Já somos TETRACAMPEÃO na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Recrutamento e Seleção

Empregar talentos: 5 dicas para contratar bem e reduzir o turnover da sua empresa

Empregar talentos: 5 dicas para contratar bem e reduzir o turnover da sua empresa

Empregar talentos não é uma tarefa fácil. Isso porque, muitas vezes o RH das empresas é pressionado a fazer contratações rápidas, e isso acaba refletindo em uma série de problemas e prejuízos a curto e médio prazo.

Pensando nisso, preparamos um guia com cinco dicas para empregar talentos, contratar de forma eficiente e reduzir o turnover na sua empresa. 

“Um processo seletivo conduzido da maneira correta pode evitar o aumento do índice de turnover, baixa produtividade, perda de investimentos e falta de compatibilidade com os valores da empresa. Por isso, é imprescindível focar na contratação de talentos que realmente façam a diferença para sua organização”, afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

5 dicas para empregar talentos

Confira a seguir as dicas dadas pela executiva para empregar talentos de forma estratégica e assertiva:

1. Trace o perfil do candidato ideal 

Para começar, é preciso definir exatamente quais competências espera do candidato ideal. Para isso, leve em consideração os valores da empresa, a equipe e o cargo que ele ocupará. Também é válido lembrar que bons profissionais são requisitados pelo mercado, e para atraí-los é preciso criar um bom job description.

É comum que este seja o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa, por isso, quando criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.

2. Considere o recrutamento interno

O talento que sua empresa busca no mercado pode estar mais perto do que você imagina. Por isso, o recrutamento interno pode ser uma forma de empregar o talentos certo, sem precisar gastar muito com o processo a ainda com a possibilidade de promover um colaborador.

Ana Paula afirma que por vezes, essa pode ser a melhor alternativa para a empresa encontrar um profissional que já conhece o seu produto ou serviço, que está alinhado com o Fit Cultural e que vai construir uma carreira dentro da instituição. Além disso, contratar internamente gera mais motivação e engajamento na equipe, melhorando o clima organizacional e o conceito de marca empregadora. 

3. Analise os melhores canais de divulgação

Saber o tipo de profissional que está buscando vai ajudar nessa etapa, já que será necessário entender onde esses candidatos costumam buscar emprego.

Então, com o job description criado, comece a divulgar em jobsites e até mesmo em redes sociais que conversem com o perfil da vaga. Afinal, de nada adianta estar com o perfil do profissional traçado, se a oportunidade não chegar até ele. 

4. Avalie aspectos técnicos e comportamentais

O perfil comportamental do candidato é tão importante quanto seu conhecimento técnico, uma vez que ajuda a identificar se o profissional está apto e vai conseguir se adequar à empresa e função indicada.

Além disso, essas avaliações ajudam, também, a mostrar se existe Fit Cultural entre a empresa e o candidato. “Uma boa compatibilidade aumenta as chances do profissional se sentir motivado no ambiente de trabalho, integrar-se efetivamente à equipe e produzir mais e melhor”, diz a CEO do Infojobs. 

fit cultural

5. Conte com uma ferramenta de recrutamento e seleção

Todo esse processo deve ser feito de forma ágil, tanto para que a empresa economize recursos, como também para que as etapas não se tornem cansativas para o candidato, que pode acabar optando por outra instituição.

Dessa forma, contar com a tecnologia como aliada no recrutamento de talentos é uma opção indispensável em termos de uma contratação assertiva e econômica. 

A ferramenta ideal para empregar talentos

Integrado aos mais de 53 milhões de candidatos do Infojobs, o Pandapé ATS é um software que, além de automatizar e simplificar os processos de recrutamento e seleção, também fornece recursos avançados de gestão de talentos, capacitando as empresas a identificar, desenvolver e engajar os melhores profissionais do mercado.

Solicite uma demonstração totalmente gratuita e personalizada para as necessidades da sua empresa agora mesmo!