Já somos TETRACAMPEÕES na categoria Site para Recrutamento! Ajude o Infojobs a conquistar a 5ª estrela

Indicar o Infojobs!
Employer Branding
RH Estratégico

Por que o employer branding é importante?

Por que o employer branding é importante?

Employer Branding é um tema cada vez mais presente nas estratégias corporativas, destacando-se por fortalecer a marca empregadora e impulsionar o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

As boas práticas que compõem a estratégia de Employer Branding visam desenvolver o capital humano, priorizar o bem-estar, alinhar as pessoas aos valores e cultura da empresa, além de atrair e reter talentos. A integração do RH a processos estratégicos faz toda a diferença na implementação eficaz da marca empregadora, gerenciando pessoas e otimizando fluxos que agregam valor aos funcionários.

Investir no reforço da marca empregadora transforma os funcionários em embaixadores da empresa, promovendo seus valores, produtos e serviços. Esse protagonismo resulta em credibilidade no mercado de trabalho, vantagem competitiva e crescimento nos negócios.

Neste artigo, exploraremos as estratégias-chave de Employer Branding e sua importância para as empresas. Acompanhe!

Employer Branding

Por que investir em Employer Branding?           

A experiência do candidato é uma tarefa desafiadora para o RH, conectada à busca do profissional ideal alinhado aos valores da empresa. O estabelecimento de uma relação ética e transparente desde o primeiro contato com o talento é crucial. Essa experiência reflete não apenas internamente nas organizações, mas também externamente, pois os profissionais podem se tornar promotores da empresa.

Outros motivos para investir em Employer Branding incluem:

  • Identificação dos talentos com a empresa: as ações voltadas ao Employer Branding evidenciam quais fatores a sua empresa valoriza. Por isso, gera o sentimento de identificação e o sentimento de pertencimento.  
    Essa ação, portanto, ajuda a atrair perfis compatíveis com a organização de maneira espontânea e auxilia na criação de um banco de talentos próprio. Assim, tornam o processo seletivo mais inteligente;
  • Fit Cultural: esse ponto está ligado às expectativas que a empresa e o funcionário têm em comum, mas também no relacionamento transparente e na qualidade da parceria. O Employer Branding ajuda a fortalecer contratações com o fit cultural mais alinhado;
  • Engajamento que resulta em lucratividade: o conjunto de ações de Employer Branding auxilia na retenção de talentos, uma vez que tende a estimular o desenvolvimento e valorização dos colaboradores. Esse sentimento de valorização pode impactar no engajamento e motivação dos colaboradores no dia a dia do trabalho;
  • Redução de custos: com a retenção de talentos por meio de um Employer Branding bem elaborado, é possível diminuir a rotatividade e, consequentemente, há redução de custos com contratação e reposição de pessoal. Pois, além das pessoas estarem mais satisfeitas, há menos desligamentos por conta da empresa já que as contratações se tornam mais assertivas;
  • Colaboradores como promotores da empresa: com os funcionários elevados ao nível de protagonistas da empresa, há grandes chances de se tornarem promotores da sua marca no mercado de trabalho;
  • Vantagem competitiva: quando a empresa é considerada um bom lugar para trabalhar, sendo considerada assim não só pelos funcionários, mas por clientes e candidatos que aprovam a cultura da empresa, isso se torna um diferencial competitivo;
  • Efeito positivo 360º: o Employer Branding bem trabalhado também estimula o bom relacionamento e a admiração dos funcionários, clientes e fornecedores.

Quais as melhores estratégias de Employer Branding?

As estratégias de Employer Branding visam proporcionar um ambiente transformador, priorizando o desenvolvimento dos talentos e promovendo a marca interna e externamente. Além de trabalhar a marca empregadora internamente, é essencial manter canais de comunicação com os candidatos.

Ouvir os colaboradores constantemente é fundamental para estruturar um planejamento que minimize as lacunas da empresa. Ferramentas como plano de carreira, benefícios empresariais e feedbacks frequentes são eficazes para retenção de talentos e ações de Employer Branding.

Inovação como aliada nas ações de Employer Branding

Implementar soluções digitais inovadoras é crucial para facilitar e automatizar atividades, tornando os colaboradores mais estratégicos. A automação de processos de Recrutamento e Seleção (R&S) aprimora a experiência do candidato, mantendo transparência e proximidade.

O Pandapé, software de recrutamento e seleção do Infojobs, com sua tecnologia avançada e recursos como a multipublicação e a inteligência artificial, é uma ferramenta eficaz para a transformação digital nas práticas de RH.

Investir em Employer Branding é investir no presente e futuro da empresa, promovendo um ambiente positivo e desenvolvendo relações valiosas.

Veja como Pandapé pode ser a solução para melhorar a reputação da sua empresa em uma demonstração gratuita e personalizada!

excluir