[Webinar Best WorkPlaces 2024] Os segredos para o Employer Branding de sucesso

Garanta sua vaga
Funcionalidades do Pandapé
Pandapé
Recrutamento e Seleção

Entrevistas de emprego online: 5 dicas para o recrutador

Entrevistas de emprego online: 5 dicas para o recrutador

Muito se fala sobre como os candidatos devem se preparar para as entrevistas de emprego online mas, e os recrutadores, como eles devem se planejar? Como adaptar esta análise que antes era cara a cara para uma tela do computador?

A preparação envolve analisar desde o ambiente da entrevista, até a pontualidade e apresentação pessoal dos interessados pela vaga, e é claro, as habilidades profissionais.

Se nos últimos anos agregar tecnologia ao RH era considerada uma tendência, tornou-se uma necessidade e com ela, as entrevistas de emprego online ganharam destaque. Com a pandemia, as empresas tiveram que adaptar seus processos seletivos, aderindo de vez às ferramentas digitais.

Por isso, Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, reforça que o recrutador de hoje precisa, em primeiro lugar, dominar a tecnologia usadas nas entrevistas. “Para o profissional de RH estar confiante, ele precisa se aproximar da tecnologia, estar sempre ligado nas novidades e aproveitar para desenvolver novas habilidades para esse modelo de recrutamento. Com isso, ele terá sempre boas experiências.”

Dicas para entrevistas de emprego online

Separamos cinco dicas valiosas para o recrutador conduzir entrevistas de emprego e fazer a análise dos candidatos no modo online. Confira:

1. Escolha e prepare com antecedência o local da entrevista

Isso inclui achar o melhor lugar para deixar o computador, checar a câmera, o enquadramento, a luz, o microfone e principalmente a conexão. Ao agendar a entrevista, também oriente os candidatos sobre a importância desses itens.

2. Fique atento à pontualidade

Esse é primeiro ponto a ser observado pelo recrutador. Leve em consideração que o candidato terá que testar todos os  pontos acima do item 1 e estar preparado minutos antes, para a conversa.  O atraso não é um bom sinal.

3. Observe apresentação pessoal nas entrevistas de emprego

Mesmo a distância é possível observar a postura do candidato: roupa, cabelo, tom de voz e gestos. Não é porque o entrevistado está em casa que ele deve relaxar quanto à apresentação Fique atento a isso. Analise ainda se o candidato tem clareza e objetividade na comunicação.

4. Prepare um roteiro  de perguntas

A entrevista online corre risco de ser muito informal e caminhar para uma conversa pessoal. É importante ter informações pessoais, mas o foco precisa manter-se no profissional. Por isso, mantenha o roteiro de pelo menos dez perguntas a serem seguidas. 

5. Invista em tecnologia para obter os melhor resultados nas entrevistas de emprego

Uma das vantagens de contar com umsoftware de recrutamento e seleção, como o Pandapé ATS, é a possibilidade de acessar o conteúdo da vídeo entrevista a qualquer momento. Assim, o recrutador tem a chance de analisar cada detalhe para uma comunicação assertiva, já que ela fica registrada no sistema.

Além disso, a ferramenta capacita a realização de testes e avaliações personalizadas antes da etapa de entrevista em vídeo.

Experimente agora mesmo todas as vantagens do nosso sistema! Solicite uma demonstração gratuita e transforme a maneira como conduz suas entrevistas e avaliações.