, uma estratégia de gestão de equipes é oferecer um treinamento inicial para apresentar toda a empresa. Além disso, para manter sua equipe motivada e produtiva ao longo tempo, é importante realizar capacitações e treinamentos de atualização constantemente.

Essas capacitações e treinamentos devem estar alinhados não só com os interesses da empresa, mas também aos do profissional. Assim, ele se sentirá mais motivado, satisfeito e se empenhará em suas tarefas, aumentando a produtividade. 

Naturalmente, esse aprimoramento pessoal deve ser condizente com as oportunidades que a empresa oferece. É uma relação de troca que pode trazer benefícios para os dois lados.

3. Torne a tecnologia a sua aliada na gestão de equipes

Durante a rotina empresarial, o colaborador precisa lidar com muitas tarefas, o que pode desencadear em uma rotina estressante e cansativa. Para evitar esse processo, a tecnologia é uma excelente aliada e melhora a produtividade e a satisfação da equipe.

A primeira mudança com a tecnologia pode ser notada no processo de identificar a pessoa certa para a vaga, que pode ser realizada com o auxílio de software de recrutamento e seleção.

Outro bom exemplo é um software de gestão empresarial. Ele é capaz de simplificar a rotina, integrando setores e automatizando processos. O software conta com funcionalidades como controle financeiro, controle fiscal, de vendas e muito mais. 

Assim, é possível otimizar o trabalho de toda a empresa, o que impacta diretamente nos resultados esperados. 

O Simples Agenda, por exemplo, é um software de gestão empresarial em destaque no mercado. Além de todas as funcionalidades citadas, o sistema ainda conta com diferenciais pensados para a produtividade da equipe, como o recurso de agendamento online.

4. Melhore a comunicação

Uma boa prática para melhorar a gestão de equipes é, sem dúvidas, a comunicação, porque ela permite que o gestor e a equipe estejam alinhados com os mesmo objetivos. Dessa forma, é possível realizar o trabalho de maneira mais rápida e eficiente.

Além disso, com uma comunicação bem feita, erros podem ser evitados. Portanto, gestor, busque formas de melhorar a sua comunicação. Isso inclui desde o uso de ferramentas de comunicação até formas de se comunicar mais efetivas.

Por exemplo, você pode adotar plataformas de comunicação instantânea para acelerar a comunicação já que os e-mails costumam demorar um pouco mais tempo para serem respondidos.

Em relação à própria comunicação, busque utilizar uma linguagem adequada ao seu ouvinte. Afinal, você está lidando com pessoas com diversos níveis de conhecimento. Portanto, cada um tem suas particularidades de fala e isso implica em diferentes formas de realizar a gestão de equipes.

Por fim, uma ferramenta extremamente importante para a sua organização, no que se refere à comunicação, é o feedback. Por meio dele, sua equipe saberá identificar falhas e, assim, poderá encontrar maneiras de melhorar.

5. Avalie a performance da equipe

Momentos de avaliação são importantes para a empresa entender melhor como está o desempenho de cada colaborador na equipe. Assim, poderá identificar pontos positivos, falhas e oportunidades e melhoria para ser mais estratégico.

Em muitos casos, o motivo dos problema costuma ser a insatisfação do funcionário, falta de conhecimento ou habilidade para desempenhar determinada tarefa. Ou, até mesmo, incompatibilidade com a empresa, sendo pontos de atenção para a gestão de equipes.

A melhor maneira de avaliar a atuação de cada membro da sua equipe é por meio da avaliação de desempenho. As principais são:

  • Autoavaliação: esse modelo de avalição vem se tornando uma ferramenta fundamental dentro das empresas. Isso porque ela permite que o profissional reflita sobre o seu próprio desempenho. E com isso, entenda quais são os seus pontos fortes e suas oportunidades de melhorias.
  • Avaliação por competência: nessa avaliação, analisa tanto as competências técnicas quanto as competências comportamentais dos profissionais. Para isso, leva em consideração os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.
  • Avaliação de desempenho 360º: na avaliação 360º observa-se a performance como um todo, a fim de obter informações mais completas. Isso porque une percepções complementares: a do líder, a dos colegas de trabalho e a do avaliado.

Tecnologia para gestão de equipes

Por fim, não podemos deixar de dizer que a gestão de equipes é um desafio diário. Mas algumas ferramentas digitais podem auxiliar nesse processo, facilitando aspectos como comunicação, alinhamento de processos e avaliações de clima.

O Pandapé HCM é um desses softwares que auxiliam os gestores e RHs na gestão de pessoas.

Retenha talentos e otimize processos