Employer Branding: Por que é importante para a sua empresa?

Estratégias de Employer Branding geram o sentimento de identificação com a empresa, e auxilia no engajamento, produtividade e retenção.

O Employer Branding é um tema que ganha cada vez mais espaço entre as discussões e planejamentos estratégicos nas empresas. Isso se dá, pois, através de ações que fortalecem a marca empregadora, é possível tornar os colaboradores mais engajados e produtivos.

O conjunto de boas práticas que compõe a estratégia de Employer Branding tem como principais objetivos desenvolver o capital humano, priorizar o bem-estar, integrar as pessoas aos valores e cultura da empresa, atrair e reter talentos.

 O RH, cada vez mais integrado a processos estratégicos e decisões importantes, fazem a diferença na execução do Employer Branding, pois colocam em prática a gestão de pessoas e aprimoram os fluxos que facilitam e agregam valor aos funcionários.

Investir no fortalecimento da marca empregadora torna os funcionários embaixadores da sua empresa e protagonistas em promover os seus valores, produtos e serviços. Consequentemente, gera credibilidade perante o mercado de trabalho, vantagem competitiva e aumenta a lucratividade.

Muito se discute sobre o que é Employer Branding e como fazê-lo funcionar, por isso, falaremos neste artigo sobre as melhores estratégias e qual a importância para a sua empresa. Confira!

Por que investir em Employer Branding?           

Experiência do candidato:
uma das tarefas mais difíceis para o RH está em recrutar o profissional ideal, alinhado aos valores e políticas da empresa para que ocorra um encontro saudável entre empregado e empregador a longo prazo.   

Para isso, é importante que ações voltadas a gestão sejam realizadas desde o primeiro contato com o talento. Cria-se um vínculo baseado na ética e transparência que reflete dentro e fora das organizações, independente de se tornar ou não um funcionário em sua empresa.

A experiência do candidato fomentará ao mercado, uma visão positiva sobre a marca. Em termos simples, os profissionais tornam-se promotores da sua empresa.

Identificação dos talentos com a empresa: as ações voltadas ao Employer Branding evidenciam quais fatores a sua empresa se importa e valoriza. Por isso, gera o sentimento de identificação com a cultura e com o produto e serviço e, essa aproximação, causa o sentimento de pertencimento.  

Ajuda a atrair perfis compatíveis com a organização de maneira espontânea e auxilia na criação de um banco de talentos próprio, com candidatos que vão de encontro com as necessidade e buscas da companhia. Assim, tornam o processo de R&S mais ágil e eficiente.

Fit Cultural: levar em consideração a cultura da empresa na escolha do candidato é um passo para o encontro de sucesso! Este fator permite alinhar expectativas, auxilia no relacionamento transparente e permite compreender quais serão os desafios e trocas vantajosas.

Engajamento resulta em lucratividade: o conjunto de ações auxilia na retenção de talentos, pois possibilita aos funcionários maneiras de otimizar e facilitar o dia a dia no trabalho e valorizam o desenvolvimento e aprendizado contínuo, com isso, as equipes se sentem valorizadas e se tornam engajadas com a causa da empresa.

A sensação de satisfação, pertencimento e importância em projetos e decisões, em uma empresa com boa reputação representa a motivação e orgulho e, com isso, vontade de evoluir com a empresa, corresponder às expectativas do empregador e não buscar outras oportunidades no mercado. 

Redução de custos: com a retenção de talentos por meio de um Employer Branding bem elaborado, diminui a rotatividade e, consequentemente, há redução de custos com contratação e reposição de pessoal. Pois, além de as pessoas estarem mais satisfeitas, há menos desligamentos por conta da empresa já que as contratações se tornam muito mais assertivas.

Colaboradores como promotores da empresa: com os funcionários elevados ao nível de protagonistas da empresa, há grandes chances de se tornarem promotores da sua marca no mercado de trabalho.

Vantagem competitiva: a empresa é considerada um bom lugar para trabalhar, não só pelos funcionários, mas por clientes que aprovam a cultura da empresa e percebem o reflexo no atendimento.

Efeito positivo 360º: bom relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores. Há melhores negociações e parcerias. Todos ao redor querem manter relações e trocas com a empresa.

Quais as melhores estratégias de Employer Branding?

Proporcionar um ambiente leve e transformador, com foco em desenvolvimento, interfere na satisfação dos talentos e na maneira como promovem a sua marca interna e externamente.

Manter um canal de comunicação com os candidatos é bastante relevante para que eles identifiquem o compromisso da marca com a transparência. Além de ter uma página Trabalho Conosco em seu site, por exemplo, estar presente nos mesmos canais que seu perfil de candidatos, também causam identificação com a marca.

Escutar os colaboradores de modo constante, ajuda – e muito – em estruturar um bom planejamento que minimizem os gaps da empresa. É através da visão de quem já está vivenciando os hábitos e costumes da empresa que é possível adaptar e desenvolver estratégias que ajudam efetivamente os funcionários. 

Boas ferramentas que vão de encontro com a retenção de talentos e ações de Employer Branding é estruturar plano de carreira, um bom pacote de benefícios empresariais, manter um canal de comunicação aberto com os funcionários e oferecer feedbacks constantes.

Além disso, implementar soluções digitais que facilitam e automatizam atividades no ambiente de trabalho, permite que os colaboradores se tornem cada vez mais estratégicos e possam desenvolver novas atividades que visam o sucesso da empresa.

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A automatização de processos de R&S, melhora a experiência do candidato, mantém a transparência e proximidade com os talentos e fortalece a reputação da marca empregadora. A ferramenta possui tecnologia avançada e atua como um facilitador para os profissionais de RH recrutarem de forma rápida, assertiva e econômica.

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