[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Ferramenta de recrutamento e seleção: como escolher a melhor opção

Ferramenta de recrutamento e seleção: como escolher a melhor opção

Nos últimos anos, o RH deixou de ser um setor burocrático para se tornar uma área estratégica nas empresas. Dessa forma, as ferramentas de recrutamento e seleção também entraram na rotina da área.

Com isso, a tecnologia deixou de ser um recurso usado apenas por startups e grandes empresas, ou até mesmo somente pela área de TI, passando a ser uma facilidade inclusive para o setor de recursos humanos. E assim, as ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção ganham destaque.

Nesse cenário, e com tantas opções de ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas disponíveis no mercado, é importante que os recrutadores e tomadores de decisões avaliem qual software de RH se adequa melhor as necessidades da empresa.

Nesse artigo, vamos te ajudar a escolher uma ferramenta de seleção. Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma ferramenta de recrutamento e seleção?

Também conhecida como ATS (Applicant Trancking System), as ferramentas utilizadas no recrutamento e seleção são plataformas que usa tecnologia para recrutar.

Ou seja, por meio da automatização de etapas do processo seletivo e com o uso de Inteligência Artificial esses mecanismos auxiliam os recrutadores na contratação dos melhores profissionais.

Em um software de recrutamento, é possível digitalizar e otimizar atividades burocráticas do processo seletivo, desde a divulgação da vaga, análise de currículos, aplicação de testes, até o envio de feedbacks. Mas, sem deixar de lado a experiência do candidato.

Cada ferramenta de recrutamento e seleção pode apresentar diferentes funcionalidades, mas todas devem tornar o recrutamento mais econômico, assertivo e rápido.

Entretanto, anota a nossa primeira dica: cada automatização e fluxo deve ocorrer de forma personalizada, garantindo a autonomia e o poder de decisão do recrutador.

Qual a importância de uma ferramenta de recrutamento e seleção?

Uma ferramenta de recrutamento e seleção de pessoas tem como principal objetivo otimizar os processos do RH e facilitar o dia a dia do profissional de recrutamento. E dessa forma, permitir que o setor tenha mais tempo para ser estratégico.

Além disso, as ferramentas utilizadas no recrutamento e seleção viabiliza a centralização de informações e o acompanhamento da produtividade e indicadores do setor. O que ajuda a na tomada de decisões mais assertivas e na realização de contratações mais qualificadas.  

Contar com uma ferramenta de recrutamento e seleção é uma das principais maneiras de centralizar, acompanhar, impulsionar e mensurar as atividades do RH, um vez que o software otimiza ações e analises que demandam tempo dos profissionais.

É importante destacar que a contratação de novos colaboradores está entre as principais atividades do RH, e que impacta diretamente no sucesso das equipes e da empresa como um todo.

Por isso, uma ferramenta de recrutamento e seleção que auxilia na escolha dos candidatos certos traz diversas vantagens para os setor.

Quais são as vantagens de uma ferramenta de recrutamento e seleção?

Existem diversas vantagens em adotar uma ferramenta de recrutamento e seleção para agregar tecnologia aos processos, destacamos as principais:

  • Controle do processo seletivo;
  • Aumento da produtividade;
  • Padronização dos processos seletivos;
  • Contratações assertivas;
  • Economia de tempo e recursos;
  • Melhor experiência para candidatos e recrutadores;
  • Centralização das informações.

Dessa forma, com uma ferramenta de recrutamento e seleção, o RH consegue ser mais ágil, acompanhando as mudanças no mercado de trabalho e no perfil das novas gerações. Por isso, é evidente que empresas que buscam melhorar os processos de recrutamento e seleção devem investir em um ATS.

Como escolher uma ferramenta de recrutamento e seleção?

Agora que você já sabe como uma ferramenta de recrutamento e seleção irá auxiliar e impulsionar as contratações, vamos apresentar alguns tópicos para a escolha de um ATS e que a sua empresa deve levar em conta.

1. Desenhe o processo seletivo

Antes de tudo, o primeiro passo é entender o que o RH precisa e busca ao integrar uma ferramenta de recrutamento e seleção para agregar Inteligência Artificial aos processos. Por isso é importante mapear as etapas do processo seletivo, de forma geral, são essas:

  • Identificação de uma oportunidade;
  • Abertura da vaga;
  • Divulgação do job description;
  • Atração de talentos;
  • Triagem de currículos;
  • Aplicação de testes;
  • Análise de perfis;
  • Entrevistas;
  • Contratação.

Além disso, o RH deve também pensar em quais são os indicadores importantes para cada parte do processo, e como mensurar as atividades do setor. Assim, com essas informações, o RH conseguirá avaliar qual das ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção é certa para atender suas necessidades.

2. Identifique os problemas

Em seguida, o mapeamento das etapas e necessidades do RH funcionará como um direcionador de melhorias. Ou seja, depois de entender as informações da primeira etapa, chega o momento de identificar o que será fundamental para que o setor tenha um melhor desempenho.

Agora, é nesse momento que a equipe irá entender as principais dores e dificuldades ao contratar, e quais são as métricas que precisam de atenção. Como: tempo de fechamento das vagas, o índice de turnover e a efetividade da atração.

3. Analise os softwares de contratação do mercado

Por fim, basta pesquisar, analisar e comparar as ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas disponíveis no mercado. Para isso, além de se atentar às funcionalidades e vantagens, é importante solicitar demonstrações, pois assim o RH consegue de fato conhecer as plataformas.

Nessa etapa, é importante observar as necessidades particulares da empresa, assim a contratação da ferramenta de recrutamento e seleção será assertiva.

Além disso, observe também informações como: implantação, treinamento e suporte. Afinal, esses são aspectos fundamentais para que tudo ocorra bem.

Outros diferenciais importantes

  • Adequação à LGPD;
  • Integração com banco de currículos;
  • Funcionamento da Inteligência Artificial;
  • Possibilidade de recrutamento colaborativo;
  • Testes disponíveis; 
  • Reputação da empresa.

Conheça o Pandapé ATS

O Pandapé ATS é a ferramenta de recrutamento e seleção desenvolvida pelo Infojobs e o único que possui integração ao maior banco de currículos do Brasil, com mais de 52 milhões de perfis cadastrados. A tecnologia garante a otimização dos principais desafios do RH.

Com essa ferramenta de recrutamento e seleção, é possível centralizar as informações dos processos seletivos e realizar contratações estratégicas, com base em dados. Além disso, o tempo de publicação, triagem e análise de currículos pode ser reduzido, uma vez que a Inteligência Artificial assume parte desse papel.

Faça um teste gratuito e descubra como esse é o software ideal para a sua empresa!